Inglesas vítimas de casamentos forçados pedem empréstimos para serem salvas

twinnieE /Flickr

As inglesas vítimas de casamentos forçados no estrangeiro, que são resgatadas com o apoio do ministério das Relações Exteriores, têm seis meses para pagar cerca de 880 euros ao Governo.

A situação é avançada pelo The Times, que refere que as inflesas vítimas de casamentos forçados no estrangeiro que são resgatadas com o apoio do ministério das Relações Exteriores têm seis meses para pagar cerca de 880 euros ao Governo.

Se excederem o tempo previsto, as mulheres ficam a dever mais 10% do valor em falta. Segundo o jornal britânico, esta regra obriga muitas mulheres a recorrer a empregos para devolver o dinheiro da viagem, comida e abrigo.

Em 2017, o Governo britânico apoiou 27 mulheres no regresso ao país, um número inferior ao registado em 2015 (55).

Ayaan é um desses casos: a mulher encontrava-se numa instituição religiosa na Somália, onde foi acorrentada, chicoteada e obrigada a casar. Há dois anos, com a ajuda da embaixada, conseguiu regressar ao Reino Unido. No entanto, a liberdade obrigou-a a pagar um empréstimo que lhe causou muita ansiedade. “Deixaram-me sozinha“, conta.

Estas revelações agitaram o Parlamento. Jeremy Hunt, secretário do ministério das Relações Exteriores, afirmou esta quarta-feira que vai aconselhar-se em relação a esta política. “Devemos sempre comportarmo-nos com compaixão e humanidade em qualquer situação, mas quero chegar ao fundo desta questão em particular”, disse.

O ministério reconheceu que esta situação pode agravar a ansiedade das vítimas na altura do resgate, mas lembrou que estão a ser usados dinheiros públicos e que existe a obrigação de os recuperar.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Se for para ir passar uma semana ou duas de férias a uma qualquer ilha das Caraíbas, tudo bem, mas para pagarem quem lhes salva a vida, “pára o baile” ! Então isso não é obrigação do estado(os outros cidadãos)?

RESPONDER

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …