/

InterRail grátis está de volta (e há 60 mil bilhetes para viajar pela Europa de comboio)

Após a paragem forçada devido à covid-19, o InterRail grátis está de volta e há 60 mil bilhetes para oferecer a jovens dos 18 aos 20 anos. As candidaturas arrancam nesta terça-feira.

Os jovens europeus interessados em viajar de comboio pela Europa, com um bilhete pago pela União Europeia (UE), podem candidatar-se aqui até ao dia 26 de Outubro.

Os candidatos têm de ter a nacionalidade de um dos Estados-membros da União Europeia e de “ter nascido entre 1 de Julho de 2001 (inclusive) e 31 de Dezembro de 2003 (inclusive)”, anuncia-se no site da iniciativa.

Apesar do Brexit, a título excepcional, “os nacionais do Reino Unido continuam a poder participar nesta fase”, aponta-se ainda.

Os jovens podem viajar sozinhos ou em grupo, “com até mais quatro amigos, desde que estes satisfaçam os critérios de admissão indicados”, explicam ainda os responsáveis do projecto.

Os amigos que quiserem viajar juntos devem indicar o “código de candidatura quando enviarem a sua própria candidatura”, explica-se ainda no site.

Os candidatos seleccionados vão poder viajar durante 30 dias, no máximo, entre 1 de Março de 2022 e 28 de Fevereiro de 2023.

Este InterRail grátis insere-se no projecto DiscoverEU que nasceu em 2016 pelas mãos do presidente do grupo parlamentar dos Assuntos Europeus, o alemão Manfred Weber.

O projecto foi aprovado em 2017 e arrancou oficialmente em 2018 até que a pandemia levou à sua suspensão.

Agora, está de volta e alarga o leque de jovens abrangidos dos 18 aos 20 anos, para beneficiar os que não puderam aderir por causa da pandemia.

Através da “liberdade de circulação em toda a UE”, o DiscoverEU pretende oferecer aos jovens a possibilidade de “descobrir a diversidade da Europa, aprofundar os conhecimentos sobre o património cultural e a história europeus e conhecer pessoas de todo o continente”.

Além disso, “os jovens podem desenvolver competências essenciais para o seu futuro, como a independência, a confiança e a abertura a outras culturas”, aponta-se ainda no site do projecto.

Desde o seu arranque, “quase 70.000 jovens” já participaram na iniciativa, segundo os responsáveis do DiscoverEU.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.