Investigadores brasileiros inventam película de plástico comestível

Flavio Ubiali / Embrapa

-

Investigadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, desenvolveram uma película de plástico comestível que pode ser produzida a partir de alimentos como o espinafre, mamão, goiaba e tomate.

As características do produto, como a resistência, textura e capacidade de protecção, no entanto, são muito similares às de uma película plástica convencional.

A investigação, desenvolvida pela AgroNano, a Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio da Embrapa, foi coordenada pelos cientistas Luiz Henrique Capparelli Mattoso e José Manoel Marconcini.

“É um método de processamento de alimentos sob a forma de uma película, mas com características semelhantes às películas convencionais, seja a diminuição da passagem de gases ou do contato com outros organismos”, diz Cauê Ribeiro, director da AgroNano.

“É um material que impede que se entre em contacto directo com o alimento”, destaca Cauê Ribeiro, citado pela Agência Brasil.

Entre as possibilidades imaginadas pela equipa da Embrapa para aplicar a nova tecnologia, contam-se aves envolvidas em sacos já com o tempero na sua composição, pacotes de sopa que se dissolvem com o seu conteúdo em água a ferver, goiabada vendida em plástico feito de goiaba ou sushi envolvido em película comestível feita com as tradicionais algas.

Os alimentos usados como matéria-prima da película passam por um processo de liofilização, um tipo de desidratação em que, após o congelamento do alimento, toda a água contida passa directamente ao gasoso, sem passar pela fase líquida.

O resultado é um alimento completamente desidratado, mas com propriedades nutritivas.

O processo pode ser aplicado aos mais diferentes alimentos: frutas, verduras, legumes e até alguns tipos de temperos.

Os investigadores adicionaram à película um composto, a quitosana, um polissacarídeo contido na carapaça do caranguejo, com propriedades bactericidas, o que permite aumentar o tempo de armazenamento dos alimentos.

Além destas aplicações, a nova película de plástico que se come tem ainda como grande vantagem não deixar resíduos. O ambiente agradece.

Agência Brasil

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …