Inteligência Artificial aprende a distinguir o rugido dos leões

O rugido de um leão é um dos sons mais atrativos da natureza. Uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford descobriu formas precisas de identificar o rugido de cada leão através da Inteligência Artificial (IA). 

Investigadores da Universidade de Oxford desenvolveram um dispositivo – biologger – que grava áudios e dados de movimento. Este aparelho permite que os cientistas associem com segurança cada rugido ao leão correto, fazendo referência cruzada de dados de áudio e movimento através de grandes conjuntos de dados de gravações de rugidos.

Depois de recolher vários dados, os cientistas treinaram um algoritmo de reconhecimento de padrões para “aprender” os rugidos de cada animal e, de seguida, testaram-no em sequências inéditas para determinar se a forma do contorno como um todo é uma característica distintiva, explica o Phys.

Os resultados mostraram que é possível classificar os rugidos de acordo com a identidade individual com 91,5% de precisão. Segundo o artigo científico, publicado recentemente na Bioacoustics, a forma geral da frequência fundamental (f0) do contorno do rugido pulmonar é consistente com os rugidos individuais e suficientemente diferente de outros indivíduos para permitir uma classificação precisa da identidade individual.

Esta descoberta revela um possível mecanismo de reconhecimento de voz individual entre os leões africanos. Os cientistas sublinham que os animais podem ser capazes de aprender variações subtis na frequência fundamental dos rugidos de outros leões e, assim, associar variações a identidades individuais.

“O número de leões africanos está a diminuir e o desenvolvimento de ferramentas económicas para monitorizar e proteger as populações é uma prioridade de conservação. A capacidade de avaliar remotamente o número de leões individuais numa população a partir dos rugidos pode revolucionar a maneira como as populações de leões são avaliadas”, disse o cientista Andrew Loveridge.

“Ser capaz de distinguir com precisão entre rugidos individuais usando algoritmos pode facilitar o desenvolvimento de técnicas alternativas para avaliar a densidade populacional e rastrear movimentos individuais na paisagem”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …