/

“Catástrofe inimaginável”. Em Itália, centenas de caixões caíram ao mar após deslizamento de terra em cemitério

7

Na segunda feira, um deslizamento de terra num cemitério da costa italiana, perto de Génova, arrastou cerca de 200 caixões para o mar.

O cemitério de Camogli, construído há mais de 100 anos, está situado ao longo de uma área de falésias rochosas à beira-mar. Francesco Olivari, presidente da Câmara de Camogli, classificou o sucedido como uma “catástrofe inimaginável”.

Estima-se que 200 caixões tenham caído ao mar, mas apenas 10 foram recuperados, segundo Giacomo Giampedrone, assessor regional de proteção civil. A recuperação dos restantes “irá depender do estado do mar nos próximos dias”, explicou. Pelo menos 190 continuavam desaparecidos ontem.

Na terça-feira, após uma análise ao local, as autoridades informaram que vão continuar a trabalhar na recuperação não só dos caixões, como dos cadáveres.

O responsável da Proteção Civil esclareceu ainda que a zona costeira perto do cemitério foi bloqueada de modo a evitar que qualquer caixão se desloque para alto mar.

No passado sábado, os funcionários do cemitério de Camogli notaram uma fissura na parede do cemitério durante trabalhos de manutenção de rotina, referiu o autarca local.

“Observamos alguns sinais de fissuras, por isso decidimos encerrar o cemitério”, referiu Olivari à CNN.

“Este tipo de colapso é muito difícil de detetar ou prever”, disse ainda, acrescentando que “a região é bastante suscetível a este tipo de colapso – é muito frágil”.

O departamento da Proteção Civil de Ligúria foi chamado para perceber se podem ocorrer mais deslizamentos de terra, bem como avaliar a verdadeira extensão dos danos.

Uma equipa de geólogos do departamento está também a usar drones para visualizar melhor os estragos e determinar se há perigo de outro deslizamento.

Ana Isabel Moura, ZAP //

7 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.