Irão culpa influência estrangeira por protesto de mulheres sem véu

A procuradoria geral do Irão atribuiu hoje uma influência estrangeira ao movimento de protesto dos últimos dias, quando diversas mulheres têm saído à rua sem o véu islâmico, de uso obrigatório neste país.

Em declarações à agência noticiosa ISNA, o procurador-geral, Mohamad Jafar Montazeri, considerou que este comportamento é motivado pela “ignorância” e que existe uma “estimulação de sentimentos” proveniente “de fora do país”.

Nos últimos dias, várias mulheres retiraram o véu que cobre o seu cabelo nas ruas de Teerão e Isfahan e colocaram-no num pau, agitando-o como uma bandeira.

Montazeri assegurou que se trata de um “movimento infantil” que pretende ter repercussão nas redes sociais e que obedece a um plano predeterminado.

“Encaro-o como um tema leve e sem importância. No conjunto da população de 80 milhões do país, a imensa maioria das mulheres usam ‘chador’ ou um ‘hiyab’ correto. Não permitirão que se aplique uma diretiva do inimigo”, acrescentou.

Por sua vez, o procurador de Teerão, Abbas Jafari-Dolatabadi, confirmou hoje que uma mulher foi detida no país por não usar o véu.

Na sequência da revolução de 1979, a República islâmica do Irão estabeleceu normas de vestuário que permanecem obrigatórias.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Aeroporto do Montijo é uma das decisões "mais ridículas" e um erro que "custará caro"

O presidente da Câmara do Seixal, Joaquim Santos, continua a defender Alcochete para o novo aeroporto, considerando que Montijo "vai ficar na história da aviação mundial como uma das soluções mais ridículas de sempre". Em declarações …

Atlético de Madrid cai na Taça frente a equipa do terceiro escalão (e espanhóis não poupam críticas a Félix)

O Atlético de Madrid foi surpreendido pelo Cultural Leonesa nos 16 avos-de-final da Taça do Rei. A imprensa desportiva espanhola criticou a exibição de João Félix, apesar de o português ter assistido para golo. O Cultural …

Sindicato da PSP apaga publicação que insinuava que mulher detida na Amadora tinha "doenças graves"

O Sindicato Unificado da Polícia de Segurança Pública (PSP) eliminou uma publicação que tinha feito na sua página oficia de Facebook, na qual se referia ao caso de Cláudia Simões, a mulher que foi detida …

Atletas do Sporting são tratados por médicos da clínica de Varandas

Os atletas sportinguistas são tratados por médicos que partilham funções entre o clube e a Comcorpus, clínica que pertence ao presidente 'leonino', Frederico Varandas. O jornal Público avança esta sexta-feira que muitos dos médicos do departamento …

China confirma a 26ª vítima mortal do novo coronavírus e alarga quarentena de 33 milhões de pessoas

A China anunciou esta sexta-feira a morte de uma pessoa devido ao coronavírus, perto da fronteira com a Rússia, a segunda fora do epicentro do surto, com origem na cidade de Wuhan, aumentando para 26 …

A erupção do Vesúvio transformou o cérebro de uma pessoa em vidro

O Vesúvio entrou em erupção em 79 d.C, assolando assentamentos num raio de 20 quilómetros. Um novo estudo mostra que a intensa explosão de calor transformou o cérebro de uma pessoa em vidro. Nos anos 1960, …

PCP quer reposição da reforma aos 65 anos

O Partido Comunista Português propôs esta quinta-feira, no debate na especialidade do Orçamento do Estado de 2020 (OE2020), a reposição da idade legal de reforma nos 65 anos e dos 25 dias de férias na …

OE2020. Carga fiscal é ainda maior do que o previsto, alerta UTAO

O conceito de carga fiscal usado pelo Ministério das Finanças na proposta orçamental não corresponde ao utilizado pelo INE e pela Comissão Europeia, afirma a UTAO, dando que o valor é “ainda maior” do que …

A matemática ensina-lhe como tirar a chávena de café perfeita

Através de um modelo matemático, uma equipa de cientistas conseguiu encontrar a forma perfeita de fazer uma chávena de café expresso. Para além de ser mais saboroso, há um menor desperdício. Já alguma vez se perguntou …

Irmã de Isabel dos Santos desafia empresária a devolver 75 milhões a Angola

A ex-deputada do MPLA Welwitschia (Tchizé) dos Santos desafiou esta quinta-feira a irmã Isabel a devolver 75 milhões de euros ou dólares a Angola "para resolver o problema", argumentando que "Angola é de todos". "Como cidadã, …