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Inteligência Artificial criou uma cerveja (que esgotou em poucas horas)

(dr) Beck's

A Beck’s, uma das marcas de cerveja mais conhecidas em todo o mundo, fez 150 anos e decidiu comemorá-los ao jeito dos tempos modernos. Para isso, contratou o ChatGPT e a Midjourney para criar uma cerveja de edição limitada.

A Inteligência Artificial (IA) já não se cinge ao campo tecnológico. Depois de atravessar várias fronteiras, acaba de dar um relevante contributo na indústria cervejeira.

O desafio foi lançado pela Beck’s: criar uma edição limitada e futurista da cerveja. O ChatGPT e a Midjourney alinharam e ficaram encarregues de todos os pormenores da edição comemorativa, desde a receita à campanha publicitária, passando pelo design da lata e pelo nome do produto.

Laura Salway, diretora de marketing da Beck’s, disse que a fabricante deu à tecnologia o desafio de ajudar a criar a edição limitada, num projeto que nasceu para “suscitar o debate e a discussão” sobre o futuro da bebida.

“Quando celebram aniversários, a grande maioria das marcas tende a olhar para trás e torna-se muito nostálgica em relação ao que fez no passado. Enquanto marca, sempre nos esforçámos por sermos os pioneiros”, acrescentou a responsável ao The Drum.

O desafio foi cumprido com distinção, tendo sido lançadas 450 latas de Beck’s Autonomous em Itália, na Alemanha e no Reino Unido. “A ideia de poder provar, tocar, sentir e segurar a Inteligência Artificial nas mãos é algo único neste projeto.”

Salway quis capitalizar o momento cultural da IA e escolheu o ChatGPT e a Midjourney, as duas plataformas de Inteligência Artificial mais conhecidas da atualidade, como parceiros para esta campanha.

“Quando falamos com as pessoas do setor e, especialmente, com os consumidores mais jovens, percebemos que existe a ideia de que a Inteligência Artificial é o tema quente. Por isso, vêmo-la agora em grande escala a ter uma verdadeira relevância para o consumidor”, referiu.

Antes de decidir realizar esta campanha, a equipa de marketing da Beck’s perguntou ao ChatGPT o que deveria criar para assinalar o marco. A IA sugeriu à equipa criar uma cerveja de edição limitada com uma embalagem renovada, uma ideia que desencadeou a utilização da própria tecnologia para construir todo o conceito.

A IA foi usada em todas as fases, desde o desenvolvimento do produto e conceção da lata, até aos ativos de marketing e ao plano de comunicação internacional. A única interação humana foi a das equipas que analisaram as respostas.

“Há muita gente a debater o uso da Inteligência Artificial, mas nós temos de a testar. Ver como funciona e, sobretudo, como os consumidores reagem”, disse Salway, ainda antes do lançamento, que se revelou ser um verdadeiro sucesso.

As 450 unidades, colocadas à venda num site criado pela própria IA, esgotaram em poucas horas. A novidade fez furor entre os entusiastas da cerveja e da tecnologia um pouco por todo o mundo.

Liliana Malainho, ZAP //

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