Tratamento inovador para cancro pesa nos orçamentos do IPO de Porto e Lisboa

Os custos associados ao tratamento de cancros do sangue com células CAR-T estão a ser suportados apenas pelos hospitais autorizados a aplicá-la, no caso, os IPO do Porto e de Lisboa.

De acordo com o Jornal de Notícias, há cada vez mais cancros do sangue com indicação para tratamento com células CAR-T e o peso no orçamento do IPO do Porto e de Lisboa já se faz sentir. Isto porque os custos associados a esta terapêutica estão a ser suportados apenas pelos institutos oncológicos — e não pelos hospitais que referenciam os doentes.

Cada tratamento com células CAR-T, uma terapêutica de manipulação genética do sistema imunitário, custa cerca de 300 mil euros, avança ainda o diário.

O IPO do Porto, o primeiro a implementar a terapêutica em Portugal, já tratou 31 doentes, que chegam de todo o país, desde 2019.

“Não faz sentido ser o IPO do Porto a suportar todos os custos com estes doentes. Em Espanha, por exemplo, o hospital que referencia suporta a despesa“, refere José Mário Mariz, diretor da Clínica de Hemato-Oncologia do IPO do Porto, que teme que a situação se torne “insustentável”.

O IPO de Lisboa tratou, até ao momento, oito doentes com células CAR-T, três dos quais são de fora da instituição. A questão do financiamento “nunca foi um óbice” no acesso àquela terapêutica, assegura Nuno Miranda, hemato-oncologista daquele instituto.

“Esta é uma terapêutica que veio para ficar e não é sustentável manter isto assim. A questão do financiamento é das que mais me preocupam”, refere José Mário Mariz.

Mas o médico vai mais longe e defende uma linha de financiamento própria para as CAR-T, à semelhança do que aconteceu para outros tratamentos caros como o da hepatite C.

O ex-diretor do Programa Nacional das Doenças Oncológicas, da Direção-Geral da Saúde, Nuno Miranda, discorda que a solução esteja numa linha de financiamento específico.

Estes programas, refere, são muito raros e têm vantagens e desvantagens. A solução não está em “aumentar o financiamento dos hospitais para medicamentos”, mas passa pela “boa gestão e por um financiamento inteligente que promova as boas práticas”.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …