A rede social Instagram anunciou nesta quarta-feira que atingiu a marca de 300 milhões de utilizadores ativos – perfis que acessam o serviço pelo menos uma vez por mês -, superando assim o rival Twitter, que diz ter 284 milhões de utilizadores ativos.
“O Instagram não é mais apenas sobre tirar fotos de bebés ou cãezinhos fofos. É como se fosse o pulso do mundo em tempo real”, disse à BBC Kevin Systrom, presidente da empresa, que foi comprada pelo Facebook em 2012.
Desde que foi fundado por Systrom e o brasileiro Mike Krieger, em outubro de 2010, o Instagram vem crescendo rapidamente.
Em fevereiro de 2013, a empresa anunciou que tinha chegado aos 100 milhões de utilizadores ativos – de lá pra cá, em pouco menos de dois anos, esse número triplicou.
Novidades
A empresa aproveitou a façanha para anunciar que lançará símbolos semelhantes aos usados no Facebook e no Twitter para identificar contas cujos donos tiveram a identidade verificada.
“Queremos garantir que está a acompanhar um perfil feito por uma pessoa real e não por robôs ou uma conta falsa”, acrescentou Kevin Systrom.
Recentemente, o Instagram passou a exibir publicidade através de posts patrocinados.
Apesar de a medida ter sido criticada por alguns utilizadores, Systrom acredita que é necessária para lidar com o crescimento da rede social.
“Quando se tem 300 milhões de utilizadores, não é barato fazer um serviço funcionar, e é preciso ser capaz de contratar mais pessoas.”
Em breve, o Instagram pode lançar outras novidades, como ferramentas que permitem acompanhar imagens tiradas num evento específico.
“Se estiver interessado no que está a acontecer no Mundial, poderá ver o que jogadores estão a pensar e fazer antes de entrar em campo”, afirmou Systrom.
ZAP / BBC