//

Indonésia planeia construir santuário de Fátima em Larantuca

jbeaulieu / Flickr

Larantuca, na ilha de Flores, na Indonésia

Larantuca, na ilha de Flores Oriental, na Indonésia

A diocese e a regência de Larantuca, na ilha indonésia das Flores, planeiam construir em 2014 um santuário que sirva de local de peregrinação e que faça de Larantuca uma “cidade de Maria”, tal como a localidade portuguesa de Fátima, afirmou à Lusa o bispo local.

Inspirado no acordo de geminação de cidades assinado em 2011 entre Larantuca e Ourém, D. Franciscus Kopong Kung espera que as duas localidades sejam conhecidas pelo elemento que as une, Maria.

O bispo da capital da regência de Flores Oriental quer que Larantuca se torne no centro da Igreja Católica “não apenas na Ásia, mas também à volta, porque”, frisa, “para além de Fátima, temos Larantuca como um dos locais de peregrinação do mundo “.

A “pequena capela”, que o responsável da diocese de Larantuca assegura ser possível concluir “em apenas um ano”, terá cerca de 100 lugares, mas, à semelhança da Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, terá uma área aberta circundante capaz de acolher “mais de mil” pessoas.

Frisando que o foco não está somente no turismo, mas sobretudo na fé, D. Franciscus Kopong Kung deseja que a capela se torne num local de peregrinação durante todo o ano e “não apenas na Semana Santa”, altura em que a cidade atrai milhares de turistas.

O santuário ficará localizado na montanha, alcançável andando 15 minutos desde o centro da cidade, terá missas e confissões regulares e ao lado será construído um convento, segundo o sacerdote.

A capela não irá acolher a imagem de Maria oferecida em 2011 pelo bispo de Fátima e que se encontra na catedral de Larantuca devido ao tamanho, daí que o presbítero pretenda solicitar uma imagem maior a Portugal.

O regente das Flores Oriental, Joseph Lagadoni Herin, destaca que a construção da “capela de Fátima em Larantuca” insere-se no acordo com Ourém, por isso espera convidar o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, para o lançamento da primeira pedra.

No âmbito do acordo com Ourém, uma delegação de Flores Oriental deslocou-se a Portugal em 2012, altura em que dois investidores que acompanharam a comitiva mostraram interesse em aprender a “desenvolver ‘souvenirs’ feitos à mão relacionados com a religião” e ainda em aprender a fazer azeite, acrescenta.

“Nós temos uma relação emocional com Portugal. A herança aqui é de Portugal. Já fizemos uma cooperação para as cidades geminadas (…) Espero que possamos ajudar-nos mutuamente para desenvolver os nossos países, especialmente entre Ourém/Fátima e Larantuca”, realça Joseph Lagadoni Herin.

O acordo de geminação prevê, para além de cooperação no turismo religioso e na economia, a promoção de intercâmbios na área da educação, com oferta de bolsas de estudo, e de pesquisas conjuntas sobre a cultura e a história que une as duas regiões.

Na capital da regência de Flores Oriental existem 254.958 católicos, o que corresponde a cerca de 85% da população, segundo o bispo, que partilha o nome com o Papa e que gostaria de ver o responsável máximo da Igreja Católica na sua diocese.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.