Inteligência Artificial pode ajudar (ou talvez substituir) os nadadores-salvadores

Os nadadores-salvadores desempenham um papel vital na prevenção de afogamentos, mas em praias grandes e movimentadas, nem sempre conseguem acompanhar todos os banhistas em todos os momentos. O Sightbit pode dar uma ajuda.

Os nadadores-salvadores contam com a sua própria visão e binóculos para localizar e resgatar nadadores. Agora, o sistema Sightbit alerta instantaneamente para ameaças, permitindo que os salva-vidas humanos iniciem um resgate rápido ou impeçam a escalada de situações perigosas.

Desenvolvido por uma startup criada na Universidade Ben-Gurion de Negev, em Israel, o Sightbit incorpora várias câmaras de vídeo localizadas ao longo de um trecho de praia. As câmaras transmitem vídeo ao vivo a um sistema de visão por computador localizado numa torre central de salva-vidas, que analisa continuamente as imagens utilizando algoritmos baseados em aprendizagem profunda.

Este sistema consegue detetar e rastrear simultaneamente várias pessoas em cada imagem, usando o reconhecimento de objetos para identificar nadadores em perigo, crianças sem a presença de adultos e embarcações que possam estar a aproximar-se demasiado da costa.

Se alguma destas coisas for detetada, o sistema emitirá um alarme na torre, além de aproximar a imagem da pessoa em risco para que o nadador-salvador a possa ver melhor na tela do computador. Se determinarem que não se trata de um alarme falso, poderão executar um resgate.

Além disso, o Sightbit chama a atenção para ameaças que não exigem necessariamente uma resposta imediata – como marés onduladas potencialmente perigosas – para que os nadadores-salvadores saibam que devem manter-se atentos.

O sistema também pode ser usado no lugar de salva-vidas, substituindo os nadadores-salvadores, que são apenas convocados quando problemas são detetados. Nesses casos, o Sightbit “chama” automaticamente as equipas de resgate.

O sistema vai ser testado pela Autoridade de Natureza e Parques de Israel, ao longo da praia de oito quilómetros no Parque Nacional Palmachim. Projetos-piloto na Europa e nos Estados Unidos podem acontecer em breve.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Estranhos terramotos revelam vulcões ocultos debaixo do deserto do Utah

Duas estranhas sequências de terramotos, em setembro de 2018 e abril de 2019, chamaram a atenção dos cientistas para o deserto de Black Rock, no estado norte-americano do Utah. As sequências de sismos, que incluíram os …

Chovem eletrões. Descoberto furacão de plasma espacial acima do Polo Norte

Uma equipa de cientistas, liderados pela Universidade Shandong, na China, identificou um furacão espacial acima do Polo Norte. Os investigadores usaram dados de satélite para identificar o furacão espacial acima do Polo Norte e revelaram que não …

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …