/

Falta de ambulâncias leva INEM a reforçar acordos com bombeiros

Tiago Petinga / Lusa

Este verão, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) celebrou 38 contratos sazonais com corporações de bombeiros de todo o país para ter mais ambulâncias disponíveis.

Os acordos sazonais para Postos de Emergência Médica (PEM) foram criados para reforçar o socorro em zonas onde a população aumenta em determinados períodos do ano. No entanto, estes acordos estão a ser cada vez mais usados para cobrir a inoperacionalidade das ambulâncias do INEM, frequentemente paradas por avarias e falta de técnicos.

Segundo a edição desta segunda-feira do Jornal de Notícias, só durante o último verão, o INEM celebrou 38 contratos com corporações de bombeiros de todo o país.

A mesma fonte revelou que oito dos 38 protocolos foram celebrados no norte, sete no centro, 12 em Lisboa e 11 no Algarve. A maioria (35) esteve em funcionamento entre abril e final de setembro e já foram desativados os 38.

Segundo dados do INEM citados pelo diário, nos meses de junho, agosto e setembro, a taxa de inoperacionalidade das Ambulâncias de Emergência Médica (AEM) foi de 11,5%.  As paragens devem-se a questões médicas e falta de pessoal, situação que se agrava durante os períodos de férias.

“Graças à diminuição dos TEPH (Técnicos de Emergência pré-hospitalar) em férias”, é expectável que a inoperabilidade das ambulâncias baixe para 10% em outubro, adiantou fonte do INEM ao JN.

No ano passado, 64% do serviço de emergência pré-hospitalar foi suprido por bombeiros que mantinham um acordo temporário com o INEM.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.