Investigadores criam sistema eficiente de detecção automática de peões

Statistical Visual Computing Lab, UC San Diego

-

Para que os carros autónomos possam circular nas estradas em segurança, é essencial que consigam ver os peões. Investigadores criaram um novo algoritmo que consegue fazer isso com metade dos erros dos sistemas utilizados actualmente.

Muitos carros actuais já têm sistemas que conseguem identificar peões, mas a tarefa de os identificar não é nada fácil.

Bastará imaginar que estes sistemas têm que identificar pessoas de diferentes dimensões, a diferentes distâncias, em andamento e paradas, sozinhas ou em multidões, parcialmente obstruídas por veículos ou outros objectos, com roupas de todas as cores e feitios imagináveis, e em locais que serão também completamente imprevisíveis.

Ainda assim, os sistemas actuais fazem isto por pura força bruta, procurando por elementos característicos de “pessoas” em toda a imagem – ou pouco ao estilo do que uma câmara digital faz para detectar o rosto de uma pessoa.

Mas agora uma equipa da Universidade da Califórnia diz ter criado um novo sistema mais eficiente, capaz de detectar pessoas com muito mais qualidade, e dando uso à tecnologia da moda: o deep learning.

O Deep Learning é um sistema de inteligência artificial cujas capacidades incluem a detecção de objectos numa imagem, bastando para isso dar-lhe milhares (ou milhões) de imagens de exemplo, para que ele “aprenda”.

O problema é que este sistema é bastante complexo e exige hardware bastante potente para funcionar a velocidades apropriadas para um veículos em movimento.

Assim, a solução foi criar um sistema misto, onde primeiro se faz uma análise mais grosseira que determinará quais as zonas da estrada que se pode descartar com segurança (céu, edifícios, etc.) e depois aplicar o reconhecimento apenas às áreas onde potencialmente poderão existir peões.

Desta forma, o sistema pode funcionar a velocidades bastante mais rápidas – e eventualmente ser aproveitado pelos fabricantes de carros autónomos.

Aberto até de Madrugada

PARTILHAR

RESPONDER

Costa promete apresentar medidas para conter preço dos combustíveis esta semana

O primeiro-ministro garantiu, esta quarta-feira, que o Governo vai apresentar até ao final da semana um conjunto de medidas para enfrentar a crise dos combustíveis. Num debate na Assembleia da República sobre a reunião do Conselho …

Fesap junta-se à Frente Comum e anuncia greve para 12 de novembro

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap), da UGT, anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar para a greve no dia 12 de novembro, fazendo coincidir o protesto com a paralisação nacional já marcada pela …

Patrões acusam Governo de usar a concertação social para viabilizar o Orçamento

Os patrões veem as alterações à lei laboral como uma estratégia do Governo para aprovar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), enquanto as centrais sindicais consideraram estas mudanças insuficientes. As alterações à legislação laboral não …

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …