Injecções em árvores vão controlar pragas de insectos na Guarda

arborservice.it

-

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está a proceder ao controlo de pragas em árvores na cidade da Guarda. Os “responsáveis” pelas pragas são insetos afídios que sugam a seiva e causam grande fragilidade e debilidade nas árvores.

Este tipo de insetos “picadores-sugadores” afetam sobretudo Carvalhos, Tílias, Cerejeiras, entre outras espécies de árvores, e as consequências são facilmente visíveis, sendo caraterísticos os ramos secos, a queda prematura de folhas e a libertação, pelos insetos, de uma substancia colante que flui para o piso e objetos circundantes à árvore afetada.

Detetado o problema, o Município da Guarda contatou Luís Miguel Martins, docente da UTAD e Investigador do CITAB (Centro de Investigação em Tecnologias AgroAmbientais e Biológicas) no sentido de encontrarem uma solução para o controlo da praga. As ações controlo decorrem de 20 a 25 de julho, nesta cidade.

Injeções no tronco das árvores afetadas e largadas de insetos “auxiliares” são os métodos de combate. A injeção é aplicada no sistema vascular da planta, com uma substância que tem um efeito repelente nos insetos causadores da praga.

“A endoterapia é um método de tratamento mais amigo do ambiente com baixo impacto, comparativamente à pulverização convencional. Necessita de menos produto e não tem perdas pelo vento, para o solo ou para linhas de água”, assegura o investigador.

Por essas razões, o método tem pouco impacto no espaço urbano, não obriga à instalação de faixas de contenção de estacionamento, de interrupção de trânsito ou sequer “a medidas de proteção especiais em pessoas ou animais”, acrescenta.

O responsável está também a testar a utilização de “insetos auxiliares”, predadores das espécies que causam os referidos danos às árvores, com o objetivo de equilibrar as populações de insetos e evitar intervenções adicionais.

Os tratamentos são realizados em julho, após a queda das flores, designadamente das tílias, “para não perturbar a visita das abelhas”.

Estes tratamentos resultam de estudos sobre o arvoredo da Guarda, que a UTAD tem vindo a desenvolver, desde setembro de 2014, sob a coordenação de Luis Martins e que envolve a realização do inventário arbóreo, diagnóstico e acompanhamento das intervenções realizadas no arvoredo.

O investigador acredita que estes estudos são um “contributo importante para a preservação e valorização das árvores da cidade da Guarda”, mas salienta que esta investigação pode contribuir “para conhecer e ajudar a manter a Floresta Urbana em outras cidades”.

ZAP / UTAD

RESPONDER

-

Temporada final de Guerra dos Tronos é a mais curta… e é mesmo curta

Já só faltam duas temporadas para o final de Guerra dos Tronos, e não serão muito compridas. A sétima terá sete episódios, e a oitava e final terá apenas seis, confirma a revista Entertainment Weekly. A oitava …

-

FARC sugerem adiar entrega das armas até à concretização total do acordo de paz

Os guerrilheiros das FARC, que se reuniram hoje numa zona rural da Colômbia, consideraram que após 53 anos de guerra devem adiar por alguns meses a entrega das armas, e confirmar previamente o sucesso do …

O presidente brasileiro, Michel Temer

Temer perde apoio de quatro partidos na Câmara dos Deputados

O presidente do Brasil já perdeu o apoio de quatro dos partidos que formam a sua base de apoio político na Câmara dos Deputados desde o início da crise política, motivada pelo seu alegado envolvimento …

-

11.ª dobradinha. Benfica fecha época com chave de ouro

O Benfica fechou hoje a época com ‘chave de ouro', ao vencer a Taça de Portugal de futebol pela 26.ª vez, após bater o Vitória de Guimarães, por 2-1, juntando a ‘prova rainha' ao tetracampeonato. Raúl …

Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia

Ministro da Economia espera subida no "rating" de Portugal a partir deste ano

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse hoje esperar que as agências de notação financeira melhorem o 'rating' de Portugal "ainda neste ou no próximo ano", lembrando os números positivos da economia, do emprego …

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

Soldados filipinos podem violar "até três mulheres", diz Duterte

O presidente filipino Rodrigo Duterte foi criticado por fazer uma piada durante um discurso sobre possíveis abusos cometidos ao abrigo da lei marcial. "Se vocês falharem, eu também falharei. Mas serei o responsável por esta lei marcial, …

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, com militares norte-coreanos

Kim Jong-Un supervisiona testes de novo sistema de defesa antiaéreo

O líder da Coreia do Norte supervisionou os testes de um novo sistema de defesa antiaéreo e ordenou a sua produção em massa para o implantar em todo o país asiático, informou a agência de …

-

EUA desenvolvem avião hipersónico secreto

O Pentágono planeia lançar um avião experimental hipersónico secreto que pode funcionar como um foguete, segundo informa o jornal britânico The Independent. A DARPA – Agência de Pesquisa de Projetos Avançados de Defesa, em parceria com …

-

Sindicato da ASAE ameaça pôr Ministério da Economia em tribunal

A Associação Sindical dos Funcionários da ASAE (ASFASAE), reunida no sábado em Lisboa, aprovou “intentar, no imediato”, uma ação judicial contra o Ministério da Economia para pedir indemnizações para os inspetores. A violação do princípio constitucional …

A nova camada de placas tectónicas foi descoberta abaixo de Tonga, no Pacífico

Placas tectónicas recém-descobertas podem explicar terremotos misteriosos no Pacífico

Dentro do manto terrestre, uma imensa camada rochosa que fica entre a crosta e o núcleo da Terra, há uma nova camada de placas tectónicas, diz um novo estudo da Universidade de Houston, no Texas. E …