A empresa do Irão continua a operar na Europa; o cancelamento constante de outras companhias colocou os bilhetes em preços nunca vistos.
Com a escalada preocupante da guerra no Médio Oriente, não foi surpreendente ver diversas companhias aéreas estrangeiras a cancelar voos para o Irão. Turkish Airlines, Pegasuz, Emirates, Qatari, e Lufthansa deixaram o país asiático.
Mas a IranAir continua a operar na Europa. Há sanções ao Irão – tal como houve à Rússia em 2022 – mas a companhia aérea do Irão continua a ter viagens de e para a Europa.
Por isso, aproveitou-se dessa situação (falta de concorrência, é a única a operar no país) aumentou os preços dos bilhetes como nunca. E as receitas também levam um “salto”.
É um aumento “constante e alarmante” do preço dos voos da IranAir, lê-se no canal Euronews.
A empresa aproveita o facto de milhares de passageiros iranianos terem ficado retidos na Europa – e agora só podem escolher a IranAir, porque não há outra opção.
Voar de Paris ou de Frankfurt para Teerão custa agora cerca de 700 euros; e na classe executiva atinge o dobro, 1.400 milhões de euros. Antes, ida e volta custava entre 500 e 700 euros. Ou seja, um bilhete passou a custar praticamente o triplo, ou mesmo o quádruplo.
Mesmo assim, e mesmo com o receio de alguns passageiros em passar por determinado espaço aéreo…os aviões ficam cheios.
A alternativa parece estar na Turquia. Mais concretamente em Vane, uma cidade que está a funcionar como local de escala, mas terrena: vão de carro até Vane – que fica a menos de 100 quilómetros da fronteira com o Irão – e depois voam para a Europa através da Turkish Airlines.
Mas passam por controlos fronteiriços “avassaladores”, relatou uma passageira.
Guerra no Médio Oriente
-
29 Outubro, 2024 Hezbollah tem novo líder. Quem é o xeque Naim Qassem?
-
25 Outubro, 2024 Guterres esteve com Putin. “É só paleio. Não foi nada tratar da paz”Também em: Guerra na Ucrânia