Inter vai pagar para Rodinei jogar no “jogo do título”

(dr) SC Internacional

Rodinei com a camisola do Internacional de Porto Alegre.

Internacional e Flamengo vão disputar uma autêntica final do Brasileirão neste domingo. Há um caso curioso no plantel do Internacional chamado Rodinei.

Jorge Jesus saiu mas o Flamengo pode ser campeão nacional pela segunda época consecutiva. O bis na Libertadores ficou longe – o Flamengo foi afastado ainda nos oitavos de final – mas a nível interno pode surgir o bicampeonato, no Brasileirão.

O sucessor do treinador do Benfica, Domènec Torrent, não conseguiu ficar no cargo durante muito tempo e em novembro chegou uma figura do São Paulo, Rogério Ceni. O antigo guarda-redes não começou bem mas estabilizou as exibições e os resultados, levando os cariocas ao segundo lugar, a somente duas jornadas do final do campeonato.

O Internacional de Porto Alegre lidera o Brasileirão com 69 pontos; o Flamengo tem 68 pontos. E o calendário vai juntar, na penúltima jornada, Flamengo e Internacional. O Maracanã vai receber neste domingo um verdadeiro “jogo do título”, entre duas das três equipas que podem ser campeãs – o São Paulo soma 62 pontos mas ainda vai jogar três vezes.

Rodinei vai estar em campo?

Um ponto separa as duas equipas e há outro ponto que separa as duas formações: o caso curioso no plantel do Internacional chamado Rodinei.

O lateral-direito é titular habitual no líder do Brasileirão e, naturalmente, será opção de Abel Braga para o onze inicial diante do Flamengo. No entanto, há um pormenor: Rodinei é jogador… do Flamengo, que cedeu o lateral ao Internacional no final de 2019, quando Jesus ainda morava no Rio de Janeiro.

Rodinei pode jogar contra o Flamengo; mas o contrato de empréstimo prevê uma espécie de indemnização. Caso o atleta entre em campo no próximo domingo, o Inter vai pagar ao Flamengo 1 milhão de reais, ou seja, cerca de 150 mil euros.

Informa a Globo que a decisão do Internacional não será divulgada publicamente até ao anúncio oficial das equipas, pouco antes de o jogo do título começar. No entanto, e devido à qualidade e à importância do jogador na equipa, Rodinei deverá mesmo jogar. O treinador Abel Braga disse inclusive, após a última partida, que seu jogador pode chegar à seleção nacional brasileira.

Além disso, há duas baixas entre a lista de defesas do plantel: o lesionado Rodrigo Moledo e o suspenso Víctor Cuesta, o que aumenta a probabilidade de Rodinei ser titular.

Contas para fazer

A direção do Internacional estará disposta a pagar o que está previsto no contrato de empréstimo mas as contas do clube de Porto Alegre não andam muito famosas: há apenas cinco meses, em setembro do ano passado, as contas apresentaram prejuízos de 70 milhões de reais, mais de 10.5 milhões de euros.

Claro que, para ajudar a ser campeão, vale a pena pagar 150 mil euros. No entanto, a tabela oficial de prémios do Brasileirão mostra que a Confederação Brasileira de Futebol pagará 3.78 milhões de euros ao campeão e 3.58 milhões de euros ao vice-campeão.

Ou seja, financeiramente, a diferença entre ficar no primeiro lugar e no segundo lugar é de cerca de 200 mil euros – pouco mais do que 150 mil euros.

No meio de tantas contas, as contas do título para o Internacional são simples: se derrotar o Flamengo, é campeão.

A partir das 19 horas de domingo, a resposta começará a surgir.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …

Autoeuropa retoma hoje produção após paragem face à crise dos semicondutores

Falta de semicondutores tem sido uma constante, apesar da melhora da situação pandémica, face ao atraso dos países asiáticos no que concerne à vacinação, o que obriga à paragem das fábricas responsáveis pelo fabrico das …

Os smartphones avariam mal acaba a garantia? Portugal e a UE estão a lutar contra a obsolescência programada

As empresas criam os telemóveis para avariarem pouco depois de acabar a garantia - mas a União Europeia e várias associações estão a lutar contra o desperdício e a tentar proteger os direitos do consumidor. É …

Lava do vulcão de La Palma está a escorrer em direção ao mar aumentando o risco de gases tóxicos

O vulcão Cumbre Vieja na ilha de La Palma, nas Canárias, que entrou em erupção no domingo, tem uma nova boca eruptiva, o que obrigou a evacuar mais habitações, informaram as autoridades. De acordo como Plano …

Adesão ao IVAucher quase duplicou no último mês - mas restauração quer mais medidas

No último mês, quase duplicou o número de contribuintes que se inscreveu no programa que permitirá rebater os descontos acumulados no âmbito da iniciativa IVAucher. De acordo com o Jornal de Notícias, a 23 de agosto, …

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos culpa Rússia pelo assassinato de Alexander Litvinenko

Decisão remonta ao incidente de novembro de 2006, que ocorreu num hotel londrino, seis anos após o dissidente político se ter mudado para o Reino Unido, precisamente para fugir às ameaças do regime de Vladimir …

"Tratam-nos assim por causa da cor da nossa pele". Polícias nos EUA filmados a chicotear migrantes

Fotos e vídeos mostram polícias na fronteira a carregar contra migrantes e a usar objectos semelhantes a chicotes. A Casa Branca já condenou a situação e promete que vai investigar o sucedido. Pareciam imagens do tempo …

Benfica: a principal ameaça na Liga dos Campeões será Darwin

Pelo menos é a visão catalã. Benfica é o próximo adversário do Barcelona. Mais um jogo, mais uma vitória. O Benfica só sabe ganhar no campeonato português, para já, e na noite passada venceu em casa …