“Estratégia”. Inspetores do SEF continuaram a usar telemóveis em domiciliária

3

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) que estão acusados do homicídio qualificado do cidadão ucraniano, em março, no centro de instalação temporária do Aeroporto de Lisboa, continuam em prisão domiciliária.

De acordo com o jornal Público, os três inspetores do SEF que estão acusados do homicídio qualificado de Ihor Homenyuk não só estão detidos em casa, com pulseira eletrónica, como estiveram na posse dos seus telemóveis, que só foram mandados apreender a 3 de abril.

Na primeira tentativa de apreender os aparelhos, um dos acusados recusou-se a entregar o seu telemóvel, alegando que as autoridades não tinham um mandado para tal, só sendo possível efetivar a apreensão a 23 de abril. Os outros dois entregaram os seus aparelhos assim que lhes foi requerido.

Dos registos extraídos dos aparelhos é possível verificar que há dezenas de mensagens que foram apagadas, sendo que será possível recuperar algumas, outras não. Fonte da investigação disse ao diário que a apreensão tardia se tratou de uma estratégia.

No processo de investigação ao homicídio do cidadão ucraniano, escreve o matutino, há a reprodução de milhares de mensagens nas quais se percebe que colegas do SEF criaram um “pequeno grupo secreto” no Telegram para tentar ajudar os arguidos.

Segundo apurou o Público, este tipo de mensagens são importantes para apurar a autoria do homicídio, a intervenção de cada agente suspeito ou as ações que pretendam dificultar a investigação ou destruir prova, podendo ainda ter impacto na definição da pena, caso o juiz entenda que os arguidos tentaram encobrir ou influenciar a investigação.

Tal como já tinha sido noticiado, as trocas de mensagens que constam do processo dão a entender que, no passado, já houve encobrimento ou omissões de maus tratos a detidos neste centro de instalação temporária.

O julgamento deste caso começa a 20 de janeiro do próximo ano. Na semana passada, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, que tem estado sob pressão, anunciou no Parlamento que a legislação sobre a restruturação do SEF será produzida em janeiro.

ZAP //

3 Comments

  1. No meio disto tudo ,se o cidadao morto fosse Negro ,tinha sido muito pior ! as esquerdas a Fazerem Aproveitamento politico , Dizerem que tinha Sido um Crime Racista ! e as consequentes manifestaçoes e agitaçao Social ! Como ouço alguns Velhotes Dizerem que nem no Tempo da PIDE ,existiam tantos abusos de poder e corrupçao, nas proximas comemoraçoes do 25 de abril ,lembrem-se o que se tem passado nos ultimos tempos !

  2. Se o Ihor fosse russo,eu não queria muito estar em Lisboa,(ou Lismá com aquela tropa SEF),os tipos têm uns supositórios de ação rápida, XXL …mas a Ucrânia é boa gente

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.