Intervenção médica usada em prematuros é, afinal, contraproducente

Um estudo recente acaba de chegar à conclusão de que os bebés prematuros com deficiência de plaquetas beneficiam mais se não receberem transfusões.

É uma conclusão contra-intuitiva: afinal, os bebés nascidos antes das 37 semanas de gestação com deficiência de plaquetas, que são essenciais ao processo de coagulação, beneficiam mais se não receberem transfusões.

Segundo explica a Visão, a falta de plaquetas pode provocar hemorragias com consequências muito graves. No entanto, ao contrário do que se pensava, a solução não passa pelas transfusões.

Aliás, a administração deste componente no sangue deve ser apenas um recurso para o bebés com os casos mais graves de trombocitopenia – a redução da contagem de plaquetas. Esta abordagem teve resultados surpreendentes ao revelar-se capaz de evitar a morte ou hemorragias graves em sete em cada 100 prematuros com falta de trombócitos.

A investigação, levada a cabo no Reino Unido, envolveu 43 unidades pediátricas e neonatais do Reino Unido, Irlanda e Holanda. Os investigadores acompanharam 660 bebés prematuros durante seis anos. Os bebés, nascidos com menos de 34 semanas de gestação, tinham uma baixa contagem de plaquetas, o que faz deste estudo, segundo o Serviço Nacional de Saúde britânico, o maior sobre este tema até à data.

Num bebé saudável contam-se, geralmente, mais de 150 mil plaquetas por microlitro de sangue. No entanto, os bebés que foram alvo de análise neste estudo apresentavam uma contagem inferior a 100.

Os bebés que apresentavam uma contagem inferior a 50, eram colocados aleatoriamente num de dois grupos: um que recebia de imediato uma transfusão e outro que só a recebia quando a contagem baixasse das 25.

“A nossa descoberta tem grandes implicações na forma como os neonatologistas usam as transfusões de plaquetas em bebés prematuros com poucas plaquetas”, afirmou o cientista Simon Stanworth, da Universidade de Oxford, e um dos envolvidos na investigação.

Embora seja frequente os médicos administrarem plaquetas a bebés com baixas contagens e sem sinais de hemorragias, só para prevenir, ainda não era claro a partir de que nível de plaquetas devia ser aplicado este procedimento, conhecido como transfusão profilática.

O estudo foi publicado no início deste mês no New England Journal of Medicine.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …