Duas irmãs italianas garantem ser as últimas descendentes de Mona Lisa

Duas irmãs italianas garantem ser as últimas descendente vivas da mulher representada no quadro mais famoso de Leonardo da Vinci: a Mona Lisa.

Natalia e Irina Strozzi, duas irmãs de nacionalidade italiana, afirmam ser as últimas descendentes vivas de Mona Lisa, a mulher representada no quadro de Leonardo da Vinci. As irmãs dizem ser familiares de Lisa Gherardini del Giocondo, a mulher pintada no quadro, casada com o empresário Francesco del Giocondo, segundo as mesmas.

Em entrevista à NBC, as duas jovens contaram que, desde muito cedo, a avó lhes falava sobre a ligação familiar com a mulher da pintura. No entanto, foi quando Domenico Savini, um historiador italiano, decidiu estudar a árvore genealógica daquela família que este assunto despertou interesse.

Após ter analisado as ligações familiares, o especialista garantiu ter nas suas mãos provas da ligação familiar entre a mulher pintada no quadro e as duas raparigas.

Natalia e Irina contam ainda que a pintura foi criada a pedido de Francesco del Giocondo ao pai de Leonardo Da Vinci, que era notário e trabalhava com ele.

As declarações das irmãs italianas são suportadas por Rab Hatfield, professor de História da Arte, da Universidade de Siracusa, em Florença, que afirma, “com toda a certeza”: a modelo da famosa pintora é Lisa Gherardini del Giocondo. No entanto, esta nova revelação não resolve o mistério que envolve Mona Lisa.

Há teorias que apontam que a mulher representada na pintura era casada com um comerciante de seda, enquanto outras garantem que é apenas um retrato de uma mulher que o pintor conheceu. Há ainda quem afirme que a Mona Lisa não é nada mais do que a versão feminina do próprio autor.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fo**da-se que isto é demais! Alguém do género “animal” e da espécie “humana”, portanto, um bicho, poderá em seu perfeito juízo dizer o que ia ou o que passou na cabeça de Leonardo ao pintar a mona elisa, perdão, a mona lisa? Coitadinho de quem nas ouve ou lê…

RESPONDER

Desagravou-se a seca no país, mas Algarve mantém seca extrema

24,5% do continente estava em seca fraca, 23,8% em chuva fraca, 23,3% em seca moderada e 10,9% em seca severa. Sotavento algarvio manteve-se em situação de seca extrema. Portugal continental registou em novembro um desagravamento da …

Procurador do MP investigado por ajudar traficante a fugir da prisão

Carlos Figueira, procurador do Ministério Público de Lisboa, está a ser investigado pela Polícia Judiciária por corrupção. O magistrado é suspeito de ter ajudado um traficante a fugir da prisão. Um procurador do Tribunal de Execução …

Refugiados em greve de fome por falta de condições em campo bósnio

Centenas de refugiados de um campo improvisado em Vucjak, na Bósnia, estão em greve de fome pelo segundo dia consecutivo para protestar contra a situação degradante em que se encontram. Os refugiados no campo improvisado …

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …