Indústrias criativas são “fator de aceleração e crescimento” económico no país

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que Portugal tem condições para atrair talento.

“Nos últimos anos conseguiu captar 152 projetos para Portugal, com o investimento de 124 milhões de euros, que financiámos, através do fundo de turismo e cinema, em cerca de 38 milhões de euros”, disse o governante, recordando o apoio à produção cinematográfica, lançado há alguns anos.

Segundo Pedro Siza Vieira, o programa tem permitido ocupar atores, pessoas da produção em um conjunto de produções internacionais.

“Uma economia mais criativa, uma economia mais assente no conhecimento, uma economia mais assente na criatividade, pode gerar mais diferenciação internacional e mais capacidade de criar prosperidade à nossa população”, sustentou.

Pedro Siza Vieira lembrou ainda que o Programa Garantir Cultura já apoiou cerca de 600 projetos em várias áreas, com 30 milhões de euros já pagos a produtores culturais, salas de espetáculos e que permitiu no arranque da atividade económica que as produções continuassem a trabalhar.

Também presente na sessão de abertura do “Trojan Horse was a Unicorn”, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, lembrou que o setor do entretenimento digital é um dos mais capazes de gerar emprego.

“[…] É um setor com um enorme impacto positivo, no setor artístico e cultural, em todas a suas dimensões, da música ao audiovisual, da ilustração, da animação… E um setor que gera muitas oportunidades trabalho”, indicou.

Graça Fonseca sustentou que atualmente Portugal tem um “conjunto de alavancas financeiras” capazes de fortalecer o setor e projetar o país a nível internacional através do “Trojan Horse was a Unicorn”, que se realizou nas duas edições em La Valletta, Malta.

O evento principal do “Trojan Horse was a Unicorn” tem como propósito a captação de talentos e recrutamento para várias empresas associadas a este setor, como, por exemplo, a Walt Disney Animation Studios, a Lego, a Netflix ou até a Sony, segundo o fundador da iniciativa, André Luís, em comunicado enviado à Lusa.

As edições anteriores tiveram a presença dos responsáveis pela produção de filmes de animação como “Spider-Man: Into the Spider-Verse”, vencedor do Óscar de Melhor Filme de Animação em 2019.

O projeto fundado em Portugal em 2013, e que decorreu até 2017, visa “ajudar a impulsionar a indústria do entretenimento digital” através de um “conjunto de eventos e iniciativas focadas no talento criativo e nos grandes investidores”, referiu.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O secretário-geral do Partido Socialista (PS), António Costa

"Espírito anti-Costa" no Porto. Feridas das autárquicas não saram, mas Barbosa Ribeiro sai revitalizado

O processo autárquico no Porto foi atribulado, mas o pós-eleições não tem sido mais sereno. António Costa e Manuel Pizarro foram duramente criticados, enquanto Tiago Barbosa Ribeiro recebeu vários elogios. Na primeira reunião da concelhia do …

"É inconstitucional". Englobamento fiscal obrigatório encolhe alguns rendimentos líquidos

O englobamento fiscal obrigatório para contribuintes no último escalão do IRS leva a que tenham um rendimento líquido menor do que outros contribuintes com um rendimento bruto mais baixo. O Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) …

Os ataques de asma costumam ser mais fortes à noite. Agora, já sabemos porquê

Um novo estudo veio confirmar finalmente aquilo que já há muito se sabia e a resposta está no relógio interno do nosso corpo. Num ataque de asma, as vias respiratórias nos pulmões começam a fechar, o …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rio pede adiamento das diretas no PSD. Quer estar em condições de combater "taco a taco" com o PS

O Conselho Nacional do PSD reúne-se esta quinta-feira, com a marcação das diretas e do Congresso na agenda. Rui Rio fez um pedido de última hora para que só aconteça depois da votação do …

Governo aponta para salário mínimo nacional de 700 euros

Ministro das Finanças e ministra de Estado e da Presidência anteviram aumento semelhante ao dos últimos dois anos, abrindo ainda caminho à possibilidade de o valor aumentar durante as negociações com sindicatos e patrões. Em linha …

Rui Moreira na apresentação da sua recandidatura à Câmara Municipal do Porto

Rui Moreira e PSD apertam as mãos. Há acordo de estabilidade e governação

O movimento independente de Rui Moreira e o PSD chegaram a um acordo que vai garantir a aprovação do próximo orçamento da Câmara Municipal do Porto e a governabilidade da cidade. O movimento do independente Rui …

Prego num bloco de madeira

Bactéria que come metal pode "devorar" um prego em três dias

Esta bactéria, que já foi capaz de comer um prego em apenas três dias, pode vir a ser uma ajuda na limpeza dos resíduos da indústria de mineração. A cientista chilena Nadac Reales começou a trabalhar …

Afinal, o núcleo interno da Terra não é tão sólido quanto se pensava

O núcleo da Terra é extremamente importante, mas pouco se sabe sobre a sua história ou formação. Agora, um grupo de cientistas sugere que, afinal, não é tão sólido quanto se pensava. A nova investigação sustenta …

Sinais de rádio de estrelas distantes sugerem a presença de planetas ocultos

Cientistas descobriram estrelas a lançar ondas de rádio de forma inesperada, o que possivelmente indica a existência de planetas ocultos. A equipa de investigadores tem procurado planetas através da rede de radiotelescópios mais poderosa do mundo, …

Cerca de metade dos recuperados apresentam sintomas de "covid longa"

Cerca de metade dos mais de 236 milhões de pessoas que foram infetadas em todo o mundo pelo coronavírus SARS-CoV-2 apresentarão sintomas persistentes pós-covid seis meses depois a infeção, sugere um estudo divulgado esta quarta-feira. Segundo …