/

Investigadores descobrem elixir da juventude em hormonas sexuais

Investigadores nos EUA e no Brasil descobriram um segredo que atrasa o envelhecimento e está relacionado com as hormonas sexuais, que podem estimular a produção de uma enzima encontrada em forma natural no corpo humano.

A equipa de cientistas brasileiros e norte-americanos usou uma hormona sexual sintética para estimular a produção da enzima telomerase, capaz de fazer retroceder o processo de envelhecimento e é chamada de “elixir celular da juventude“.

Num embrião onde o tecido ainda está em fase de formação, a telomerase é expressa praticamente todas as células. Depois desse período, somente as células que se dividem permanentemente, como por exemplo as células-tronco que produzem o sangue, continuam produzindo a telomerase.

“Cada vez que uma célula se divide, seus telómeros ficam mais curtos. A dada altura, a célula não se pode replicar mais e morre ou envelhece. Contudo, a telomerase pode manter o comprimento dos telómeros intacto, mesmo depois da divisão da célula”, descreve Rodrigo Calado, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) e investigador do Centro para a Terapia Celular (CTC).

De acordo com o cientista, algumas células evitam o envelhecimento usando a telomerase para estender seus telómeros através da adição de sequências de ADN mantendo a sua capacidade de se multiplicarem e “permanecerem jovens”.

A deficiência de telomerase pode causar doenças do sangue, tais como a anemia aplástica. Numa pesquisa recente, cientistas trataram 27 pacientes com doenças dos telómeros com um esteroide chamado Danazol, uma hormona masculina sintética que provoca o alongamento dos telómeros.

“A última pesquisa foi realizada para verificar se o efeito que observamos no laboratório também ocorria nos seres humanos, e os resultados indicam que sim”, disse o professor.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista New England Journal of Medicine.

ZAP / SN

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.