Duas irmãs italianas garantem ser as últimas descendentes de Mona Lisa

Duas irmãs italianas garantem ser as últimas descendente vivas da mulher representada no quadro mais famoso de Leonardo da Vinci: a Mona Lisa.

Natalia e Irina Strozzi, duas irmãs de nacionalidade italiana, afirmam ser as últimas descendentes vivas de Mona Lisa, a mulher representada no quadro de Leonardo da Vinci. As irmãs dizem ser familiares de Lisa Gherardini del Giocondo, a mulher pintada no quadro, casada com o empresário Francesco del Giocondo, segundo as mesmas.

Em entrevista à NBC, as duas jovens contaram que, desde muito cedo, a avó lhes falava sobre a ligação familiar com a mulher da pintura. No entanto, foi quando Domenico Savini, um historiador italiano, decidiu estudar a árvore genealógica daquela família que este assunto despertou interesse.

Após ter analisado as ligações familiares, o especialista garantiu ter nas suas mãos provas da ligação familiar entre a mulher pintada no quadro e as duas raparigas.

Natalia e Irina contam ainda que a pintura foi criada a pedido de Francesco del Giocondo ao pai de Leonardo Da Vinci, que era notário e trabalhava com ele.

As declarações das irmãs italianas são suportadas por Rab Hatfield, professor de História da Arte, da Universidade de Siracusa, em Florença, que afirma, “com toda a certeza”: a modelo da famosa pintora é Lisa Gherardini del Giocondo. No entanto, esta nova revelação não resolve o mistério que envolve Mona Lisa.

Há teorias que apontam que a mulher representada na pintura era casada com um comerciante de seda, enquanto outras garantem que é apenas um retrato de uma mulher que o pintor conheceu. Há ainda quem afirme que a Mona Lisa não é nada mais do que a versão feminina do próprio autor.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fo**da-se que isto é demais! Alguém do género “animal” e da espécie “humana”, portanto, um bicho, poderá em seu perfeito juízo dizer o que ia ou o que passou na cabeça de Leonardo ao pintar a mona elisa, perdão, a mona lisa? Coitadinho de quem nas ouve ou lê…

RESPONDER

Acusada de queimada que terá originado fogo no Pinhal de Leiria rejeita acusação

A mulher acusada de ter sido autora de uma queimada cujo reacendimento terá contribuído para os incêndios de outubro de 2017 no Pinhal de Leiria garantiu esta quinta-feira ao Tribunal de Alcobaça que estava a …

"Não sou condicionável por coisa nenhuma". Tomás Correia diz que não sai do Montepio

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG), António Tomás Correia, afirmou esta quinta-feira que não é “condicionável por coisa nenhuma”, recusou estar a ser afastado da mutualista e reiterou que não sairá no dia …

Ministra da Saúde quer enfermeiro de família para todos os portugueses

A ministra da Saúde, Marta Temido, quer que todos os portugueses tenham um enfermeiro de família atribuído até ao final da próxima legislatura, à semelhança da meta traçada para os médicos de família. Na abertura do …

Rei de Marrocos indulta jornalista marroquina condenada por aborto

O rei de Marrocos, Mohamed VI, indultou a jornalista Hajar Raissouni, recentemente condenada a um ano de prisão por "aborto ilegal" e "relações sexuais fora do casamento", segundo um comunicado oficial. A mulher, de 28 anos, …

Morreu Elijah Cummings, um dos democratas que investigava Trump

O congressista norte-americano Elijah Cummings, uma das figuras do Partido Democrata mais respeitadas na oposição pela sua frontalidade e por acalmar protestos violentos e desentendimentos entre adversários, morreu esta quinta-feira, aos 68 anos. A notícia da …

Risco de pobreza em Portugal é o mais baixo de sempre. Mas há 330 mil menores em risco

O ano de 2017 trouxe melhorias às condições de vida da população, com o risco da pobreza a atingir 17,3% dos residentes em Portugal. É a taxa mais baixa desde que este indicador é tratado, …

Maria Martins conquista bronze nos Europeus de ciclismo de pista

Maria Martins venceu nesta quarta-feira a medalha de bronze no “scratch” feminino dos Europeus de ciclismo de pista, que nesta quarta-feira arrancaram em Apeldoorn, na Holanda. Depois de várias medalhas em Europeus sub-23, a ciclista de …

Carlos César: Firmar um acordo com o Bloco descriminaria os restantes partidos de esquerda

O dirigente socialista Carlos César mostrou-se esta quarta-feira confiante que o novo Governo será para quatro anos, considerando ainda que firmar um acordo com o Bloco de Esquerda seria discriminar os restantes partidos de esquerda. …

Médico que deixou bebé nascer sem rosto tem quatro processos na Ordem

O obstetra que não detetou malformações graves num bebé que acabou por nascer sem rosto no início deste mês, em Setúbal, tem quatro processos em curso no conselho disciplinar da Ordem dos Médicos. A informação foi …

Tensão na Catalunha afeta realização do Barcelona-Real Madrid

A violência dos protestos na Catalunha está a fazer com que a Liga e a Federação de futebol espanholas repensem a ideia de o clássico entre Barcelona e Real Madrid se realizar em Camp Nou. O …