Ivo Rosa recusa recursos. Sócrates e Santos Silva vão mesmo ser julgados

Mário Cruz / EPA

O antigo primeiro-ministro, José Sócrates

O juiz Ivo Rosa recusou os recursos apresentados pelo ex-primeiro-ministro José Sócrates e pelo empresário Carlos Santos Silva no âmbito da Operação Marquês, tendo já ordenado o envio do processo para o Tribunal Judicial de Lisboa.

Segundo apurou o Jornal de Notícias, o advogado de Sócrates ainda não foi notificado e desconhece o teor do despacho de Ivo Rosa, que conta com mais de 50 páginas.

A concretizar-se o envio do processo para o Tribunal Judicial de Lisboa, seguir-se-á o sorteio do coletivo de juízes que irá julgar o caso, avançou o Expresso, referindo que foi também rejeitado o pedido de nulidade da pronúncia contra os dois arguidos entregue pelo Ministério Público (MP).

Sócrates e Santos Silva são acusados de três crimes de branqueamento de capitais e três crimes de falsificação de documentos, numa decisão instrutória dada a conhecer a 09 de abril e que deixou cair, no caso do ex-primeiro-ministro, 31 dos crimes, incluindo corrupção passiva enquanto titular de um cargo político.

Esta quarta-feira começa o julgamento de Armando Vara, pronunciado por um crime de branqueamento de capitais e, na segunda-feira, esteve para ter início o julgamento de Ricardo Salgado, que irá responder por três crimes de abuso de confiança, com a primeira sessão a ter sido adiada para a semana.

No despacho, Ivo Rosa contrapôs a tese de Sócrates de que os seis crimes pelos quais foi pronunciado são novos e contraditórios com os factos apresentados antes pelo MP. Segundo o juiz, isso não é possível visto que o Código do Processo Penal proíbe alterações substanciais dos factos descritos na acusação durante a instrução, não havendo, por isso, pronúncia dos arguidos por novos crimes.

Ivo Rosa frisou que a sua decisão instrutória de 09 de abril é “irrecorrível”, mesmo na parte sobre a apreciação de nulidades e irregularidades. Informou ainda que os eventuais recursos que venham a ser apresentados no Tribunal da Relação sobre o seu despacho de não pronúncia, bem como sobre a rejeição das nulidades e irregularidades, têm um “efeito meramente devolutivo”. Isto é, não suspendem o julgamento de Sócrates.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Jogos da Taça da Liga de sábado adiados para domingo para poderem ter público

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) anunciou, esta quinta-feira, que os jogos da Taça da Liga agendados para sábado vão ser adiados para domingo, para que possam ter público nas bancadas. "A Liga, …

Dinamarca enfrenta acção legal por querer repatriar refugiados sírios

O governo dinamarquês quer repatriar sírios naturais de Damasco depois de um relatório mostrar que há zonas da Síria onde a segurança melhorou. A decisão está a ser criticada por activistas e o caso pode …

Pela primeira vez, foi observada luz por detrás de um buraco negro

Um estudo divulgado esta quarta-feira revelou a primeira observação direta da luz por detrás de um buraco negro, através da deteção de pequenos sinais luminosos de raios-X, confirmando a Teoria da Relatividade Geral, de Einstein. Segundo …

Cheias atingem campos no Bangladesh. Pelo menos seis refugiados Rohingya mortos

Pelo menos seis refugiados Rohingya morreram após as cheias inundarem os campos de refugiados em Bangladesh nos últimos dias, destruindo os abrigos de bambu e plástico e deixando pelo menos 5.000 desabrigados, informou o Alto-comissariado …

Defesa de Salgado alega diagnóstico preliminar de Alzheimer do ex-banqueiro

A defesa do antigo presidente do BES, que está a ser julgado por três crimes de abuso de confiança no âmbito da Operação Marquês, pediu ao tribunal uma perícia médica devido ao seu diagnóstico preliminar …

Três norte-americanos emitem carbono suficiente para matar uma pessoa, revela estudo

O estilo de vida de três norte-americanos leva a uma emissão de carbono suficiente para matar uma pessoa, revelou um novo artigo, concluindo ainda que as emissões de uma única usina a carvão podem causar …

Terceira dose da vacina da Pfizer aumenta "fortemente" a proteção contra a variante Delta

Farmacêutica norte-americana pretende submeter um novo pedido de autorização de emergência para a administração da terceira dose ao regulador, depois de já ter visto um pedido anterior ser recusado por falta de evidências científicas. Depois de …

Estabelecimentos abertos até às 02h00. Máscaras na rua acabam em setembro

O primeiro-ministro anunciou, esta quinta-feira, a partir do Palácio Nacional da Ajuda, as novas medidas de desconfinamento decididas no Conselho de Ministros. António Costa começou por referir que, graças às medidas restritivas dos últimos tempos, é …

Surpresa na Liga dos Campeões: Celtic é uma equipa de "terceira divisão"

Críticas à qualidade do plantel do gigante escocês, que nem passou da segunda pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões. O Midtjylland fez a festa. Há uns tempos seria uma surpresa mas, nos anos mais recentes, …

Morreu o poeta e tradutor Pedro Tamen, aos 86 anos

O poeta e tradutor, de 86 anos, morreu, esta quinta-feira, em Setúbal, onde estava hospitalizado, disse à agência Lusa fonte próxima da família. Pedro Tamen, que além de poeta também foi tradutor, estreou-se, em 1956, com …