Encontrados insetos fêmea com pénis funcionais

Kazunori Yoshizawa / Hokkaido University

Cientistas encontraram um grupo de insetos cujas fêmeas possuem um órgão muito similar a um pénis. Por sua vez, os machos apresentam bolsas que se comportam como vaginas. Segundo os investigadores, esta inversão é essencial durante o ato sexual.

No reino animal, os pénis podem apresentar variadas formas, mas, normalmente, só são encontrados num dos géneros de uma espécie. No estranho caso de uma tribo de insetos encontrada nas cavernas brasileiras e africanas, são as fêmeas que o possuem.

Os insetos da espécie Psocoptera (conhecida como “piolho-de-livro”) foram descobertos por investigadores japoneses há quatro anos em cavernas brasileiras. Desde então,estes animais têm vindo a ser estudados – especialmente o seu órgão sexual.

Segundo o estudo, publicado recentemente na Biology Letters, o órgão sexual das fêmeas possui um formato de gancho. Já os exemplares masculinos apresentam uma cavidade muito parecida com uma vagina. Graças aos seus órgãos sexuais, o ato sexual é muito diferente daquele que acontece normalmente entre outras espécies.

De acordo com os investigadores, as fêmeas são as responsáveis por agarrar e prender o macho com o seu “pénis gancho”, conhecido pelos cientistas como ginossoma, até receberem o esperma. Esta “troca” é útil para evitar que os machos escapem durante as 40 a 70 horas de duração do ato sexual.

Apesar de terem um órgão sexual incomum, as fêmeas não produzem espermatozoides nem conseguem ejacular. No entanto, estas estruturas semelhantes a pénis femininos são usadas na penetração durante o ato sexual.

Já os insetos fêmea encontrados em África – os Afrotrogla – possuem uma forma fálica com bordas bastante endurecidas. Isto levou os cientistas a acreditarem que a evolução dessas duas espécies se desenvolveu de forma diferente.

Os cientistas sugerem que o habitat destes insetos pode ter tido uma grande influência na evolução diferenciada desta espécie. Nas cavernas onde foram encontrados, cavernas consideradas extremamente oligotróficas, existe um ambiente marcado pela existência de uma grande competição por nutrientes.

Com uma provável baixa na ação masculina para evitar mais concorrentes no local, as fêmeas foram, literalmente, à caça de um parceiro que lhes pudesse dar o tão precioso esperma.

Os processos exatos por detrás destas mudanças ainda não estão claros, mas os cientistas creem que a coerção e a resistência entre machos e fêmeas de uma espécie está diretamente ligada a uma ação similar à de presa e predador (ou predadoras, neste caso).  Na natureza, como a pressão é sobreviver, vale a pena mudar um pouco e quebrar as regras.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto me lembgra Um produto muito conhecido para os Homens Ele oferece os veículos e micro elemento de permitir a produção de hormônios masculinos chamados “testosterona” e melhora a circulação na área genital

RESPONDER

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …

Cientistas utilizam IA para criar antibiótico que mata até as bactérias mais resistentes

Investigadores norte-americanos utilizaram mecanismos de inteligência artificial para criar um poderoso, capaz de matar algumas das bactérias resistentes mais perigosas do mundo. Segundo informou o Guardian, este fármaco atua de maneira diferente dos antibacterianos existentes, tendo …

Mulheres que assinaram acordos de sigilo vão poder falar sobre comportamento de Bloomberg, garantiu o empresário

Após uma extensa repercussão sobre os acordos de confidencialidade da sua empresa, que impedem as funcionárias de falar sobre as alegações de assédio no local de trabalho, Michael Bloomberg tentou inverter o curso da polémica. "A …

Nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado

O nome de Vitalino Canas para o Tribunal Constitucional não deverá ser aprovado na próxima sexta-feira. PSD e BE mostram-se contra a sua nomeação. Os deputados do PSD “não estão confortáveis” com a proposta do PS …

Amazon está a remover produtos que promovem a cura contra o coronavírus

A Amazon está a retirar os produtos que alegam "matar" o coronavírus e a avisar os utilizadores da desinformação em torno deste tema. Há empresas e vendedores a aproveitarem-se do mediatismo do coronavírus e a promover …

Autoridades revelam que atropelamento em desfile de Carnaval foi intencional

O atropelamento de pelo menos 15 pessoas num desfile de carnaval hoje em Volkmarsen, no centro da Alemanha, foi intencional, segundo a polícia, que não confirmou a hipótese de atentado. Henning Hinn, da diretoria de polícia …