Inteligência Artificial pode ajudar (ou talvez substituir) os nadadores-salvadores

Os nadadores-salvadores desempenham um papel vital na prevenção de afogamentos, mas em praias grandes e movimentadas, nem sempre conseguem acompanhar todos os banhistas em todos os momentos. O Sightbit pode dar uma ajuda.

Os nadadores-salvadores contam com a sua própria visão e binóculos para localizar e resgatar nadadores. Agora, o sistema Sightbit alerta instantaneamente para ameaças, permitindo que os salva-vidas humanos iniciem um resgate rápido ou impeçam a escalada de situações perigosas.

Desenvolvido por uma startup criada na Universidade Ben-Gurion de Negev, em Israel, o Sightbit incorpora várias câmaras de vídeo localizadas ao longo de um trecho de praia. As câmaras transmitem vídeo ao vivo a um sistema de visão por computador localizado numa torre central de salva-vidas, que analisa continuamente as imagens utilizando algoritmos baseados em aprendizagem profunda.

Este sistema consegue detetar e rastrear simultaneamente várias pessoas em cada imagem, usando o reconhecimento de objetos para identificar nadadores em perigo, crianças sem a presença de adultos e embarcações que possam estar a aproximar-se demasiado da costa.

Se alguma destas coisas for detetada, o sistema emitirá um alarme na torre, além de aproximar a imagem da pessoa em risco para que o nadador-salvador a possa ver melhor na tela do computador. Se determinarem que não se trata de um alarme falso, poderão executar um resgate.

Além disso, o Sightbit chama a atenção para ameaças que não exigem necessariamente uma resposta imediata – como marés onduladas potencialmente perigosas – para que os nadadores-salvadores saibam que devem manter-se atentos.

O sistema também pode ser usado no lugar de salva-vidas, substituindo os nadadores-salvadores, que são apenas convocados quando problemas são detetados. Nesses casos, o Sightbit “chama” automaticamente as equipas de resgate.

O sistema vai ser testado pela Autoridade de Natureza e Parques de Israel, ao longo da praia de oito quilómetros no Parque Nacional Palmachim. Projetos-piloto na Europa e nos Estados Unidos podem acontecer em breve.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …

Cientistas ingleses acreditam que um número significativo da população tem imunidade natural ao coronavírus

Cientistas ingleses que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19 acreditam que um largo número de pessoas pode ter imunidade natural contra o novo coronavírus, mesmo que nunca tenha sido infetado. Ao Telegraph, citado esta …

Bruxelas autoriza tratamentos com Remdesivir na UE

A Comissão Europeia deu esta sexta-feira “luz verde” à comercialização do antiviral Remdesivir, que se torna assim o primeiro medicamento autorizado ao nível da União Europeia para tratamento da Covid-19. A autorização do executivo comunitário, concedida …

Devolução dos manuais escolares será mesmo suspensa

O plenário da Assembleia da República validou hoje a votação da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da especialidade do Orçamento Suplementar, que aprovava a proposta do CDS para o fim da devolução …