Inter 1-0 Porto | Só expulsão de Otávio derruba dragão

Matteo Bazzi / EPA

O Porto parte para a segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões em desvantagem perante o Inter.

Em jogo disputado em San Siro, com poucos momentos de verdadeiro bom futebol, os transalpinos venceram por 1-0, golo de Lukaku perto do fim, beneficiando da expulsão – a primeira da carreira – de Otávio, por duplo amarelo, poucos minutos antes.

Até lá, apesar do natural ascendente dos “nerazzurri”, os portistas criaram muitas e boas oportunidades e mostraram que este Inter está perfeitamente ao alcance dos campeões nacionais.

Já vimos primeiras metades melhores, em especial na Liga dos Campeões. Num jogo de luta e tentativa de controlo do jogo a meio-campo, muito tático, o Inter assumiu maior protagonismo na posse e no ataque, acumulando um maior número de remates na fase inicial da partida, mas a verdade é que as duas defesas estiveram sempre melhor que os ataques e lances de perigo foram poucos.

O primeiro pertenceu ao Porto. Aos 37 minutos, Mehdi Taremi deixou para Marko Grujić, que rematou forte para defesa de André Onana. Wenderson Galeno, na recarga de cabeça, atirou ao lado, quando tinha a baliza escancarada.

Ao cair do pano da primeira metade uma grande ocasião para o Inter, com Federico Dimarco a cabecear para uma defesa incrível de Diogo Costa. Ainda assim, o melhor do Porto era Zaidu, com um GoalPoint Rating de 6.1, já com incríveis 12 ações defensivas. O melhor da partida era Hakan Çalhanoğlu, com 6.2.

O Inter esteve perto do golo aos 53 minutos, num remate cruzado de Nicolò Barella que saiu rente ao poste direito da baliza do Porto. E aos 56, Onana, em dois momentos espetaculares, evitou o tento luso, primeiro a Zaidu, depois a Taremi (este com xG de 0,6), num excelente lance portista que merecia golo.

A resposta do Inter surgiu aos 72 minutos, com Lautaro Martínez a chegar um pouco atrasado a cruzamento de Romelu Lukaku.

O Inter pressionava, pois o nulo interessava pouco aos italianos, e aos 78 minutos viu-se em superioridade numérica, uma vez que Otávio carregou Çalhanoğlu, viu o segundo amarelo e foi expulso.

O Porto jogou, assim, o último quarto-de-hora a tentar aguentar a pressão contrária, mas não o conseguiu. Aos 86 minutos, Lukaku cabeceou ao ferro, mas a bola regressou ao belga, que rematou com sucesso. Pouco depois, o ponta-de-lança quase ampliou, mas Diogo Costa voltou a ser gigante.

Melhor em campo

Hakan Çalhanoğlu foi o cérebro e o principal organizador de jogo deste Inter. O médio turco foi o melhor em campo em San Siro, com um GoalPoint Rating de 7.7.

Além de ter “expulsado” Otávio, Çalhanoğlu fez dois passes para finalização, o máximo de passes ofensivos valiosos (9), completou nove de dez passes longos, acumulou 12 passes progressivos e três super progressivos e ainda registou o segundo valor mais alto de recuperações de posse (10).

Destaques do Porto

Diogo Costa 6.8

Mais uma exibição determinante do guardião português. Diogo Costa registou três defesas, mas duas delas foram verdadeiramente espetaculares. Mais uma vez esteve muito bem no passe, com 13 longos certos em 18 e três super progressivos.

Matheus Uribe 6.5

O colombiano está em boa forma e voltou a mostrá-lo neste jogo. Além de ter falhado somente quatro de 39 passes, fixou o máximo de recuperações de posse (11) e de intercepções (4), somando 12 acções defensivas.

Grujić 6.3

Bom jogo do sérvio, que ganhou quatro de sete duelos aéreos, registou três intercepções e sete recuperações de posse. Obrigou Onana a grande defesa.

Zaidu 6.2

O lateral nigeriano esteve muito ativo no trabalho defensivo, com especial incidência na primeira parte. Ao todo registou 16 ações defensivas, com destaque para o máximo de desarmes (5) e de alívios (8).

Taremi 6.0

Desempenho em prol do coletivo por parte do iraniano, embora não muito inspirado em termos ofensivos. Taremi registou o máximo de ações com bola na área contrária (7), enquadrou dois de três remates, mas aquela ocasião flagrante desperdiçada corta-lhe a nota.

Pepe 5.9

Mais uma demonstração de vitalidade e experiência do central. Pepe anulou todos os lances que lhe apareceram pela frente e só não conseguiu travar Lukaku no golo. Destaque para quatro desarmes e um bloqueio de remate.

Marcano 5.7

Ao seu lado esteve Marcano, que também não comprometeu, mas não foi capaz, igualmente, de travar Lukaku perto do fim. O espanhol ganhou três de seis duelos aéreos defensivos e fez dois bloqueios de remate.

Destaques do Inter

Lukaku 7.2

Entrou na segunda parte e a sua imponente presença na área causou problemas à defesa do Porto. O belga fez o único golo do encontro, à segunda tentativa, conseguiu ser um dos mais rematadores da partida, com quatro disparos, apesar de ter jogado pouco mais de meia-hora, fez dois passes para finalização e assinou o segundo valor mais alto de ações com bola na área contrária (6).

Onana 6.9

Aquela dupla defesa na segunda parte, a remates de Zaidu e Taremi, salvou o Inter de problemas maiores. O guardião terminou com quatro defesas, três delas a remates na sua grande área, e evitou 1,4 golos (defesas – xSaves).

Bastoni 6.2

Sólido o central do Inter, que fez três cruzamentos eficazes em cinco, acertou cinco passes longos de nove, fez nove passes progressivos e dois super progressivos, oito recuperações de posse a acumulou o máximo de ações com bola (90).

Resumo do jogo

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.