Irão vs Espanha | Diego Costa resolve problema bicudo

Espanha deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final do Mundial, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do Grupo B, o mesmo de Portugal.  O resultado espelha fielmente as dificuldades que a formação espanhola sentiu para levar de vencida o desafio.

Apenas um golo algo fortuito de Diego Costa garantiu os três pontos à equipa que era claramente favorita para este jogo. E nada impediu a reacção enérgica dos iranianos, que estiveram muito perto de chegar ao empate.

Quem viu a exibição retraída do Irão ante Marrocos e a exuberante de Espanha frente a Portugal imaginou, certamente, que este jogo seria uma espécie de “degola dos inocentes”. Mas tal não aconteceu.

O primeiro tempo foi dominado de forma arrasadora por “la roja”, que chegou ao intervalo com impressionantes 81% de posse. Mas a verdade é que tal não chegou para se colocar na frente do marcador.

O posicionamento muito recuado do Irão dificultou sobremaneira a forma de jogar de Espanha, que não encontrava espaços para criar perigo. Perante o muro muito coeso da equipa de Carlos Queiroz, a de Fernando Hierro não teve outra alternativa se não apostar nos remates de fora da área.

Ao intervalo, seis dos dez remates espanhóis foram de longa distância, não espantando que apenas tivessem enquadrado um. O melhor nesta fase era Sergio Busquets, com um rating de 6.4. David Silva, com cinco remates (entre eles o único enquadrado), era o mais inconformado.

Porém, o golo espanhol era inevitável. Aos 54 minutos, num lance confuso, a bola andou às “carambolas” entre Ramin Rezaeian e Diego Costa e embateu neste último antes de entrar na baliza de Alireza Beiranvand. Um tento que surgiu ao 14º remate espanhol, quarto no segundo tempo.

Um golo de despoletou uma reacção muito interessante por parte da formação iraniana, que chegou a marcar um golo, anulado por fora-de-jogo. E perto do final, Mehdi Taremi esteve perto do empate, ao cabecear à entrada da pequena área, mas por cima da barra. Um susto valente para David De Gea.

Ainda assim, os números mostram claramente qual a melhor equipa. Espanha dominou, com 80% de posse de bola, 18 remates, cinco enquadrados, para sete disparos contrários. A selecção de Carlos Queiroz pecou no ataque, pois não enquadrou qualquer remate.

O melhor em campo foi Sergio Busquets, com um GoalPoint Rating de 7.6. O médio completou 92 dos 97 passes que tentou, registou 111 acções com bola, tece sucesso nas três tentativas de drible e recuperou oito vezes a posse de bola.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …

Holanda reduz velocidade máxima nas autoestradas em prol da qualidade do ar (e deixa o primeiro-ministro "muito infeliz")

O Governo holandês vai baixar os limites de velocidade nas autoestradas do país para travar as emissões de monóxido de nitrogénio, que contribui para a degradação da camada de ozono. O primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, anunciou …

Facebook para iOS utiliza câmara do iPhone sem que o utilizador note

Há um erro na aplicação do Facebook para iOS - sistema operativo do iPhone - que liga a câmara do telemóvel sem que o utilizador se aperceba quando este faz scrool no feed de …

Tesla vai abrir a sua primeira fábrica na Europa

O construtor de carros elétricos Tesla vai abrir uma fábrica nos arredores de Berlim, anunciou o presidente executivo da empresa, Elon Musk, na terça-feira à noite ao receber um prémio na capital alemã. “Tenho uma informação …

Continental vai contratar 300 engenheiros para o Porto

A Continental vai instalar no Porto um centro de desenvolvimento de tecnologias que poderá empregar "cerca de 300 engenheiros" e apoiará o desenvolvimento de soluções para veículos elétricos, condução autónoma e cibersegurança, anunciou esta quarta-feira …

Comissão Europeia aprova comercialização da primeira vacina para o Ébola

A Comissão Europeia anunciou no início da semana que concedeu uma autorização para a comercialização da primeira vacina contra o Ébola, designada Ervebo e produzida pela farmacêutica Merck. A vacina estava a ser produzida desde o …

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …