Irão proíbe mulher e filha de Ali Daei, ex-capitão da seleção, de sair do país

Mahmoud Hosseini / Wikimedia

Ali Daei com a filha Noura

O antigo futebolista afirma que estava à espera da mulher e da filha no Dubai, onde iam passar uns dias de férias em família, mas o voo foi redirecionado de volta para o Irão.

O ex-jogador de futebol iraniano e antigo capitão da seleção Ali Daei afirma que um voo internacional onde seguiam a sua esposa e a filha foi redirecionado para impedir que estas saíssem do país.

Daei, de 53 anos, tem apoiado publicamente a onda de protestos contra o Governo, que começou depois da morte de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que foi detida pela polícia da moralidade por não estar a usar o hijab corretamente.

Desde então que as manifestações se alargaram para além deste caso, com a população revoltada com todo o tipo de restrições que a república islâmica impõe. Já morreram mais de 500 manifestantes, incluindo pelo menos 69 crianças, e milhares já foram detidos. As famílias dos jogadores que representaram o Irão no Mundial do Qatar também foram alvo de ameaças.

O antigo futebolista relata que, na segunda-feira, a mulher e a filha estavam num voo que partiu de Teerão em direção ao Dubai, onde Daei estava à espera da família para passar férias, explica a BBC.

No entanto, o voo foi redirecionado para uma ilha iraniana no Golfo sem qualquer explicação. A mulher e a filha de Daei voltaram para Teerão.

Irna, a agência de notícias pública do Irão, avança que Mona Farrokhazari, esposa de Ali, tinha prometido informar as autoridades se pretendesse sair do país devido à sua associação com “grupos contra a revolução Islâmica”.

Daei afirma que a mulher e a ia filha iam passar férias com ele durante alguns dias no Dubai e que iriam regressar ao Irão. “Se tivessem sido proibidas de sair, o sistema de polícia de passaporte teria mostrado isso. Ninguém me deu uma resposta sobre isto”, revela o antigo atleta.

Numa publicação nas redes sociais em Setembro, quando os protestos começaram, Daei apelou a que o Governo “resolvesse os problemas do povo iraniano em vez de usar a repressão, a violência e detenções”. No início de Dezembro, o seu restaurante e joalharia foram encerrados pelas autoridades.

Ali Daei é uma lenda do futebol iraniano e um dos atetlas mais famosos da história do país. O antigo jogador foi até o detentor do recorde de golos a nível internacional, tendo abanado as redes 109 vezes com a camisola do Irão. Este recorde foi entretanto batido por Cristiano Ronaldo, que atualmente soma 118 golos por Portugal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.