Investigadores brasileiros inventam película de plástico comestível

Flavio Ubiali / Embrapa

-

Investigadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, desenvolveram uma película de plástico comestível que pode ser produzida a partir de alimentos como o espinafre, mamão, goiaba e tomate.

As características do produto, como a resistência, textura e capacidade de protecção, no entanto, são muito similares às de uma película plástica convencional.

A investigação, desenvolvida pela AgroNano, a Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio da Embrapa, foi coordenada pelos cientistas Luiz Henrique Capparelli Mattoso e José Manoel Marconcini.

“É um método de processamento de alimentos sob a forma de uma película, mas com características semelhantes às películas convencionais, seja a diminuição da passagem de gases ou do contato com outros organismos”, diz Cauê Ribeiro, director da AgroNano.

“É um material que impede que se entre em contacto directo com o alimento”, destaca Cauê Ribeiro, citado pela Agência Brasil.

Entre as possibilidades imaginadas pela equipa da Embrapa para aplicar a nova tecnologia, contam-se aves envolvidas em sacos já com o tempero na sua composição, pacotes de sopa que se dissolvem com o seu conteúdo em água a ferver, goiabada vendida em plástico feito de goiaba ou sushi envolvido em película comestível feita com as tradicionais algas.

Os alimentos usados como matéria-prima da película passam por um processo de liofilização, um tipo de desidratação em que, após o congelamento do alimento, toda a água contida passa directamente ao gasoso, sem passar pela fase líquida.

O resultado é um alimento completamente desidratado, mas com propriedades nutritivas.

O processo pode ser aplicado aos mais diferentes alimentos: frutas, verduras, legumes e até alguns tipos de temperos.

Os investigadores adicionaram à película um composto, a quitosana, um polissacarídeo contido na carapaça do caranguejo, com propriedades bactericidas, o que permite aumentar o tempo de armazenamento dos alimentos.

Além destas aplicações, a nova película de plástico que se come tem ainda como grande vantagem não deixar resíduos. O ambiente agradece.

Agência Brasil

RESPONDER

Antigos romanos de Pompeia podem ter morrido envenenados pela água

Uma análise química feita a um cano de água do abastecimento da antiga cidade romana de Pompeia detectou a presença de antimónio em altas concentrações, o que leva os investigadores a concluir que os habitantes …

Pais da portuguesa desaparecida em Barcelona chamados a verificar identidade

Os pais da jovem portuguesa dada como desaparecida em Barcelona esta quinta-feira foram chamados pelas autoridades espanholas para verificarem a identidade de uma das vítimas no Instituto Forense, disse à Lusa o secretário de Estado …

Negócio de bunkers em crescimento devido à tensão com a Coreia do Norte

O aumento da tensão com a Coreia do Norte fez crescer o interesse pelos abrigos nucleares subterrâneos e em reforçar os protocolos de segurança na costa oeste dos Estados Unidos, a mais próxima de Pyongyang …

Adolescente convence presidente de Câmara a obrigar casas a ter painéis solares

Delaney Reynolds, adolescente norte-americana com 16 anos, conseguiu convencer o presidente da Câmara de South Florida a instalar painéis solares ou telhados verdes em todas as casas do Estado. A jovem adolescente ouviu falar na lei …

Matou-os a (quase) todos: quatro dos cinco terroristas foram mortos pela mesma agente

Podia ser apenas um filme de ação, mas aconteceu mesmo: sem olhar a medos, uma agente da polícia catalã disparou contra os atacantes quando estes se dirigiam a ela de facas, machados, machetes, cutelos e …

Serviços Secretos investigam senadora que "esperava que Trump fosse assassinado"

A senadora de Estado do Missouri, Maria Chappelle-Nadal, está a ser investigada pelos serviços secretos norte-americanos, depois de ter publicado um comentário no Facebook onde dizia que esperava que Donald Trump fosse assassinado. Segundo o St. …

Polícia detém suspeito de esfaqueamento em massa na Finlândia

A polícia finlandesa disparou sobre o suspeito que terá esfaqueado várias pessoas na cidade de Turku. Foi feita uma detenção. Há dois mortos e seis feridos. A polícia finlandesa abateu um homem suspeito de ter esfaqueado …

Terroristas de Barcelona preparavam grande atentado (mas a bomba explodiu em casa)

Os autores dos atentados de Barcelona e Cambrils, que provocaram pelo menos 14 mortos e 135 feridos, estavam a preparar uma ação de "grande envergadura", afirmou hoje em conferência de imprensa o porta-voz da polícia …

Greve dos SEF pode afetar 30 mil passageiros e 85 voos

A greve dos inspetores dos Serviços de Estrangeiros e Fronteiras que está marcada para os dias 24 e 25 - quinta e sexta-feira - da próxima semana, pode deixar em terra até 30 mil passageiros …

André Ventura defende prisão perpétua e trabalho obrigatório para os presos

André Ventura, o polémico candidato do PSD à Câmara Municipal de Loures, confessa-se "um defensor acérrimo da prisão perpétua" e diz que "o trabalho em prol da sociedade deve ser uma obrigação dos presos". Ideias defendidas …