Como a Itália voltou a conquistar a Europa — à custa de Portugal

1

Miguel A. Lopes / Lusa

Há cinco equipas italianas nas meias-finais da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência. Três delas foram carrascos das equipas portuguesa.

O Sporting caiu às mãos da Juventus nos quartos de final da Liga Europa, esta quinta-feira. Depois de ter perdido por 1-0, em Turim, os ‘leões’ não conseguiram dar a volta à eliminatória em casa, empatando 1-1. A Juventus seguiu em frente com os sportinguistas a ficarem com um sabor amargo na boca.

Os adeptos terão ficado com a ideia de que o Sporting podia ter saído por cima. E não foram os únicos. O mesmo tinha já acontecido na Liga dos Campeões; primeiro com o FC Porto e depois com o Benfica, ambos frente ao Inter.

Os campeões nacionais até foram superiores, mas os italianos destacaram-se pela frieza. Também as ‘águias’ ficaram com a sensação de que o Inter era um adversário acessível e que podiam ter seguido para as meias-finais.

Ainda antes, no playoff da Liga Conferência, o Sporting de Braga foi atropelado pela Fiorentina, num resultado agregado de 7-2 a favor dos transalpinos.

Assim, as quatro equipas portugueses que marcaram presença nas competições europeias foram eliminadas por carrascos italianos.

Inter e AC Milan defrontam-se agora nas ‘meias’ da Liga dos Campeões. Está garantido que uma equipa italiana vai estar presente na final, frente a Real Madrid ou Manchester City.

Na Liga Europa, outras duas equipas italianas estão nas meias-finais. Além da Juventus, também a AS Roma, de José Mourinho, chegou a esta fase da competição. Os romanos conquistaram a Liga Conferência, no ano passado, e sonham com uma nova conquista europeia. A Roma joga com o Bayer Leverkusen, enquanto a Juventus defronta o Sevilha.

E na recente Liga Conferência, a Fiorentina está nas meias-finais, discutindo com o Basileia uma presença na final.

Em perspetiva, cinco equipas italianas estão nas meias-finais da três competições europeias de clubes — de um total de sete possíveis. O líder da Serie A, o Napoli, caiu precisamente frente ao AC Milan, enquanto a Lazio, que começou na Liga Europa, foi eliminado da Liga Conferência pela AZ Alkmaar, nos oitavos de final.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.