Cientista descobrem poderosas propriedades antienvelhecimento da romã

Cientistas descobriram que uma molécula das romãs, transformada por micróbios no intestino, permite que as células musculares se protejam contra uma das principais causas do envelhecimento.

Os investigadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, verificaram esse efeito antienvelhecimento em vermes nematóides e em ratos, com resultados incríveis, e estão agora a realizar ensaios clínicos em humanos.

À medida que envelhecemos, as nossas células têm mais dificuldade para reciclar as suas mitocôndrias, que deixam de ser capazes de realizar a sua função vital. Esta degradação afeta a saúde de muitos tecidos, incluindo os músculos, que enfraquecem gradualmente.

Pensa-se que a acumulação de mitocôndrias disfuncionais pode desempenhar um papel em doenças do envelhecimento, como Parkinson.

No entanto, os cientistas identificaram uma molécula que, por si só, conseguiu restabelecer a capacidade da célula de reciclar os componentes das mitocôndrias defeituosas: urolithin A.

“É a única molécula conhecida que pode relançar o processo de limpeza mitocondrial“, disse Patrick Aebischer, investigador da EPFL e coautor do estudo. “É uma substância completamente natural, e seu efeito é poderoso e mensurável”, afirma.

A equipa começou por testar a sua hipótese no verme C. elegans, uma das cobaias favoritas entre os especialistas em envelhecimento, já que com 8 a 10 dias já é considerado idoso.

A vida útil dos vermes expostos À molécula urolithin A aumentou mais de 45% em comparação com o grupo de controlo.

Estes resultados encorajadores, publicados na Nature Medicine, levaram a equipa a testar a molécula em animais que têm mais características em comum com os humanos: os roedores.

Assim como aconteceu com o C. elegans, os ratos mais velhos, com cerca de dois anos de idade, mostraram 42% melhor resistência do que ratos igualmente velhos no grupo de controlo.

É importante notar que a fruta não contém em si a molécula milagrosa, mas sim o seu precursor. A molécula precisa ser convertida em urolithin A pelos micróbios que habitam o intestino.

Devido a isso, a quantidade de urolithin A produzida no organismo pode variar bastante, dependendo da espécie animal e da flora microbial presente no intestino – e há indivíduos não produzem nada.

Os cientistas, no entanto, já começaram a trabalhar numa solução e fundaram a spin-off Amazentis a fim de desenvolver um método que forneça doses já calibradas de urolithin A.

A empresa está atualmente a realizar os primeiros testes clínicos em humanos em hospitais europeus, e tudo indica que possamos ter no futuro um medicamento antienvelhecimento com este componente.

De acordo com Johan Auwerx, coautor do estudo, será surpreendente se a molécula urolithin A não se mostrar eficaz em seres humanos.

“Espécies que são evolutivamente muito distantes, como vermes e ratos, reagiram à mesma substância da mesma forma. Trata-se de uma boa indicação de que estamos a falar de um mecanismo essencial nos organismos vivos”, afirma.

A função da urolithin A é o resultado de dezenas de milhões de anos de evolução paralela entre plantas, bactérias e animais.

De acordo com Chris Rinsch, coautor do estudo e CEO da Amazentis, este processo evolutivo explica a eficácia da molécula.

“Precursores para a urolithin A são encontrados não apenas nas romãs, mas também em pequenas quantidades em algumas nozes e bagas. No entanto, para que seja produzida, as bactérias devem ser capazes de processar o que estamos a comer. Quando, através de digestão, uma substância que é um benefício para nós é produzida, a seleção natural favorece tanto as bactérias envolvidas quanto o seu hospedeiro”.

Se os testes correrem conforme previsto, os cientistas podem criar um tratamento que combate a degeneração muscular que ocorre com a idade, e possivelmente também neutralizar outros efeitos do envelhecimento.

HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. e tem outros beneficios que ainda nao se sabe ,os antigos ja o sabiam , o fruto vermelho dos antigos escritos era a roma ! o tal fruto do pecado ,e alguns concluiram erradamente que seria a maça

RESPONDER

Confrontos na Catalunha. PSOE desce e extrema-direita sobe nas intenções de voto

Segundo uma sondagem para o espanhol El Mundo, os socialistas ficariam com 121 deputados e 27% dos votos. O PP cresce e o Vox pode passar a terceira força política. De acordo com uma sondagem publicada …

Hackers bloquearam mais de 30 organismos públicos em 2019

Desde o início deste ano, mais de 30 organismos públicos foram alvo de ataques informáticos, escreve o Jornal de Notícias esta terça-feira. De acordo com o diário, os hackers atacam sistemas informáticos de câmaras municipais, juntas de …

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …