Iraque. Milícias apoiadas pelo Irão anunciam cessar-fogo “condicional” contra os EUA

Um grupo de milícias apoiadas pelo Irão anunciou no domingo que concordou com um cessar-fogo “condicional” contra os interesses ligados aos Estados Unidos (EUA) no Iraque, com a condição de que Washington apresente um cronograma para a retirada das suas tropas.

Segundo noticiou esta segunda-feira o Washington Post, há meses que as milícias têm atacado alvos diplomáticos e militares ligados aos EUA, disparando foguetes contra embaixadas e bases e alvejando iraquianos que conduzem comboios de logística que servem a coligação liderada pelos norte-americanos.

Em resposta, o governo de Donald Trump ameaçou fechar a Embaixada dos EUA em Bagdade, iniciativa que as autoridades iraquianas acreditam que acelerará a ascensão do Irão na disputa.

Mohammed Mohie, porta-voz do grupo Kataib Hezbollah, apoiado pelo Irão, disse no domingo que os ataques parariam enquanto as milícias esperavam que a coligação liderada pelos EUA detalhasse o seu cronograma para a retirada total. “Esta trégua é condicional, e a condição é que aceitemos a sua retirada”, referiu.

Mohie declarou estar a falar em nome da Comissão de Coordenação da Resistência do Iraque, um novo órgão que anunciou uma declaração semelhante no sábado, não tendo sido esclarecido quantos grupos esta representa.

O parlamento do Iraque pediu a expulsão das tropas dos EUA em janeiro, depois que Trump ordenou a morte do general iraniano Qasem Soleimani, em Bagdade. No mesmo ataque, foi morto o líder da milícia iraquiana, Abu Mahdi al-Muhandis.

Desde então, a coligação liderada pelos EUA foi deixando bases em todo o Iraque e prometeu reduzir as tropas de 5.200 para 3.000. Caso esta não divulgue o cronograma de retirada, disse Mohie, as fações da milícia passariam a usar “todas as armas disponíveis”.

 

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Número de nascimentos em janeiro e fevereiro foi o mais baixo desde que há registos

Janeiro e fevereiro de 2021 tiveram os números mensais de nascimentos mais baixos desde que há registos, revelou o Instituto Nacional de Estatística (INE). Em janeiro nasceram com vida 5912 crianças (menos 19,3% que em janeiro …

China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China. Ao pousar na planície Utopia, no …

Garrafas de água, sumo e latas de cerveja podem vir a ter uma taxa até 15 cêntimos

O preço de embalagens de água, sumos ou cerveja vai passar, em 2023, a vir acompanhado de uma taxa de depósito. O valor da tara deve variar entre os 5 e os 15 cêntimos. Como noticia …

Banco Montepio passa de lucros a prejuízos de 15,9 milhões no primeiro trimestre

O Banco Montepio registou prejuízos de 15,9 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano em comparação com lucros de 5,4 milhões no mesmo período do ano passado, foi divulgado esta sexta-feira ao mercado. De acordo …

Aviso da PSP a negar festejos em Alvalade andou “perdido” na CML. Medina sacode responsabilidades

O Sindicato dos Oficiais da PSP garante que município foi “redundantemente alertado” para entendimento de que devia ser recusada colocação de ecrãs gigantes junto a Alvalade. Contudo, a autarquia diz não ter informado os promotores …

Metrópole no Camboja medieval. Estudo mostra quantas pessoas viveram no Império de Angkor

Um novo estudo arqueológico mostra quantas pessoas viveram no antigo Império de Angkor ao longo do tempo. A população era comparável à da Roma antiga. Quão grandes eram as antigas cidades? No seu auge, há cerca …

Prazo para limpar terrenos termina hoje. Proprietários voltam a arriscar coimas

O prazo para a limpeza de terrenos florestais termina hoje, após ter sido prorrogado devido à pandemia e às condições climatéricas, pelo que os proprietários em incumprimento ficam sujeitos a contraordenações, com coimas entre 280 …

Entre indiretas a Rui Moreira e farpas a Costa, Rio acusa PS de ter desistido de ganhar o Porto

O Presidente do PSD participou na apresentação da candidatura de Vladimiro Feliz, que considera "competente" e "trabalhador" à Câmara do Porto. Por outro lado, Rio usou a ocasião para acusar o PS de ir a …

Cientistas descobrem o segredo das pessoas que vivem mais de 105 anos

Uma equipa de investigadores descobriu que os idosos que vivem mais de 105 anos tendem a possuir uma base genética única que torna os seus corpos mais eficazes na reparação de ADN. Esta é a primeira …

Quem já teve covid-19 pode agendar vacina em junho. No verão, vacinados podem vir a deixar máscara

Os doentes recuperados há mais de seis meses de infeção por SARS-CoV-2 vão poder marcar a sua vacinação através do portal de auto-agendamento a partir da primeira semana de junho, confirmou fonte da task force …