Caso BES. Ivo Rosa reverte decisão de Carlos Alexandre e levanta arresto de bens a primo de Salgado

18

Manuel de Almeida / Lusa

O juiz Ivo Rosa

Ivo Rosa decidiu levantar o arresto dos bens de José Manuel Espírito Santo Silva, que foi decretado por Carlos Alexandre em 2019, por considerar que não há provas de que o arguido quer vender ou ocultar os bens.

Com a fase de instrução do mega processo BES prestes a começar — a primeira sessão estava marcada para ontem mas foi adiada devido a questões de saúde de Ivo Rosa — o juiz decidiu reverter uma decisão de Carlos Alexandre e levantar o arresto dos bens de José Manuel Espírito Santo Silva, primo de Ricardo Salgado e antigo administrador do banco.

O arresto foi ordenado por Carlos Alexandre em 2019, juntando-se aos bens que já tinham sido bloqueados — duas casas com recheio e três carros que foram apreendidos para acautelarem eventuais indemnizações que sejam pagas aos lesados e para se evitar a fuga do património.

José Manuel Espírito Santo Silva recebia 30 mil euros por mês, mas passou assim a receber 2115 euros.

Agora, num despacho a que a SIC teve acesso, Ivo Rosa afirma que não há provas de que o arguido, que está acusado de oito crimes, está ou esteve a tentar vender ou ocultar o seu património.

O magistrado nota que o pedido do Ministério Público não refere nenhum plano concreto de que o ex-administrador esteja a tentar vender os bens, não havendo assim um fundamento, pelo que decidiu contrariar a decisão anterior e levantá-lo.

A decisão está datada de sexta-feira e os bens vão ser todos devolvidos a José Manuel Espírito Santo Silva, um pedido que o arguido já tinha feito ao juiz.

A defesa mostra-se satisfeita com a decisão, considerando que esta honra a conduta do arguido, nota a SIC.

Esta não é a primeira decisão que anula parte dos arrestos que foram feitos no âmbito do caso BES. Já este ano, foram feitas mais duas decisões deste género — com Ivo Rosa a devolver o acesso a uma conta bancária com 700 mil euros à mulher de Ricardo Salgado e com o Tribunal da Relação de Lisboa a levantar, na semana passada, o arresto de um milhão de euros à Espírito Santo Resources.

ZAP //

18 Comments

  1. Que mais faltará para se saber de que lado está este fulano? Porque razão ainda não anda a ser investigado pela PJ ou pelo Rui Pinto? Não há ninguém acima dele?

  2. Notícias destas sucedem-se.
    Assim se percebe porque o José Socrates e outros equiparados fazem questão de ter este Sr. como juiz.
    Este senhor deve estar a amealhar uma boa quantia para a reforma.
    É lamentável que a possibilidade de receber uma pequena parte do dinheiro que os lesados do BES amealharam e confiaram a este banco seja posta em causa de forma tão leviana por este Sr.
    Este Sr. está a destruir a imagem e credibilidade da justiça em Portugal. 🙁

  3. Este Sr Juíz tem constantemente levantado os arrestos aos bandidos deste País, não percebo que super-poderes tem ele para andar a destruir o trabalho que os outros andam a fazer!! Será que ninguém tem mão nele??

  4. Mas que vergonha!! Já nem tentam fingir… é tudo à descarada! Todos os que votaram no Costa ou que não votaram, que não se queixem porque têm o que merecem! Só quem votou numa alternativa a esta escória é que tem direito a se queixar.

  5. Com estas guerrilhas entre juízes e juízes do calibre deste senhor Ivo Rosa, como podemos nós acreditarmos na justiça neste país? Quanto a insegurança é vê-la aumentar dia a dia, e também não se percebe para que servem os deputados que nos impingem e que se instalam na AR, depois fica todo o mundo revoltado se aparece um partido contra o sistema e a propor a prisão perpétua! Gostava saber de que lado estão as pessoas de bem, se do lado do bandido ou assassino, ou do lado da vítima.

  6. Lamentavelmente o meu comentário foi censurado, porque é impossível aqui tocar numa das feridas deste país que é a insegurança onde pelos vistos o malfeitor, o qual aqui não é permitido chamar pelo verdadeiro nome e a justiça por seu lado protege, tem mais valor do que a vítima, isto é bem demonstrativo da razão pela qual vamos ficando cada vez mais atolados neste pântano de faz de conta.

  7. Isto acontece porque este sr tem o ego desmesurado e tendo em conta que se ele fizer asneira nada lhe acontece, tudo lhe é permitido.
    Este sr optou por defender a todo o custo os possíveis culpados borrifando-se pelos verdadeiros prejudicados, isto porque este país possui milhares de leis para defender arguidos mas poucas para defender lesados.

  8. O juiz Carlos Alexandre é a excepção neste atoleiro da (in)justiça em Portugal. Por isso puseram-lhe um processo pois o “sistema” gosta é dos Ivo Rosa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.