Inteligência Artificial aprende a distinguir o rugido dos leões

O rugido de um leão é um dos sons mais atrativos da natureza. Uma equipa de cientistas da Universidade de Oxford descobriu formas precisas de identificar o rugido de cada leão através da Inteligência Artificial (IA). 

Investigadores da Universidade de Oxford desenvolveram um dispositivo – biologger – que grava áudios e dados de movimento. Este aparelho permite que os cientistas associem com segurança cada rugido ao leão correto, fazendo referência cruzada de dados de áudio e movimento através de grandes conjuntos de dados de gravações de rugidos.

Depois de recolher vários dados, os cientistas treinaram um algoritmo de reconhecimento de padrões para “aprender” os rugidos de cada animal e, de seguida, testaram-no em sequências inéditas para determinar se a forma do contorno como um todo é uma característica distintiva, explica o Phys.

Os resultados mostraram que é possível classificar os rugidos de acordo com a identidade individual com 91,5% de precisão. Segundo o artigo científico, publicado recentemente na Bioacoustics, a forma geral da frequência fundamental (f0) do contorno do rugido pulmonar é consistente com os rugidos individuais e suficientemente diferente de outros indivíduos para permitir uma classificação precisa da identidade individual.

Esta descoberta revela um possível mecanismo de reconhecimento de voz individual entre os leões africanos. Os cientistas sublinham que os animais podem ser capazes de aprender variações subtis na frequência fundamental dos rugidos de outros leões e, assim, associar variações a identidades individuais.

“O número de leões africanos está a diminuir e o desenvolvimento de ferramentas económicas para monitorizar e proteger as populações é uma prioridade de conservação. A capacidade de avaliar remotamente o número de leões individuais numa população a partir dos rugidos pode revolucionar a maneira como as populações de leões são avaliadas”, disse o cientista Andrew Loveridge.

“Ser capaz de distinguir com precisão entre rugidos individuais usando algoritmos pode facilitar o desenvolvimento de técnicas alternativas para avaliar a densidade populacional e rastrear movimentos individuais na paisagem”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

País Basco em confinamento, Bélgica quer transferir doentes para os Países Baixos e França "perdeu o controlo"

Numa altura em que a Europa volta a ser epicentro da pandemia de covid-19, o País Basco decretou o confinamento da população e França considera impor a mesma medida. Com falta de camas, Bélgica pediu …

"Dia histórico". Senado confirma nomeação de Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos EUA

O Senado norte-americano confirmou segunda-feira à noite a juíza Amy Coney Barrett para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, o que representa uma vitória política para o Presidente Donald Trump a poucos dias das eleições …

Os olhos das corujas podem ter uma "lente" que melhora a visão noturna

As corujas capturam as suas presas durante a noite. Uma nova investigação sugere que há algo de especial na forma como as moléculas de ADN nos olhos das corujas estão acondicionadas, uma característica que lhes …

Os extraterrestres podem estar a observar-nos à distância (em mais de 1.000 estrelas diferentes)

Da mesma forma que nós, da Terra, já detetámos vários milhares de planetas ao redor de outras estrelas, uma hipotética civilização alienígena poderia ter detetado a nossa presença. Mas de que posições no Espaço isso seria …

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …