Encontrados insetos fêmea com pénis funcionais

Kazunori Yoshizawa / Hokkaido University

Cientistas encontraram um grupo de insetos cujas fêmeas possuem um órgão muito similar a um pénis. Por sua vez, os machos apresentam bolsas que se comportam como vaginas. Segundo os investigadores, esta inversão é essencial durante o ato sexual.

No reino animal, os pénis podem apresentar variadas formas, mas, normalmente, só são encontrados num dos géneros de uma espécie. No estranho caso de uma tribo de insetos encontrada nas cavernas brasileiras e africanas, são as fêmeas que o possuem.

Os insetos da espécie Psocoptera (conhecida como “piolho-de-livro”) foram descobertos por investigadores japoneses há quatro anos em cavernas brasileiras. Desde então,estes animais têm vindo a ser estudados – especialmente o seu órgão sexual.

Segundo o estudo, publicado recentemente na Biology Letters, o órgão sexual das fêmeas possui um formato de gancho. Já os exemplares masculinos apresentam uma cavidade muito parecida com uma vagina. Graças aos seus órgãos sexuais, o ato sexual é muito diferente daquele que acontece normalmente entre outras espécies.

De acordo com os investigadores, as fêmeas são as responsáveis por agarrar e prender o macho com o seu “pénis gancho”, conhecido pelos cientistas como ginossoma, até receberem o esperma. Esta “troca” é útil para evitar que os machos escapem durante as 40 a 70 horas de duração do ato sexual.

Apesar de terem um órgão sexual incomum, as fêmeas não produzem espermatozoides nem conseguem ejacular. No entanto, estas estruturas semelhantes a pénis femininos são usadas na penetração durante o ato sexual.

Já os insetos fêmea encontrados em África – os Afrotrogla – possuem uma forma fálica com bordas bastante endurecidas. Isto levou os cientistas a acreditarem que a evolução dessas duas espécies se desenvolveu de forma diferente.

Os cientistas sugerem que o habitat destes insetos pode ter tido uma grande influência na evolução diferenciada desta espécie. Nas cavernas onde foram encontrados, cavernas consideradas extremamente oligotróficas, existe um ambiente marcado pela existência de uma grande competição por nutrientes.

Com uma provável baixa na ação masculina para evitar mais concorrentes no local, as fêmeas foram, literalmente, à caça de um parceiro que lhes pudesse dar o tão precioso esperma.

Os processos exatos por detrás destas mudanças ainda não estão claros, mas os cientistas creem que a coerção e a resistência entre machos e fêmeas de uma espécie está diretamente ligada a uma ação similar à de presa e predador (ou predadoras, neste caso).  Na natureza, como a pressão é sobreviver, vale a pena mudar um pouco e quebrar as regras.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Isto me lembgra Um produto muito conhecido para os Homens Ele oferece os veículos e micro elemento de permitir a produção de hormônios masculinos chamados “testosterona” e melhora a circulação na área genital

RESPONDER

Governo joga últimos trunfos à esquerda (mas "na 25.ª hora pode ser PSD a salvá-lo" e esse é outro problema)

A duas semanas do fim do prazo para entregar o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021), o Governo ainda não tem garantias de aprovação do documento. E enquanto Marcelo pressiona o PSD para "salvar" o …

-

Governo aponta para regresso progressivo de público aos estádios

O regresso de público aos estádios de futebol continua proibido, devido à pandemia de Covid-19, com o secretário de Estado da Juventude e Desporto a admitir esta sexta-feira a possibilidade de um retorno faseado quando …

Há escolas sem intervalos ao ar livre devido à covid-19

Há escolas que estão a proibir os alunos de passarem os intervalos ao ar livre por receio de contágio do novo coronavírus. O pediatra Hugo Rodrigues considera que "é um perfeito disparate". Como tal, os estudantes …

"Aumentar o salário mínimo é criminoso", diz presidente do Fórum para a Competitividade

Pedro Ferraz da Costa, presidente do Fórum para a Competitividade, antecipa uma onda de desemprego até ao final do ano, que muitas empresas não conseguirão manter a atividade e que aumentar o salário mínimo "é …

Segunda vaga impede mais de 12 milhões de consultas e cirurgias

O cenário de uma segunda vaga em Portugal é bastante provável e prevê-se que mais de 12 milhões de consultas e cirurgias fiquem por fazer. No melhor dos cenários, serão 10 milhões. Um estudo da Associação …

EUA pressionam Portugal: "Tem de escolher agora entre os aliados e os chineses"

O embaixador norte-americano em Lisboa defende que Portugal tem de escolher entre os “amigos e aliados” EUA e o “parceiro económico” China, alertando que escolher a China em questões como o 5G pode ter consequências …

MP acusa inspetores do SEF de homicídio de ucraniano no aeroporto

O Ministério Público vai acusar os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras que estão em prisão domiciliária, indiciados pelo homicídio do ucraniano Ihor Homenyuk no aeroporto de Lisboa. Bruno Sousa, Duarte Laja e Luís …

Encontrado dente de leite com 48.000 anos que pertenceu a "um dos últimos" neandertais de Itália

Uma equipa de cientistas da Universidade de Bolonha e Ferrara, em Itália, encontrou um dente de leite na região do Veneto, que acreditam ter pertencido a um dos últimos neandertais a habitar no país. Análises …

Rhys Williams fez parceria com van Dijk. Há um ano jogava numa liga amadora

Rhys Williams estreou-se a titular pela equipa principal do Liverpool e logo ao lado de Virgil van Dijk. Ainda na época passada, o jovem central estava numa equipa do sexto escalão inglês. Esta quinta-feira, o Liverpool …

OMS admite que número de mortos pode duplicar no próximo ano

A Organização Mundial da Saúde afirmou hoje que não se pode esperar pelo aparecimento de uma vacina para conter a pandemia da covid-19, admitindo que o número de mortos poderá duplicar durante o próximo ano …