Israel não negociará “debaixo de fogo” e mantém Operação Margem Protetora

GPO / Israel

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e a mulher, Sara

Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e a mulher, Sara

O primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, afirmou este domingo que a operação “Margem Protetora” continuará até que os israelitas tenham “calma” e assegurou aos seus ministros que não negociará “debaixo de fogo”.

“A Operação Margem Protetora continua. Não dissemos que tinha acabado em momento algum e continuará até alcançar o objetivo”, disse Netanyahu, no início da reunião semanal do Conselho de Ministros, a decorrer hoje no Ministério da Defesa, em Telavive.

Netanyahu, que tem sido pressionado pela ala mais conservadora do governo para que retome as operações terrestres e derrube a força militar do governo do Hamas, referiu que “levará algum tempo” até que a calma volte a Israel.

Israel lançou uma ofensiva militar, a 8 de julho, que já causou a morte de mais de 1.900 palestinianos e 67 israelitas, ainda que na segunda-feira passada tenha terminado a fase terrestre, aceitando um cessar-fogo humanitário de 72 horas, a pedido do Egito, que terminou na sexta-feira.

Desde então, as partes voltaram a envolver-se em conflitos, enquanto o governo egípcio tenta que israelitas e palestinianos cheguem a acordo.

Na sexta-feira, pouco antes do fim do cessar-fogo, Israel retirou a sua delegação do Cairo, embora os contactos com a delegação palestiniana tenham continuado até hoje na capital egípcia.

Netanyahu, que está em contacto permanente com o Egito, assegurou que o governo “não negociará sob fogo” e atuará para “mudar a situação de modo a que a situação volte à calma”.

A partir do Cairo, o dirigente do movimento Al Fatah, Azam al Ahmed, que chefia a delegação palestiniana, anunciou hoje que abandonará o Egito caso os israelitas não voltem às negociações.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …