Investigadores criam teia de aranha capaz de curar feridas

Após cinco anos de trabalho, cientistas do Reino Unido descobriram como criar teias de aranha sintéticas capazes de possuir propriedades antibióticas, que podem ajudar a cicatrizar feridas com um risco diminuído de infeção.

A utilização de teias de aranha que funcionem como biomaterial sustentável é, atualmente, uma área de grande interesse, devido à sua força, dureza, biocompatibilidade e biodegradabilidade.

Agora, os cientistas conseguiram uma conjugação química específica que confere às teias de aranha propriedades antibióticas. O novo material foi desenvolvido com recurso à bactéria E. coli e moléculas capazes de unir outras substâncias que permitem um curativo mais eficaz.

A equipa de investigação explica que a utilização de teias de aranha como curativos para feridas remonta aos tempos da Grécia e Roma antigas, onde estas eram usadas como materiais para curar ferimentos de soldados. A equipa usou esta ideia e, através de novas tecnologias, modernizou-a.

Após conseguirem sintetizar as teias a partir da bactéria E. coli, os especialistas descobriram que podiam cobri-las com o antibiótico levofloxacina, um fármaco utilizado no tratamento de infecções bacterianas.

Segundo o estudo publicado na Advanced Materials, as moléculas são colocadas dentro de uma solução de seda sintetizada, antes de as proteínas formarem os cordões finais. Depois, dá-se o arranjo proteico que origina os cordões de seda com as propriedades físicas e químicas desejadas.

Esta investigação permite uma criação rápida de estruturas de seda biocompatíveis, que poderão ser particularmente úteis no campo da engenharia de tecidos e na biomedicina, não só como base de biomateriais para a matriz celular, mas também como curativos avançados de feridas.

ZAP // Shifter

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O meu pai que nasceu em 1920,dizia que o professor quando rachava a cabeça a algum aluno com a cana da india,prourava nos cantos da sala as tais teias de aranho para vedar o sangue,da fúria do Zé Mau.

RESPONDER

Os Simpsons podem ter previsto o surto do novo coronavírus da China

A série de televisão animada "Os Simpsons" é conhecida por ter feito profecias que, com o passar do tempo, se tornaram mesmo realidade. Agora, os fãs do programa parecem ter encontrado um episódio que prediz …

Identificada nova espécie de dinossauro que viveu há mais de 150 milhões de anos

Paleontólogos identificaram, nos Estados Unidos, uma nova espécie de dinossauro do género dos alossauros, que viveu há mais de 150 milhões de anos. A espécie, que tem o nome de Allosaurus jimmadseni, foi identificada a partir …

Escorpião com 436 milhões de anos foi dos primeiros animais a pisar a Terra

Cientistas descobriram um escorpião com 436 milhões de anos que terá sido um dos primeiros animais da Terra a migrar dos habitats aquáticos para os terrestres. Foram encontrados dois fósseis da espécie num antigo mar tropical …

Bruno de Carvalho disposto a liderar SAD do Sporting com Varandas

O ex-presidente do Sporting admitiu, esta sexta-feira, estar disposto a liderar a SAD do clube, mesmo com Frederico Varandas como presidente. No seu comentário semanal na Rádio Estádio, Bruno de Carvalho disse estar disposto a regressar …

A Inteligência Artificial teria resolvido o mistério da fuga de Alcatraz

Um programa de Inteligência Artificial (IA) poderia ter resolvido o mistério da fuga dos irmãos irmãos John e Clarence Anglin e Frank Morris da prisão de Alcatraz, que foi considerada uma das mais seguras dos …

Mais de 30 militares dos EUA ficaram com lesões cerebrais após ataque iraniano

Mais de 30 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque iraniano na base militar de Ain al-Assad, no Iraque. 34 militares norte-americanos ficaram com lesões cerebrais traumáticas na sequência do ataque levado …

Homem que torturou suspeitos de planear o 11 de setembro diz que o voltaria a fazer

James Mitchell torturou os cinco suspeitos de terem planeado o ataque de 11 de setembro de 2001. Em tribunal, disse que não tem remorsos e que o voltaria a fazer. James Mitchell foi o psicólogo responsável …

Belenenses e Belenenses SAD chegam a acordo para suspender ações judiciais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta sexta-feira, que foi alcançada uma suspensão das ações judiciais entre o Belenenses e a Belenenses SAD. Em comunicado publicado na sua página oficial, a FPF informou que o …

Amazon quer que os clientes paguem com as mãos

A gigante tecnológica Amazon quer que os  clientes comprem e efetuem o pagamento com um aceno da mão em vez de passar um cartão numa máquina. De acordo com o Wall Street Journal, que cita fontes …

59 autarcas constituídos arguidos na Operação Éter

O Ministério Público constituiu 74 arguidos, 59 dos quais autarcas e ex-autarcas de 47 câmaras do Norte e Centro, no processo da investigação às Lojas Interativas da Turismo do Porto e Norte, realizada no âmbito …