/

Italiana com doença rara transpira sangue

Uma mulher italiana padece de uma doença rara e misteriosa que faz com que transpire sangue e não suor. A jovem de 21 anos sofre da condição há três anos e ninguém sabe explicar porquê.

O caso é reportado no jornal da Associação Médica Canadiana que avança que a jovem de 21 anos foi diagnosticada com uma condição rara em que se sangra pelo rosto e pelas palmas das mãos, sem que haja quaisquer cortes ou lesões.

Esta doença rara é conhecida como hematohidrose e há casos reportados desde há vários anos, embora ainda haja médicos que não acreditem na sua existência.

A médica historiadora e hematologista Jacalyn Duffin, que é citada no artigo científico agora publicado, conclui que a doença é credível, depois de ter analisado 28 casos de hematohidrose verificados nos últimos 13 anos, reporta o site Live Science.

Jovem italiana transpira sangue em vez de suor devido a doença rara.

A jovem italiana tem sofrido, nos últimos anos, episódios de sangramento pelo rosto e pelas mãos, com duração de cerca de um a cinco minutos. A paciente relata no estudo que estas situações são mais intensas quando se encontra sob stress emocional, mas que podem ocorrer também quando está a dormir ou quando faz exercício físico.

Os médicos não conseguiram explicar as causas do problema, mas prescreveram-lhe um tratamento com um medicamento que é, habitualmente, usado para controlar a pressão sanguínea elevada e que levou a “uma redução significativa” dos sangramentos. Mas não desapareceram por completo.

Relativamente às causas da doença, o Live Science nota que uma das teorias existentes aponta que o aumento da pressão nos vasos sanguíneos motiva a passagem de células sanguíneas através dos ductos das glândulas sudoríparas.

Outra tese avança que pode resultar da activação da resposta de “luta ou fuga” do organismo perante situações de medo ou de stress repentino. Essa resposta gera a libertação de hormonas que tornam uma pessoa mais alerta mas, em situações raras, pode levar à ruptura dos pequenos vasos sanguíneos, provocando hemorragias, conclui o site.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.