Interpol emite alerta mundial sobre comprimido para dietas potencialmente mortal

A Interpol emitiu hoje um alerta mundial sobre um produto de dieta, também conhecido no universo do culturismo, que causou a morte de uma mulher no Reino Unido e graves problemas de saúde a um cidadão francês.

“Um alerta mundial foi emitido pela Interpol sobre o 2,4-dinitrofenol (DNP), uma substância ilícita e potencialmente mortal utilizada como produto de dieta e de ajuda ao desenvolvimento de músculos”, anunciou a organização internacional de cooperação policial em comunicado.

Trata-se de um “alerta laranja”, destinado a alertar a polícia, os organismos públicos e as organizações internacionais, na sequência “da morte de uma mulher no Reino Unido e de um francês ter ficado gravemente doente após ter consumido esta substância”.

Habitualmente vendido sob a forma de um pó amarelo ou em cápsulas, o DNP encontra-se igualmente em creme, fazendo ainda parte da composição de alguns explosivos.

Os riscos ligados à sua utilização são aumentados pelas suas condições de fabrico ilegais, segundo a Interpol.

É produzido em laboratórios clandestinos “que não aplicam quaisquer normas de higiene”, expondo “os consumidores a um risco acrescido de ‘overdose’ devido à sua falta de competências especializadas”, adverte a Interpol.

Nos anos 1930, o DNP era utilizado para estimular o metabolismo e ajudar à perda de peso, mas foi retirado do mercado depois de ter causado várias mortes.

Divulgado a pedido do Departamento Central de Luta contra os Atentados ao Ambiente e à Saúde Pública (OCLAESP), do Ministério do Interior francês, o alerta foi difundido nos 190 países membros da Interpol.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.