Infestação de piolhos de pombo encerra dois blocos operatórios no Hospital de São João

1

(dr) Hospital de São João

Uma infestação de piolhos de pombo está a afetar a área de Obstetrícia, no Hospital de São João, no Porto, esta quinta-feira. O caso já levou ao encerramento de dois blocos operatórios de Obstetrícia.

Segundo o Porto Canal, dois blocos operatórios de Obstetrícia disponíveis no Hospital de São João, no Porto, estão encerrados, devido a uma infestação de piolhos de pombo. No entanto, segundo o mesmo canal, foram realizadas quatro cesarianas com a sala ainda contaminada.

A situação terá começado há três dias, na terça-feira, quando foram encontrados piolhos de pombo no parapeito da janela de um dos blocos operatórios e levando ao condicionamento da área de obstetrícia e ginecologia.

Adriana Moura, enfermeira obstetra no Hospital, disse ao Porto Canal que, “na sala 1, no parapeito da janela, foi encontrado piolho do pombo”.

Apesar da contaminação, foram realizadas três cesarianas, na terça-feira, e ainda uma cesariana de urgência, na quinta-feira durante a madrugada, num dos blocos operatórios que já estava encerrado.

“Ainda nesse dia decorreram três cirurgias anteriormente programadas – três cesarianas. Foram feitas em dia de risco“, explicou a enfermeira.

As três cesarianas marcadas para quinta-feira foram canceladas e também já foram encontrados piolhos na sala de enfermagem, levando a crer que a infestação se esteja a alargar. “No teclado dos computadores que utilizamos foram verificados piolhos”, denuncia a enfermeira.

As pessoas internadas na área de Obstetrícia foram transferidas para salas alternativas enquanto a situação não está controlada.

O Hospital de São João já confirmou, na quinta-feira, oficialmente a contaminação, através de um comunicado e acrescentou que “o problema surgido e que levou, nos últimos dias, à deslocalização do trabalho do trabalho operatório obstétrico para um outro Bloco Operatório do Centro Hospitalar de São João com iguais condições encontra-se resolvido, sendo a sala operatória reaberta amanhã (sexta-feira)“.

ZAP //

1 Comment

  1. após apurada investigação conclui-se que Adriana Moura, enfermeira obstetra no Hospital de São João, pessoa muito próxima da piolhosa bastonada da ordem dos enfermeiros foi a portadora dos piolhos que infestaram os computadores do hospital.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.