Irão vs Espanha | Diego Costa resolve problema bicudo

Espanha deu um passo importante rumo aos oitavos-de-final do Mundial, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do Grupo B, o mesmo de Portugal.  O resultado espelha fielmente as dificuldades que a formação espanhola sentiu para levar de vencida o desafio.

Apenas um golo algo fortuito de Diego Costa garantiu os três pontos à equipa que era claramente favorita para este jogo. E nada impediu a reacção enérgica dos iranianos, que estiveram muito perto de chegar ao empate.

Quem viu a exibição retraída do Irão ante Marrocos e a exuberante de Espanha frente a Portugal imaginou, certamente, que este jogo seria uma espécie de “degola dos inocentes”. Mas tal não aconteceu.

O primeiro tempo foi dominado de forma arrasadora por “la roja”, que chegou ao intervalo com impressionantes 81% de posse. Mas a verdade é que tal não chegou para se colocar na frente do marcador.

O posicionamento muito recuado do Irão dificultou sobremaneira a forma de jogar de Espanha, que não encontrava espaços para criar perigo. Perante o muro muito coeso da equipa de Carlos Queiroz, a de Fernando Hierro não teve outra alternativa se não apostar nos remates de fora da área.

Ao intervalo, seis dos dez remates espanhóis foram de longa distância, não espantando que apenas tivessem enquadrado um. O melhor nesta fase era Sergio Busquets, com um rating de 6.4. David Silva, com cinco remates (entre eles o único enquadrado), era o mais inconformado.

Porém, o golo espanhol era inevitável. Aos 54 minutos, num lance confuso, a bola andou às “carambolas” entre Ramin Rezaeian e Diego Costa e embateu neste último antes de entrar na baliza de Alireza Beiranvand. Um tento que surgiu ao 14º remate espanhol, quarto no segundo tempo.

Um golo de despoletou uma reacção muito interessante por parte da formação iraniana, que chegou a marcar um golo, anulado por fora-de-jogo. E perto do final, Mehdi Taremi esteve perto do empate, ao cabecear à entrada da pequena área, mas por cima da barra. Um susto valente para David De Gea.

Ainda assim, os números mostram claramente qual a melhor equipa. Espanha dominou, com 80% de posse de bola, 18 remates, cinco enquadrados, para sete disparos contrários. A selecção de Carlos Queiroz pecou no ataque, pois não enquadrou qualquer remate.

O melhor em campo foi Sergio Busquets, com um GoalPoint Rating de 7.6. O médio completou 92 dos 97 passes que tentou, registou 111 acções com bola, tece sucesso nas três tentativas de drible e recuperou oito vezes a posse de bola.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …