Foram encontrados rockets e mísseis, alegadamente, pertencentes ao Hamas, no quarto de uma bebé em Gaza. O exército de Israel encontrou também os corpos de uma soldado de 19 anos e de uma refém de 65, no hospital Al Shifa.
As tropas israelitas prosseguem com as “buscas e averiguações” na Faixa de Gaza.
Esta sexta-feira, Israel anunciou ter encontrado o corpo da soldado Noa Marciano, de 19 anos, refém do Hamas em Gaza.
“O corpo da soldado Noa Marciano (…) foi extraído pelas tropas do exército israelita de uma estrutura adjacente ao Hospital Al Shifa, na Faixa de Gaza, e transferido para o território israelita”, indicou o exército, em comunicado.
Na segunda-feira, o movimento islamista fez circular uma fotografia de Noa Marciano morta, descrevendo-a como “morta por um bombardeamento israelita”.
Esta quinta-feira, também o corpo de uma refém de 65 anos foi encontrado no Hospital Al Shifa, informou Telavive.
Segundo as Forças de Defesa de Israel (FDI), a mulher foi sequestrada em sua casa, na operação sangrenta orquestrada do Hamas de 7 de outubro no sul de Israel, que matou 1.400 pessoas e sequestrou mais de 200.
Mísseis em quarto de bebé
Numa publicação, na rede social X (antigo Twitter), as FDI mostraram um vídeo em que alegados mísseis do Hamas estavam escondidos no quarto de uma bebé.
“O Hamas pôs foguetes debaixo da cama de uma menina e mísseis antitanque dentro de um carrinho de bebé (…) É este o inimigo que combatemos”.
Hamas placed rockets inside a little girl’s bed and anti-tank missiles inside a baby stroller.
This is the enemy we’re fighting. pic.twitter.com/KrpXSVht20
— Israel Defense Forces (@IDF) November 16, 2023
Na quarta-feira, as forças israelitas encontraram armas e recursos tecnológicos, alegadamente pertencentes ao Hamas, no Al Shifa – num “centro de operações” que o movimento islamita palestiniano terá montado, no hospital.
Aquele que é maior hospital da Fiaxa de Gaza é apresentado agora por Israel como um centro estratégico e militar do Hamas – uma alegação rejeitada pelo movimento islamita.
Israel avança
Esta quinta-feira, as autoridades israelitas anunciaram que a parte ocidental da cidade de Gaza foi desobstruída e vai passar à fase seguinte da ofensiva.
O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, indicou que as FDI estão agora a passar para a “próxima fase” da sua operação terrestre na Faixa de Gaza, mais de um mês depois do início da intervenção militar no território.
Gallant disse que o Exército fez “descobertas significativas” relacionadas com as atividades do Hamas no Hospital Al Shifa, embora não tenha fornecido detalhes sobre o material encontrado pelos soldados dentro da unidade de saúde.
ZAP // Lusa