Ingestão de loção corporal matou 33 pessoas na Sibéria

As autoridades sanitárias russas anunciaram esta segunda-feira que pelo menos 33 pessoas morreram numa cidade siberiana por envenenamento com metanol, uma substância usada como anticongelante, depois de beberem uma loção para o corpo.

As autoridades russas lançaram já uma investigação ao incidente e duas pessoas foram entretanto detidas. Foram também confiscados mais de 500 litros do líquido tóxico em vários mercados da mesma cidade siberiana.

54 pessoas foram levadas para os hospitais em Irkutsk, a sexta maior cidade russa, com 1,1 milhões de habitantes, depois de consumirem a substância tóxica e 33 morreram, de acordo com uma fonte da comissão de investigação à agência France Press.

De acordo com as autoridades, o produto com metanol indicava claramente no rótulo que não devia ser ingerido.

O primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, deu ao seu gabinete instruções para resolver de uma vez por todas as questões relacionadas com o álcool contrafeito – que todos os anos está na origem de muitas mortes na Rússia -,considerando uma “absoluta desgraça” a venda deste tipo de líquidos nas máquinas de “vending” em todo o país.

Perfumes baratos e tonificantes faciais com álcool são vendidos na Rússia sem as restrições aplicadas à venda de bebidas alcoólicas. São, em regra, as pessoas mais desfavorecidas que recorrem a este tipo de substâncias.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.