Inglesa L. Skywalker fica sem passaporte porque o nome é marca registada

BBC

Laura Mathews pagou 61€ para poder acrescentar Skywalker ao seu nome

Laura Mathews pagou 61€ para poder acrescentar Skywalker ao seu nome

Uma jovem britânica, que há 6 anos acrescentou “Skywalker” ao seu nome, foi impedida de tirar passaporte por “infringir uma marca registada”.

Laura Matthews, de 29 anos, mudou legalmente o seu nome em 2008, por causa de uma brincadeira entre amigos, em referência aos filmes da trilogia Guerra nas Estrelas, cujo protagonista se chama Luke Skywalker – e tem documentos que o provam.

Recentemente, Laura tratou de renovar o seu passaporte, tendo assinado o novo documento como “L. Skywalker“. Mas as autoridades britânicas disseram-lhe que não iriam reconhecer a mudança do nome para um que está “sujeito a direitos de autor ou marca registada”.

“Nós temos o dever de assegurar que a reputação do passaporte da Grã-Bretanha são seja questionada ou caia em descrédito.”

Lucas Films

Mark Hamill interpreta Luke Skywalker na mítica trilogia

Mark Hamill interpreta Luke Skywalker na mítica trilogia Star Wars

Laura diz nunca ter tido problemas antes com seu nome ou assinatura. “Tenho este nome na minha carta de condução, nos meus cartões de crédito, tudo. Ninguém teve problemas com esta assinatura, excepto o serviço de passaportes”.

A ideia de mudar o nome – que passou a ser Laura Elizabeth Skywalker Matthews – veio de uma conversa com amigos. Apesar dos problemas recentes com o passaporte, Laura afirmou que não pretende voltar atrás na decisão.

A jovem fã do cavaleiro Jedi foi aconselhada a fazer um novo pedido de passaporte, com a sua antiga assinatura. Mas poderá manter o novo nome no documento.

Laura, a força está contigo.

  // BBC

PARTILHAR

RESPONDER

FCSH diz que "não existe matéria que comprometa a integridade" do CV de Raquel Varela

O Conselho Científico da FCSH da Universidade Nova de Lisboa diz que não há "matéria que comprometa a integridade" do CV da investigadora Raquel Varela. A investigadora Raquel Varela viu-se envolvida numa polémica depois de ter …

Mexidas no PSD já se fazem sentir no pagamento de quotas dos militantes

Para além de no Conselho Nacional se ter superiorizado a Rio com os conselheiros a chumbarem o adiamento das eleições internas, Rangel conseguiu outra vitória que passou despercebida a alguns: o prolongar de prazos das …

No Reino Unido, o aumento de infeções está a causar preocupação. O que explica este cenário?

No Reino Unido, os casos e internamentos estão a subir, sendo que alguns especialistas já apelam a um regresso de algumas restrições antes do inverno. Mas o que pode estar a causar este aumento dos …

Flamengo acelera compra do Tondela e planeia chegar à Champions em sete anos

O Flamengo quer concluir a compra do Tondela até ao final do ano e planeia levar o clube à Liga Europa dentro de quatro anos e à Champions dentro de sete a oito anos. Num modelo …

Há hospitais em "estado de calamidade" por todo o país

Os presidentes das secções regionais da Ordem dos Médicos consideram que a situação que o SNS ultrapassa atualmente não é nova e que é culpa da "ausência de liderança por parte da tutela". A situação de …

O internacional português Cristiano Ronaldo a festejar um golo.

"O Teatro dos Sonhos está a arder" e Ronaldo foi o piromaníaco da reviravolta

Cristiano Ronaldo fez o golo que deu a vitória ao Manchester United, esta quarta-feira, frente à Atalanta. Bruno Fernandes também esteve em destaque. O Manchester United recebeu e venceu a Atalanta por 3-2, num jogo que …

Restos mortais encontrados junto a pertences do namorado de Petito em parque da Flórida

O FBI divulgou esta quarta-feira que foram encontrados restos mortais junto a alguns pertences do namorado de Gabby Petito. Brian Laundrie continua desaparecido desde setembro. Segundo noticia a Reuters, a descoberta ocorreu no Parque Ambiental Myakkahatchee …

Costa arrasa modelo de leilão do 5G "inventado" pela Anacom: é o "pior possível"

O primeiro-ministro considerou esta quarta-feira que o modelo de leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) “inventado pela Anacom” é o “pior possível”, razão pela qual está a provocar um “atraso imenso” ao …

Lope Martín: O marinheiro afro-português que "abriu" o Pacífico e foi apagado da História

Lope Martín foi um marinheiro afro-português, injustamente acusado de traição, que foi primeiro a navegar das Américas para a Ásia e voltar. Entre 1415 e 1543, uma série de conquistas foram feitas por Portugal em viagens …

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen

Estado de Direito na Polónia ameaça tornar cimeira da UE "numa das mais difíceis"

A situação do Estado de direito na Polónia ameaça perturbar uma cimeira que tem uma agenda oficial já muito carregada. Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se em Bruxelas numa cimeira com uma agenda preenchida, dominada …