Cientista descobrem poderosas propriedades antienvelhecimento da romã

Cientistas descobriram que uma molécula das romãs, transformada por micróbios no intestino, permite que as células musculares se protejam contra uma das principais causas do envelhecimento.

Os investigadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, verificaram esse efeito antienvelhecimento em vermes nematóides e em ratos, com resultados incríveis, e estão agora a realizar ensaios clínicos em humanos.

À medida que envelhecemos, as nossas células têm mais dificuldade para reciclar as suas mitocôndrias, que deixam de ser capazes de realizar a sua função vital. Esta degradação afeta a saúde de muitos tecidos, incluindo os músculos, que enfraquecem gradualmente.

Pensa-se que a acumulação de mitocôndrias disfuncionais pode desempenhar um papel em doenças do envelhecimento, como Parkinson.

No entanto, os cientistas identificaram uma molécula que, por si só, conseguiu restabelecer a capacidade da célula de reciclar os componentes das mitocôndrias defeituosas: urolithin A.

“É a única molécula conhecida que pode relançar o processo de limpeza mitocondrial“, disse Patrick Aebischer, investigador da EPFL e coautor do estudo. “É uma substância completamente natural, e seu efeito é poderoso e mensurável”, afirma.

A equipa começou por testar a sua hipótese no verme C. elegans, uma das cobaias favoritas entre os especialistas em envelhecimento, já que com 8 a 10 dias já é considerado idoso.

A vida útil dos vermes expostos À molécula urolithin A aumentou mais de 45% em comparação com o grupo de controlo.

Estes resultados encorajadores, publicados na Nature Medicine, levaram a equipa a testar a molécula em animais que têm mais características em comum com os humanos: os roedores.

Assim como aconteceu com o C. elegans, os ratos mais velhos, com cerca de dois anos de idade, mostraram 42% melhor resistência do que ratos igualmente velhos no grupo de controlo.

É importante notar que a fruta não contém em si a molécula milagrosa, mas sim o seu precursor. A molécula precisa ser convertida em urolithin A pelos micróbios que habitam o intestino.

Devido a isso, a quantidade de urolithin A produzida no organismo pode variar bastante, dependendo da espécie animal e da flora microbial presente no intestino – e há indivíduos não produzem nada.

Os cientistas, no entanto, já começaram a trabalhar numa solução e fundaram a spin-off Amazentis a fim de desenvolver um método que forneça doses já calibradas de urolithin A.

A empresa está atualmente a realizar os primeiros testes clínicos em humanos em hospitais europeus, e tudo indica que possamos ter no futuro um medicamento antienvelhecimento com este componente.

De acordo com Johan Auwerx, coautor do estudo, será surpreendente se a molécula urolithin A não se mostrar eficaz em seres humanos.

“Espécies que são evolutivamente muito distantes, como vermes e ratos, reagiram à mesma substância da mesma forma. Trata-se de uma boa indicação de que estamos a falar de um mecanismo essencial nos organismos vivos”, afirma.

A função da urolithin A é o resultado de dezenas de milhões de anos de evolução paralela entre plantas, bactérias e animais.

De acordo com Chris Rinsch, coautor do estudo e CEO da Amazentis, este processo evolutivo explica a eficácia da molécula.

“Precursores para a urolithin A são encontrados não apenas nas romãs, mas também em pequenas quantidades em algumas nozes e bagas. No entanto, para que seja produzida, as bactérias devem ser capazes de processar o que estamos a comer. Quando, através de digestão, uma substância que é um benefício para nós é produzida, a seleção natural favorece tanto as bactérias envolvidas quanto o seu hospedeiro”.

Se os testes correrem conforme previsto, os cientistas podem criar um tratamento que combate a degeneração muscular que ocorre com a idade, e possivelmente também neutralizar outros efeitos do envelhecimento.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. e tem outros beneficios que ainda nao se sabe ,os antigos ja o sabiam , o fruto vermelho dos antigos escritos era a roma ! o tal fruto do pecado ,e alguns concluiram erradamente que seria a maça

RESPONDER

Entre "bomba atómica" e "cozinhado" de última hora, Marcelo recebeu Rangel (para irritação de Rio)

O Presidente da República recebeu Paulo Rangel numa altura em que tenta ainda "cozinhar" um entendimento de última hora para aprovação do Orçamento de Estado para 2022, de modo a evitar a "bomba atómica" da …

Sarabia (2E) do Sporting disputa a bola com Ricielli (2D) do Famalicão durante jogo da Taça da Liga

Sporting 2-1 Famalicão | Leões roubaram a bola e não deram hipóteses

O Sporting venceu o Famalicão 2-1, em jogo do grupo B da Taça da Liga, no qual, apesar da diferença mínima, não deu hipóteses ao adversário e controlou-o desde o primeiro ao último minuto. Finalmente Rúben …

Cidade australiana está a dar terrenos de graça para atrair novos moradores

Uma cidade em Queensland, na Austrália, está a doar terrenos numa tentativa de aumentar a sua população de apenas 800 pessoas. Em declarações ao site news.com.au, as autoridades da cidade australiana de Quilpie explicaram que estão …

Princesa Mako e o marido Komuro Kei

Entre escândalos na imprensa e stress pós-traumático, nada deteve o amor da Princesa Mako pelo plebeu Kei Komuro

A monarca japonesa vai abandonar a vida real e viver nos EUA com o marido, um advogado plebeu que conheceu em 2012 na Universidade. A imprensa tem escrutinado a vida de Komuro Kei, que consideram …

Depressão: o relato de Vanessa Fernandes

Escrava do seu sucesso, a vencedora de uma medalha nos Jogos Olímpicos confessa que teria ficado destruída, caso não tivesse pedido ajuda. A ideia era sempre "ganhar e ser a melhor" mas, nos bastidores, Vanessa Fernandes …

Squid Game. Coreia do Norte ataca Coreia do Sul com base no novo sucesso da Netflix

A série "Squid Game", que é a mais vista de sempre na Netflix, tornou-se tão popular que nem a Coreia do Norte ficou indiferente — mas por maus motivos. Enquanto a série sul-coreana tem conquistado espectadores …

O jogador do Santa Clara, Chindris, festeja um golo contra o FC Porto

Santa Clara 3-1 FC Porto | Eficácia atira dragões para fora da Taça da Liga

O Santa Clara recebeu e venceu hoje o FC Porto por 3-1, atirando os portistas para fora da Taça da Liga, num jogo em que a eficácia açoriana fez a diferença. Os golos do triunfo açoriano …

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque

Albuquerque mostrou-se disponível para negociar o OE, mas Rio diz que "a Madeira não está à venda"

O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, manifestou hoje disponibilidade para conversar com o Governo sobre o OE, mas Rui Rio garantiu que os deputados madeirenses não vão contrariar o partido. “Se for para …

Golpe de Estado no Sudão. Confrontos nas ruas causam sete mortos e 140 feridos

Milhares de sudaneses têm saído às ruas para protestarem a tomada do poder pelos militares. A comunidade internacional tem sido unânime na condenação ao golpe de Estado. Na sequência do golpe de Estado de segunda-feira, os …

Amnistia Internacional pede que EUA retirem acusações a Assange e a Londres que evite extraditá-lo

A Amnistia Internacional (AI) pediu aos Estados Unidos que retirem as acusações contra o fundador da Wikileaks, Julian Assange, e ao Reino Unido que evite extraditá-lo, pedido feito hoje antes do início, quarta-feira, de nova …