Cientista descobrem poderosas propriedades antienvelhecimento da romã

Cientistas descobriram que uma molécula das romãs, transformada por micróbios no intestino, permite que as células musculares se protejam contra uma das principais causas do envelhecimento.

Os investigadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, verificaram esse efeito antienvelhecimento em vermes nematóides e em ratos, com resultados incríveis, e estão agora a realizar ensaios clínicos em humanos.

À medida que envelhecemos, as nossas células têm mais dificuldade para reciclar as suas mitocôndrias, que deixam de ser capazes de realizar a sua função vital. Esta degradação afeta a saúde de muitos tecidos, incluindo os músculos, que enfraquecem gradualmente.

Pensa-se que a acumulação de mitocôndrias disfuncionais pode desempenhar um papel em doenças do envelhecimento, como Parkinson.

No entanto, os cientistas identificaram uma molécula que, por si só, conseguiu restabelecer a capacidade da célula de reciclar os componentes das mitocôndrias defeituosas: urolithin A.

“É a única molécula conhecida que pode relançar o processo de limpeza mitocondrial“, disse Patrick Aebischer, investigador da EPFL e coautor do estudo. “É uma substância completamente natural, e seu efeito é poderoso e mensurável”, afirma.

A equipa começou por testar a sua hipótese no verme C. elegans, uma das cobaias favoritas entre os especialistas em envelhecimento, já que com 8 a 10 dias já é considerado idoso.

A vida útil dos vermes expostos À molécula urolithin A aumentou mais de 45% em comparação com o grupo de controlo.

Estes resultados encorajadores, publicados na Nature Medicine, levaram a equipa a testar a molécula em animais que têm mais características em comum com os humanos: os roedores.

Assim como aconteceu com o C. elegans, os ratos mais velhos, com cerca de dois anos de idade, mostraram 42% melhor resistência do que ratos igualmente velhos no grupo de controlo.

É importante notar que a fruta não contém em si a molécula milagrosa, mas sim o seu precursor. A molécula precisa ser convertida em urolithin A pelos micróbios que habitam o intestino.

Devido a isso, a quantidade de urolithin A produzida no organismo pode variar bastante, dependendo da espécie animal e da flora microbial presente no intestino – e há indivíduos não produzem nada.

Os cientistas, no entanto, já começaram a trabalhar numa solução e fundaram a spin-off Amazentis a fim de desenvolver um método que forneça doses já calibradas de urolithin A.

A empresa está atualmente a realizar os primeiros testes clínicos em humanos em hospitais europeus, e tudo indica que possamos ter no futuro um medicamento antienvelhecimento com este componente.

De acordo com Johan Auwerx, coautor do estudo, será surpreendente se a molécula urolithin A não se mostrar eficaz em seres humanos.

“Espécies que são evolutivamente muito distantes, como vermes e ratos, reagiram à mesma substância da mesma forma. Trata-se de uma boa indicação de que estamos a falar de um mecanismo essencial nos organismos vivos”, afirma.

A função da urolithin A é o resultado de dezenas de milhões de anos de evolução paralela entre plantas, bactérias e animais.

De acordo com Chris Rinsch, coautor do estudo e CEO da Amazentis, este processo evolutivo explica a eficácia da molécula.

“Precursores para a urolithin A são encontrados não apenas nas romãs, mas também em pequenas quantidades em algumas nozes e bagas. No entanto, para que seja produzida, as bactérias devem ser capazes de processar o que estamos a comer. Quando, através de digestão, uma substância que é um benefício para nós é produzida, a seleção natural favorece tanto as bactérias envolvidas quanto o seu hospedeiro”.

Se os testes correrem conforme previsto, os cientistas podem criar um tratamento que combate a degeneração muscular que ocorre com a idade, e possivelmente também neutralizar outros efeitos do envelhecimento.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. e tem outros beneficios que ainda nao se sabe ,os antigos ja o sabiam , o fruto vermelho dos antigos escritos era a roma ! o tal fruto do pecado ,e alguns concluiram erradamente que seria a maça

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …