Mercados: adeus Intel, olá Nvidia. A primeira está em queda na Nasdaq

1

Mítica empresa de microprocessadores já foi substituída no índice Dow Jones. Continua na NASDAQ…e não está a correr bem.

Há 25 anos que a Intel era uma das 30 empresas do Dow Jones, um dos índices mais importantes do mercado de acções dos EUA e do mundo.

Era. Na sexta-feira passada foi substituída pela Nvidia. Um sinal dos tempos, como descreve o Público.

A Nvidia é hoje uma líder mundial na produção de chips de processamento gráfico, da inteligência artificial – e líder empresarial no geral.

A Intel era histórica, quer pelo seu papel relevante nos chips, quer porque era uma das empresas mais antigas no Dow Jones.

Mas tem ficado para trás no seu segmento de mercado e claramente perdeu o “comboio” da inteligência artificial nos últimos anos. Não se actualizou, aparentemente.

No índice Dow Jones, era mesmo a empresa com menor valor por acção, como mostra a agência Reuters.

Agora sofre mais uma contrariedade no seu percurso recente, já depois das evidentes dificuldades no mercado (agora é nos mercados).

Por falar em mercados, a Intel continua na NASDAQ, bolsa de valores que marca o ritmo nos EUA e a primeira bolsa do mundo electrónico. E não está a correr bem: ainda nesta segunda-feira foi a empresa com maior queda (-4,37%).

A Nvidia esteve um dia melhor, mas não muito melhor: caiu 1,54% na bolsa.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Quando abrandar esta “moda” da inteligência artificial – não desparecerà, obviamente, mas o mercado vai saturar de hardware para I.A., como saturou para os PC’s que hoje são um produto ‘normal’ – vamos ver como a Nvidia irà sobreviver.

    Os PC’s hoje vendem-se só pelo preço. Já ninguém fala dos “megaherts” nem dos “gigas”. E a Intel continua a facturar. Mesmo a concorrente mais acérrima, a AMD, nunca conseguiu fazer verdadeira sombrà à Intel.

    Penso que esta frenesia seja so fruto de… frenesia e deste modo de gerir “os mercados”, pretendendo resultados cada 3 meses a grandes empresas em que os investimentos demoram anos a fazer e anos a render.

    Verremos. Quem ri por último é sempre quem ri melhor.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.