Irão culpa influência estrangeira por protesto de mulheres sem véu

A procuradoria geral do Irão atribuiu hoje uma influência estrangeira ao movimento de protesto dos últimos dias, quando diversas mulheres têm saído à rua sem o véu islâmico, de uso obrigatório neste país.

Em declarações à agência noticiosa ISNA, o procurador-geral, Mohamad Jafar Montazeri, considerou que este comportamento é motivado pela “ignorância” e que existe uma “estimulação de sentimentos” proveniente “de fora do país”.

Nos últimos dias, várias mulheres retiraram o véu que cobre o seu cabelo nas ruas de Teerão e Isfahan e colocaram-no num pau, agitando-o como uma bandeira.

Montazeri assegurou que se trata de um “movimento infantil” que pretende ter repercussão nas redes sociais e que obedece a um plano predeterminado.

“Encaro-o como um tema leve e sem importância. No conjunto da população de 80 milhões do país, a imensa maioria das mulheres usam ‘chador’ ou um ‘hiyab’ correto. Não permitirão que se aplique uma diretiva do inimigo”, acrescentou.

Por sua vez, o procurador de Teerão, Abbas Jafari-Dolatabadi, confirmou hoje que uma mulher foi detida no país por não usar o véu.

Na sequência da revolução de 1979, a República islâmica do Irão estabeleceu normas de vestuário que permanecem obrigatórias.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …