Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma.

Antes, a chamada “Porta de Banksy” será exposta no Palácio Farnese, em Roma, que alberga a Embaixada francesa em Itália, na presença do embaixador Christian Masset e do procurador de Aquila, capital da região de Abruzzo (centro), onde a obra foi encontrada no início de junho.

A data e as condições do regresso a França não foram divulgadas.

De acordo com a agência italiana Agi, a obra poderia ficar na sede da UNESCO, em Paris, informação que não foi confirmada pelo organismo da ONU.

A obra atribuída ao famoso artista britânico Banksy tinha sido pintada, em 2018, numa das saídas de emergência do Bataclan, localizada atrás da famosa sala de concertos, na passagem pela qual muitos espectadores do concerto dos Eagles of Death Metal tinham escapado, durante o ataque terrorista.

Feito com stencil e tinta branca, o trabalho retrata uma figura feminina de aspeto triste, uma homenagem às vítimas no local onde 90 pessoas foram mortas, a 13 de novembro de 2015, durante uma série de ataques extremistas na capital francesa e no subúrbio de Saint-Denis.

Os assaltantes tinham-se apropriado da obra de Banksy cortando a porta com uma rebarbadora, na madrugada de 26 de janeiro de 2019. A cena foi filmada por câmaras de videovigilância.

Seis pessoas foram detidas, no final de junho, durante uma vasta operação, liderada pelo Departamento de Investigação Criminal de Paris, nos Alpes e regiões centrais, ficando em prisão preventiva.

Dois dos detidos foram acusados de roubo e crime organizado, e os restantes quatro de ocultação de roubo, segundo fontes policiais e judiciais.

A 10 de junho, a polícia italiana anunciou ter encontrado a porta, numa quinta na região de Abruzzo, durante uma operação conjunta da polícia francesa e da guarda italiana.

Banksy, que gosta de manter a identidade secreta, mas é um dos mais conceituados artistas plásticos no seu meio, pintou uma série de oito obras em Paris, em junho de 2018, duas das quais foram roubadas: além da porta do Bataclan, também uma obra no parque de estacionamento no Centro Pompidou, que apresentou queixa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação …

Point Roberts tinha um pé nos EUA e outro no Canadá (mas agora não "pertence" a nenhum)

Point Roberts, em Washington, está numa posição única. Localizada na ponta da Península de Tsawwassen, a cidade fica totalmente abaixo do paralelo 49, a linha que separa o Canadá dos Estados Unidos. Agora, a cidade …

Milhares de processadores quebraram um trilião de chaves para resgatar um Zip com bitcoins

Um misterioso homem perdeu o acesso a um ficheiro Zip onde estavam encriptadas as suas chaves privadas de bitcoins. Os 300 mil dólares foram resgatados por dois especialistas em criptografia — e por muitos milhares …

Reino Unido com mais de mil novas infeções pelo quarto dia consecutivo

O Reino Unido registou mais 11 mortos e 1.441 infeções de covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou o Ministério da Saúde britânico, que manteve restrições sobre a área metropolitana de Manchester e parte do norte …

Governo não pondera (para já) proibição de fumar ao ar livre

O Governo não está a ponderar, neste momento, proibir fumar ao ar livre como foi decretado em Espanha, mas há “muitos aspetos em aberto” que serão acompanhados, disse esta sexta-feira a ministra da Saúde, Marta …

Lotação do Avante reduzida a um terço. Visitantes terão uma "área superior à que está estabelecida para as praias"

O PCP anunciou que vai limitar a entrada na sua anual Festa do "Avante!" a um terço da capacidade total, em virtude do contexto de pandemia de covid-19. O espaço de 30 hectares das Quinta da …

Governo da Guiné Equatorial demitiu-se em bloco

O Governo da Guiné Equatorial, liderado pelo primeiro-ministro Francisco Pascual Obama Asue, apresentou a sua demissão em bloco. Em declarações aos jornalistas, o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo em funções, Eugenio Nze Obiang, explicou …