/

Aterrou o primeiro avião Londres-NY com combustível de óleo de cozinha

1

ZAP // Dall-E-2

Avião da Virgin Atlantic é o primeiro com combustível de aviação 100% sustentável numa empresa comercial. No regresso a Londres, volta-se ao normal.

Um avião fez uma viagem entre Londres e Nova Iorque, ao final do dia desta terça-feira. Mas não é “mais um” avião.

Este foi o primeiro a fazer esse trajecto com combustível de aviação 100% sustentável.

O Boeing 787 da Virgin Atlantic foi equipado com motores Rolls-Royce Trent 1000. E foi a primeira viagem de uma companhia aérea comercial com combustível de aviação 100% sustentável.

Este viagem inaugural foi feita num avião de passageiros mas levou apenas Richard Branson, o milionário fundador do Grupo Virgin, o ministro dos Transportes do Reino Unido, Mark Harper, e mais alguns convidados.

As empresas de aviação têm procurado alternativas aos combustíveis fósseis, tentando realizar viagens com baixa emissão de carbono, pensando num futuro menos poluído.

Tem havido investimento em combustíveis produzidos a partir de resíduos para reduzir as suas emissões até 70%; isto enquanto não surgem viagens aéreas elétricas e movidas a hidrogénio (algo que ainda deve demorar muitos anos).

Recorde-se que o sector da aviação emite cerca de 3% das emissões globais de carbono.

O combustível de aviação 100% sustentável é uma boa solução mas é caro.

Neste caso, do avião da Virgin, o combustível é composto principalmente de óleo de cozinha usado e resíduos de gordura animal.

O avião já chegou a Nova Iorque, a viagem decorreu normalmente. No regresso a Londres será utilizado um avião habitual, esclarece a agência Reuters.

ZAP //

1 Comment

  1. Para produzir estes combustíveis são necessárias muitas terras. Na Indonésia muitas florestas foram e estão a ser devastadas para produzir óleos. É muito estúpido considerar ecológico um combustível que leva à destruição de floresta virgem. Ao menos o combustível fóssil já está disponível é só extrair. E mais, usar óleos para combustíveis compete diretamente com o uso para alimentação humana, tornando os alimentos mais escassos e caros. Mas continuam a ser apoiados pelos nossos governantes irresponsáveis.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.