Fundada em 2017, a empresa Skyrora procura entrar na indústria dos voos comerciais espaciais e está a realizar testes de lançamento com um motor impresso em 3D.
A empresa escocesa Skyrora está a fazer uma série de testes em preparação do seu primeiro lançamento orbital.
A empresa de Edimburgo, fundada em 2017, recorreu a motores impressos em 3D para impulsionar o foguetão que, se tudo correr bem, irá realizar futuras excursões espaciais.
“Começámos oficialmente testes para qualificar o design do nosso motor de 70 kN para uso comercial”, lê-se em publicação da Skyrora na rede social Twitter.
We’ve officially commenced tests to qualify the updated design of our 70 kN engine for commercial use on #SkyroraXL! 🚀
Produced via our #Skyprint2 printer, the new model can be now be manufactured 50% faster at a cost reduction.
Learn more: https://t.co/YlU97QaRNb pic.twitter.com/ngEoOmi6UC
— Skyrora (@Skyrora_Ltd) June 19, 2023
O novo modelo, produzido através da impressora da própria empresa, SkyPrint 2, tem uma potência a rondar os 70 quilonewtons (kN) e pode ser fabricado “50% mais rápido e com redução de custos”.
Nos testes, que estão a ser conduzidos em Midlothian, na Escócia, o motor opera durante 250 segundos — a duração necessária, de acordo com a Interesting Engineering, para lançar um foguetão para a órbita.
No novo design, a Skyrora incluiu uma nova e melhorada versão de câmara de arrefecimento de motor, que pode aumentar significativamente a sua resistência.
O novo motor funciona com uma mistura de propelente de peróxido de hidrogénio e petróleo iluminante.
De acordo com comunicado de imprensa, estes testes vão ajudar a empresa a fazer os retoques finais antes do lançamento da missão final.
Depois de receber a licença da Autoridade de Aviação Civil, solicitada em 2022, a Skyrora pretende realizar lançamentos orbitais da Base de Lançamento Espacial SaxaVord, nas Ilhas Shetland, na Escócia.
Significará este projeto a entrada de um novo elemento na corrida espacial?
Além da forte presença da SpaceX de Elon Musk, na indústria espacial, as empresas de dois barões do espaço — Jeff Bezos e Richard Branson — têm dominado os voos comerciais naquela que é a “space race” contemporânea.
A Virgin Galactic, empresa de turismo espacial de Richard Branson, irá lançar este mês os muito aguardados voos comerciais espaciais, planeados para os dias compreendidos entre 27 e 30 de junho, segundo a Al Jazeera.