//

Pais, mães e avós por um minuto. Internautas fingem ser entes queridos ausentes

Na rede social Reddit, há internautas que fingem ser entes queridos ausentes das vidas das pessoas. Uma espécie de faz-de-conta que procura preencher um vazio em quem não tem a oportunidade de falar com alguém especial.

Há um pouco de tudo no subreddit r/MomForAMinute, que se pode traduzir por “Mãe Por Um Minuto”.

Esta iniciativa funciona da seguinte forma: as pessoas publicam pensamentos que não podem ou não querem partilhar com as suas mães verdadeiras, e estranhos respondem com conselhos ou afirmações, tal como se fossem a mãe da pessoa. Seja por morte do parente ou uma simples desavença, a comunidade já abrange 140 mil pessoas, que procuram ou dão apoio.

Laura é o nome fictício de uma jovem na casa dos 20 anos, que diariamente faz publicações como se tratasse de uma mãe de 60 anos, conta o portal OneZero.

“Eu lembro-me de te contar piadas quando eras pequena, apenas para ouvir as tuas lindas gargalhadas. Amo-te, querida“, escreveu Laura numa das suas publicações. “Falo contigo mais tarde. Eu também te amo, mamã”, respondeu uma conta anónima aleatória.

O r/MomForAMinute não é o único fórum deste género no Reddit. Há ainda o r/PepTalksWithPops e r/DadForAMinute, que se baseiam no mesmo princípio, mas na voz de um pai.

“Podem passar-se dez anos desde que os seus pais morreram, mas quando as pessoas realmente querem dizer ‘Estou com saudades, mãe’, eles têm um fórum para fazer isso”, diz Debra Bassett, investigadora da Universidade de Warwick, especializada em morte e vida após a morte virtual.

“Eles sabem que estas pessoas não são os seus pais, mas ainda querem que alguém diga o quanto estão orgulhosos deles. Isto pode ser catártico”, acrescenta a socióloga.

Neste Natal, muitas pessoas vão estar isoladas das suas famílias devido à pandemia de covid-19. Muitas das pessoas que estão no r/MomForAMinute vão passar este período sozinhas, mas muitas mensagens de Natal já estão inundar o fórum.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.