Injecções em árvores vão controlar pragas de insectos na Guarda

arborservice.it

-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a proceder ao controlo de pragas em árvores na cidade da Guarda. Os “responsáveis” pelas pragas são insetos afídios que sugam a seiva e causam grande fragilidade e debilidade nas árvores.

Este tipo de insetos “picadores-sugadores” afetam sobretudo Carvalhos, Tílias, Cerejeiras, entre outras espécies de árvores, e as consequências são facilmente visíveis, sendo caraterísticos os ramos secos, a queda prematura de folhas e a libertação, pelos insetos, de uma substancia colante que flui para o piso e objetos circundantes à árvore afetada.

Detetado o problema, o Município da Guarda contatou Luís Miguel Martins, docente da UTAD e Investigador do CITAB (Centro de Investigação em Tecnologias AgroAmbientais e Biológicas) no sentido de encontrarem uma solução para o controlo da praga. As ações controlo decorrem de 20 a 25 de julho, nesta cidade.

Injeções no tronco das árvores afetadas e largadas de insetos “auxiliares” são os métodos de combate. A injeção é aplicada no sistema vascular da planta, com uma substância que tem um efeito repelente nos insetos causadores da praga.

“A endoterapia é um método de tratamento mais amigo do ambiente com baixo impacto, comparativamente à pulverização convencional. Necessita de menos produto e não tem perdas pelo vento, para o solo ou para linhas de água”, assegura o investigador.

Por essas razões, o método tem pouco impacto no espaço urbano, não obriga à instalação de faixas de contenção de estacionamento, de interrupção de trânsito ou sequer “a medidas de proteção especiais em pessoas ou animais”, acrescenta.

O responsável está também a testar a utilização de “insetos auxiliares”, predadores das espécies que causam os referidos danos às árvores, com o objetivo de equilibrar as populações de insetos e evitar intervenções adicionais.

Os tratamentos são realizados em julho, após a queda das flores, designadamente das tílias, “para não perturbar a visita das abelhas”.

Estes tratamentos resultam de estudos sobre o arvoredo da Guarda, que a UTAD tem vindo a desenvolver, desde setembro de 2014, sob a coordenação de Luis Martins e que envolve a realização do inventário arbóreo, diagnóstico e acompanhamento das intervenções realizadas no arvoredo.

O investigador acredita que estes estudos são um “contributo importante para a preservação e valorização das árvores da cidade da Guarda”, mas salienta que esta investigação pode contribuir “para conhecer e ajudar a manter a Floresta Urbana em outras cidades”.

ZAP / UTAD

RESPONDER

Morrem por dia 15 mil crianças com menos de 5 anos

Um novo relatório revela que 15 mil crianças morreram por dia em 2016 antes de completarem o quinto aniversário. Pelo menos 46% delas, ou 7 mil, não sobreviveram aos primeiros 28 dias após o nascimento. Quando …

Presidente da Proteção Civil demite-se

O presidente da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Joaquim Leitão, demitiu-se esta quarta-feira, informou hoje à Lusa fonte do Governo. A mesma fonte adiantou que Joaquim Leitão entregou na quarta-feira uma carta de demissão dirigida …

A vidente que afinal não é filha de Dalí vai ter que pagar os custos da exumação

Pilar Abel, a espanhola que a 20 de julho obrigou a que o corpo do pintor surrealista Salvador Dalí fosse exumado, após alegações de que seria sua filha, foi condenada a pagar os custos judiciais …

Milhares de comunistas indonésios foram massacrados em 1966 com apoio dos EUA

Documentos desclassificados revelam novos detalhes sobre o massacre indonésio contra comunistas. De acordo com os documentos, Washington estava a par e apoiava a tomada do poder pelos militares e a perseguição dos opositores comunistas. Segundo a …

Pedro Siza Vieira admite que entra num "Governo fragilizado"

O novo Ministro Adjunto e amigo próximo do primeiro-ministro admite que o "Estado falhou" e que o Governo "está fragilizado" mas assegura estar motivado para o novo desafio. Em declarações ao jornal ECO, Pedro Siza Vieira, sócio …

May promete facilitar permanência de cidadãos europeus no Reino Unido

A primeira-ministra britânica prometeu, esta quinta-feira, "facilitar" a estadia dos cidadãos europeus no Reino Unido depois do Brexit, ao mesmo tempo que garantiu que o consenso com a União Europeia nesta matéria está "muito perto". Theresa …

Bruxelas deve considerar despesas dos incêndios como “excecionais”

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, defendeu esta quinta-feira que as despesas públicas resultantes dos devastadores incêndios em Portugal sejam consideradas como "circunstâncias excecionais", sem consequências na avaliação orçamental a fazer por Bruxelas. "Parece-me …

Creme anticelulite tem ingrediente proibido

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) pediu ao Infarmed a retirada do mercado do creme 'Depuralina Celulite', por conter um ingrediente proibido em cosméticos, na União Europeia, desde 2015. De acordo com um …

Benfica recebe o V. Setúbal, FC Porto o Portimonense e Sporting o Famalicão

O sorteio realizado, esta quinta-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, ditou que os três grandes vão jogar em casa. Benfica e FC Porto jogam com outras duas equipas da I Liga, enquanto que o …

Líder neonazi britânico declara-se homossexual, revela ser judeu e abandona movimento

Um proeminente líder neonazi da Frente Nacional (NF) britânica deixou o movimento depois de se declarar homossexual e revelar a sua herança judaica. O líder fez as revelações sobre o seu passado violento enquanto renunciava …