Investimento da Santa Casa no Montepio “vai acabar em inquérito parlamentar e investigação judicial”

Mário Cruz / Lusa

Luís Marques Mendes

No seu espaço semanal de comentário na SIC, o antigo presidente do PSD Luís Marques Mendes criticou o negócio entre a Santa Casa e o Montepio e avisou que os responsáveis do negócio podem ser “suspeitos de gestão danosa”.

O social-democrata Luís Marques Mendes afirmou este domingo ser contra qualquer tipo de negócio entre a Santa Casa da Misericórdia e a banca.

“Meter dinheiro que é dos pobres nos bancos é uma verdadeira aventura“, disse o ex-líder do PSD, afirmando que esta é uma aventura “própria de um investidor privado e não de uma organização social”.

No seu comentário habitual na SIC, Marques Mendes mostrou-se muito crítico relativamente à ideia de a Santa Casa entrar no capital de um banco (mesmo sendo o Montepio, que é uma associação mutualista) e não tem dúvidas de que esta situação irá acabar “num inquérito parlamentar e numa investigação judicial“.

Para Luís Marques Mendes, o negócio da banca é “um negócio arriscado” que, como provaram os escândalos do BPN e do BES, nos últimos anos revelou ser “quase um suicídio”. “Um Governo de esquerda autoriza isto?“, questionou.

O social-democrata criticou ainda os valores do negócio que têm sido mencionados pela imprensa: 200 milhões de euros por 10% do capital do banco.

A concretizar-se este valor, Marques Mendes não tem dúvidas de que a situação “vai acabar num inquérito parlamentar e numa investigação judicial”, já que considera que o Montepio não tem um valor de mercado de 2 mil milhões de euros, valor que a compra de 10% do capital por 200 milhões de euros pressupõe, noticia o Observador.

“É legítimo que o dono peça, mas não é legítimo que o comprador dê 200 milhões por 10%”, afirmou Luís Marques Mendes. “Se isso acontecer, os responsáveis da Santa Casa podem ser suspeitos de gestão danosa.”

Ainda no mesmo comentário, este domingo, Marques Mendes anunciou o valor do défice de 2017, que deverá ter ficado nos 1,2% e que o rácio da dívida pública face ao PIB terá ficado em 126,2%. Estes valores avançados pelo comentador estão em linhas com os avançados pelo primeiro-ministro António Costa.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • É verdade que o Marques Mendes é um tretas, mas a Santa Casa a amparar o Montepio só pode dar m€rd@… Ainda vão começar a vender raspadinhas e lotarias nos balcões do banco. Ou convertem depósitos a prazo em boletins do euro milhões.

      • Pois, também acho!!
        Não faz muito sentido uma instituição que supostamente serve para ajudar os mais desfavorecidos, andar a ajudar a banca!!
        Mas está tudo ao contrário – agora o dinheiro dos “pobres” é que tem que andar a ajudar o “ricos”!!
        E é precisamente isso que se tem visto na banca um pouco por toda a Europa/EUA – é o povo que está a pagar as asneiradas dos burgueses/capitalistas da banca!!

RESPONDER

Parlamento Europeu aprova 37,5 milhões para Portugal enfrentar pandemia

O Parlamento Europeu (PE) aprovou esta terça-feira, em sessão plenária, um pacote de 37,5 milhões de euros, mobilizados através do Fundo de Solidariedade Europeu (FSUE), para Portugal “fazer face à emergência sanitária de covid-19”. Os fundos …

Prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19

O prémio para profissionais do SNS exclui quem está agora na covid-19, visando apenas aqueles que exerceram atos diretamente relacionados com a doença no primeiro estado de emergência. A atribuição de prémios de desempenho aos profissionais …

Eleições presidenciais vão ser a 24 de janeiro

Marcelo Rebelo de Sousa marcou esta terça-feira as eleições presidenciais para 24 de janeiro de 2021. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou a data das eleições presidenciais: vão realizar-se no dia 24 de …

Tubarão pré-histórico escondia os maiores dentes já alguma vez encontrados na espécie

Os primeiros tubarões viveram há cerca de 400 milhões de anos, mas tinham uma caraterística muito especial: é que eles não baixavam apenas as suas mandíbulas, mas também as giravam para fora ao abrirem a …

Governo vai contratar 2.100 profissionais de saúde por semestre

O Governo está obrigado a contratar 2.100 profissionais de saúde para o Serviço Nacional de Saúde por semestre em 2021 para chegar a 4.200 no final do ano. A calendarização para o Governo proceder à contratação …

Biden escolhe primeira mulher para Secretária do Tesouro. Casa Branca quer iniciar transição de poder

A antiga dirigente da Reserva Federal (Fed) Janet Yellen foi a escolhida pelo Presidente eleito dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, para Secretária do Tesouro, e vai ser a primeira mulher a desempenhar este …

Recolher obrigatório, proibição de circular e uso de máscara. O que muda a partir de hoje

Portugal entrou às 0h desta terça-feira num novo estado de emergência devido à pandemia de covid-19, passando os 278 municípios do continente a estar divididos em quatro grupos, consoante os níveis de risco de transmissão. O …

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …