Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma.

Antes, a chamada “Porta de Banksy” será exposta no Palácio Farnese, em Roma, que alberga a Embaixada francesa em Itália, na presença do embaixador Christian Masset e do procurador de Aquila, capital da região de Abruzzo (centro), onde a obra foi encontrada no início de junho.

A data e as condições do regresso a França não foram divulgadas.

De acordo com a agência italiana Agi, a obra poderia ficar na sede da UNESCO, em Paris, informação que não foi confirmada pelo organismo da ONU.

A obra atribuída ao famoso artista britânico Banksy tinha sido pintada, em 2018, numa das saídas de emergência do Bataclan, localizada atrás da famosa sala de concertos, na passagem pela qual muitos espectadores do concerto dos Eagles of Death Metal tinham escapado, durante o ataque terrorista.

Feito com stencil e tinta branca, o trabalho retrata uma figura feminina de aspeto triste, uma homenagem às vítimas no local onde 90 pessoas foram mortas, a 13 de novembro de 2015, durante uma série de ataques extremistas na capital francesa e no subúrbio de Saint-Denis.

Os assaltantes tinham-se apropriado da obra de Banksy cortando a porta com uma rebarbadora, na madrugada de 26 de janeiro de 2019. A cena foi filmada por câmaras de videovigilância.

Seis pessoas foram detidas, no final de junho, durante uma vasta operação, liderada pelo Departamento de Investigação Criminal de Paris, nos Alpes e regiões centrais, ficando em prisão preventiva.

Dois dos detidos foram acusados de roubo e crime organizado, e os restantes quatro de ocultação de roubo, segundo fontes policiais e judiciais.

A 10 de junho, a polícia italiana anunciou ter encontrado a porta, numa quinta na região de Abruzzo, durante uma operação conjunta da polícia francesa e da guarda italiana.

Banksy, que gosta de manter a identidade secreta, mas é um dos mais conceituados artistas plásticos no seu meio, pintou uma série de oito obras em Paris, em junho de 2018, duas das quais foram roubadas: além da porta do Bataclan, também uma obra no parque de estacionamento no Centro Pompidou, que apresentou queixa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …