InterRail grátis está de volta (e há 60 mil bilhetes para viajar pela Europa de comboio)

Após a paragem forçada devido à covid-19, o InterRail grátis está de volta e há 60 mil bilhetes para oferecer a jovens dos 18 aos 20 anos. As candidaturas arrancam nesta terça-feira.

Os jovens europeus interessados em viajar de comboio pela Europa, com um bilhete pago pela União Europeia (UE), podem candidatar-se aqui até ao dia 26 de Outubro.

Os candidatos têm de ter a nacionalidade de um dos Estados-membros da União Europeia e de “ter nascido entre 1 de Julho de 2001 (inclusive) e 31 de Dezembro de 2003 (inclusive)”, anuncia-se no site da iniciativa.

Apesar do Brexit, a título excepcional, “os nacionais do Reino Unido continuam a poder participar nesta fase”, aponta-se ainda.

Os jovens podem viajar sozinhos ou em grupo, “com até mais quatro amigos, desde que estes satisfaçam os critérios de admissão indicados”, explicam ainda os responsáveis do projecto.

Os amigos que quiserem viajar juntos devem indicar o “código de candidatura quando enviarem a sua própria candidatura”, explica-se ainda no site.

Os candidatos seleccionados vão poder viajar durante 30 dias, no máximo, entre 1 de Março de 2022 e 28 de Fevereiro de 2023.

Este InterRail grátis insere-se no projecto DiscoverEU que nasceu em 2016 pelas mãos do presidente do grupo parlamentar dos Assuntos Europeus, o alemão Manfred Weber.

O projecto foi aprovado em 2017 e arrancou oficialmente em 2018 até que a pandemia levou à sua suspensão.

Agora, está de volta e alarga o leque de jovens abrangidos dos 18 aos 20 anos, para beneficiar os que não puderam aderir por causa da pandemia.

Através da “liberdade de circulação em toda a UE”, o DiscoverEU pretende oferecer aos jovens a possibilidade de “descobrir a diversidade da Europa, aprofundar os conhecimentos sobre o património cultural e a história europeus e conhecer pessoas de todo o continente”.

Além disso, “os jovens podem desenvolver competências essenciais para o seu futuro, como a independência, a confiança e a abertura a outras culturas”, aponta-se ainda no site do projecto.

Desde o seu arranque, “quase 70.000 jovens” já participaram na iniciativa, segundo os responsáveis do DiscoverEU.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Rio, presidente do PSD

Rio apresenta recandidatura. "Seria muito prejudicial para o país se o PSD mudasse agora de líder"

O presidente do PSD apresentou, esta sexta-feira, na cidade do Porto, a sua recandidatura à liderança, tendo considerado que "seria muito prejudicial", não só para o país como para o partido, mudar agora de líder. Rui …

"Conquistem a vaga no relvado": aviso à UEFA sobre a nova Liga dos Campeões

Associação das Ligas Europeias contra vagas garantidas para clubes que não terminarem o campeonato nacional num dos primeiros lugares. A reunião da Associação das Ligas Europeias de futebol terminou com o reforço de posições públicas contra …

Bloco diz que as suas nove propostas foram rejeitadas. Governo aponta avanços em sete

O Bloco considerou, esta sexta-feira, que o Governo recusou as suas nove propostas para chegar a acordo no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). O Executivo, por sua vez, considera que há avanços negociais em …

Comissão de inquérito ao Novo Banco. PSD frisa "maioria popular", PS queixa-se de "partidarite"

Os partidos apreciaram, esta sexta-feira, o relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco, aprovado em julho, com o PSD a destacar a "maioria popular" nas conclusões e o PS a criticar a "partidarite" …

"Falta de respeito". Patrões abandonam Concertação Social e pedem audiência a Marcelo

As quatro confederações patronais suspenderam, esta sexta-feira, a sua participação nas reuniões da Concertação Social e decidiram solicitar uma audiência ao Presidente da República, perante a "desconsideração do Governo pelos parceiros sociais" na discussão sobre …

Parlamento aprova diplomas para alargar gratuitidade das creches e "direito ao esquecimento"

O Parlamento aprovou, esta sexta-feira, um projeto-lei para o alargamento da gratuitidade das creches e de soluções equiparadas e ainda um diploma que consagra o "direito ao esquecimento". A Assembleia da República aprovou um projeto-lei do …

Costa está muito empenhado num acordo pelo OE, mas não "a qualquer preço"

O primeiro-ministro disse, esta sexta-feira, que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), mas advertiu que "um acordo não se obtém …

Evergrande escapa por um triz ao default e garante o pagamento de juros de 71.7 milhões de euros

A gigante imobiliária chinesa conseguiu cumprir com o pagamento dos juros no limiar do fim da extensão do prazo. No entanto, persistem os receios sobre a possibilidade da crise na China contagiar a economia mundial. A …

Pessoas a andar na rua em Viena, Áustria

Em caso de apagão geral, Áustria é o primeiro país europeu a ter um Plano B(lackout)

E se houvesse um apagão que afetasse todo o continente europeu? O cenário é o argumento que o Ministério da Defesa austríaco tem usado para enviar um aviso à população desde o início deste mês. A …

Só um terço das empresas em Portugal têm gestores com um curso superior

O estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos refere que este valor é negativo para o país já que a formação superior dos gestores está associada à produtividade e há maior probabilidade da empresa começar …