/

Instagram revela como escolhe o conteúdo que surge na tab “explorar”

O Instagram revelou, pela primeira vez, partilhou um detalhe que vai atiçar a curiosidade de muitos utilizadores: os critérios usados pelo algoritmo na hora de decidir o que exibir na tab “explorar”.

Muitos utilizadores do Instagram visitam regularmente a tab “explorar” da aplicação. Agora, a plataforma do Facebook apresentou, pela primeira vez, a visão geral do funcionamento deste sistema.

De acordo com o CanalTech, a aplicação recorre a um sistema de machine learning que diz estar em constante aperfeiçoamento. Esta tab permite descobrir novas fotografias, vídeos e histórias que, supostamente, correspondem aos interesses dos utilizadores.

O “explorar” no Instagram recorre a um sistema de inteligência artificial que extrai 65 mil milhões de recursos e faz 90 milhões de previsões de modelos a cada segundo.

A rede social identifica contas que são semelhantes, adaptando um método comum de machine learning. O sistema começa por analisar as contas principais, com as quais os utilizadores interagiram no passado. Depois, a plataforma identifica contas semelhantes a essas e, a partir delas, seleciona 500 partes desse conteúdo.

O passo seguinte é excluir qualquer tipo de conteúdo relacionado com spam, informações incorretas e “provável conteúdo que viola a política”, sendo as restantes publicações classificadas com base na probabilidade de o utilizador interagir com cada uma.

Por último, as 25 principais publicações são introduzidas na primeira página do explorar do utilizador. Ainda assim, o Instagram não especifica que sinais são utilizados para identificar spam ou desinformação.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.