Investigadores brasileiros inventam película de plástico comestível

Flavio Ubiali / Embrapa

-

Investigadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa, desenvolveram uma película de plástico comestível que pode ser produzida a partir de alimentos como o espinafre, mamão, goiaba e tomate.

As características do produto, como a resistência, textura e capacidade de protecção, no entanto, são muito similares às de uma película plástica convencional.

A investigação, desenvolvida pela AgroNano, a Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio da Embrapa, foi coordenada pelos cientistas Luiz Henrique Capparelli Mattoso e José Manoel Marconcini.

“É um método de processamento de alimentos sob a forma de uma película, mas com características semelhantes às películas convencionais, seja a diminuição da passagem de gases ou do contato com outros organismos”, diz Cauê Ribeiro, director da AgroNano.

“É um material que impede que se entre em contacto directo com o alimento”, destaca Cauê Ribeiro, citado pela Agência Brasil.

Entre as possibilidades imaginadas pela equipa da Embrapa para aplicar a nova tecnologia, contam-se aves envolvidas em sacos já com o tempero na sua composição, pacotes de sopa que se dissolvem com o seu conteúdo em água a ferver, goiabada vendida em plástico feito de goiaba ou sushi envolvido em película comestível feita com as tradicionais algas.

Os alimentos usados como matéria-prima da película passam por um processo de liofilização, um tipo de desidratação em que, após o congelamento do alimento, toda a água contida passa directamente ao gasoso, sem passar pela fase líquida.

O resultado é um alimento completamente desidratado, mas com propriedades nutritivas.

O processo pode ser aplicado aos mais diferentes alimentos: frutas, verduras, legumes e até alguns tipos de temperos.

Os investigadores adicionaram à película um composto, a quitosana, um polissacarídeo contido na carapaça do caranguejo, com propriedades bactericidas, o que permite aumentar o tempo de armazenamento dos alimentos.

Além destas aplicações, a nova película de plástico que se come tem ainda como grande vantagem não deixar resíduos. O ambiente agradece.

Agência Brasil

RESPONDER

Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha

A vice-presidente do Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas. "Carles Puigdemont …

Armamento roubado em Tancos encontrado na Chamusca

A Polícia Judiciária Militar informou, esta quarta-feira, que encontrou na zona da Chamusca, distrito de Santarém, o material de guerra roubado dos Paióis Nacionais de Tancos. Segundo o Público, a Polícia Judiciária Militar (PJM) fez uma …

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com …

Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores. A ligação entre o açúcar e …

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

António Costa aceitou esta quarta-feira a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Constança Urbano de Sousa apresentou na noite desta terça-feira a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota …

Os africanos tiveram antepassados de pele clara

Segundo um novo estudo, as teorias científicas que diziam que os hominídeos só começaram a ter pele clara quando saíram de África estão erradas. Uma equipa de geneticistas da Universidade da Pensilvânia, em Filadélfia, nos EUA, …

Misteriosos "portões" antigos descobertos na Arábia Saudita

A descoberta de 400 estruturas de pedra antigas, na Arábia Saudita, está a intrigar os arqueólogos que ainda não conseguiram determinar de quando datam, nem para que foram construídas ou que fim tiveram. Estas estruturas de …

Propulsor elétrico da NASA bate recordes e pode levar-nos a Marte

Um propulsor que está a ser desenvolvido para uma futura missão da NASA para Marte quebrou vários recordes durante os testes, sugerindo que a tecnologia está no caminho para levar os humanos ao planeta vermelho …

Marcelo dá "última oportunidade" a Costa (com peso na consciência e no mandato)

Naquele que já foi considerado o discurso mais duro do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa ameaçou "usar todos os poderes" contra a "fragilidade do Estado". Em Oliveira do Hospital, local que escolheu para …

#MeToo: a hashtag que está a mostrar a magnitude do assédio sexual

Mais de 200 mil pessoas já partilharam a hashtag "Me too" ("eu também" em inglês) para mostrar a magnitude do assédio sexual, um problema que tem feito correr muita tinta nos últimos dias devido às …