/

Iraque desenterra corpos de curdos alegadamente mortos por Saddam

Andrea Dicenzo / EPA

O Iraque desenterrou, esta terça-feira, dezenas de corpos de curdos alegadamente mortos a mando do antigo ditador iraquiano Saddam Hussein. Entre as vítimas, estão alguns corpos de crianças.

Os corpos foram exumados de uma sepultura em Tal al-Sheikhiya, localizada a 300 quilómetros da capital Bagdade. A investigação forense realizada parece sugerir que os corpos pertencem a dezenas de turcos executados no mandato do ex-ditador Saddam Hussein, durante a sua campanha contra os curdos iraquianos.

“Mais de 70 corpos, incluindo mulheres e crianças, desde recém-nascidos até 10 anos de idade” foram desenterrados da sepultura, noticia a Agence France-Presse, citada pelo site Raw Story.

Zaid al-Youssef, o médico legista que analisou os corpos, diz que pode haver ainda mais enterrados numa segunda camada. “As evidências recolhidas indicam que foram executados em 1988”, disse Youssef. O ano coincide com a altura em que se calcula que cerca de 180 mil curdos tenham sido mortos por ordem de Saddam.

“As vítimas femininas foram vendadas e mortas com tiros na cabeça“, explicou o médico, realçando que há ainda vestígios de furos de balas no resto do corpo.

Não muito longe da sepultura está a prisão de Nigrat Salman, onde vários curdos — incluindo menores — foram presos e violados durante o regime de Saddam Hussein.

A Organização das Nações Unidas calcula que haja mais 200 sepulturas deste género com cerca de 12 mil corpos de vítimas da luta contra o Estado Islâmico.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.