Indonésia planeia construir santuário de Fátima em Larantuca

jbeaulieu / Flickr

Larantuca, na ilha de Flores, na Indonésia

Larantuca, na ilha de Flores Oriental, na Indonésia

A diocese e a regência de Larantuca, na ilha indonésia das Flores, planeiam construir em 2014 um santuário que sirva de local de peregrinação e que faça de Larantuca uma “cidade de Maria”, tal como a localidade portuguesa de Fátima, afirmou à Lusa o bispo local.

Inspirado no acordo de geminação de cidades assinado em 2011 entre Larantuca e Ourém, D. Franciscus Kopong Kung espera que as duas localidades sejam conhecidas pelo elemento que as une, Maria.

O bispo da capital da regência de Flores Oriental quer que Larantuca se torne no centro da Igreja Católica “não apenas na Ásia, mas também à volta, porque”, frisa, “para além de Fátima, temos Larantuca como um dos locais de peregrinação do mundo “.

A “pequena capela”, que o responsável da diocese de Larantuca assegura ser possível concluir “em apenas um ano”, terá cerca de 100 lugares, mas, à semelhança da Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, terá uma área aberta circundante capaz de acolher “mais de mil” pessoas.

Frisando que o foco não está somente no turismo, mas sobretudo na fé, D. Franciscus Kopong Kung deseja que a capela se torne num local de peregrinação durante todo o ano e “não apenas na Semana Santa”, altura em que a cidade atrai milhares de turistas.

O santuário ficará localizado na montanha, alcançável andando 15 minutos desde o centro da cidade, terá missas e confissões regulares e ao lado será construído um convento, segundo o sacerdote.

A capela não irá acolher a imagem de Maria oferecida em 2011 pelo bispo de Fátima e que se encontra na catedral de Larantuca devido ao tamanho, daí que o presbítero pretenda solicitar uma imagem maior a Portugal.

O regente das Flores Oriental, Joseph Lagadoni Herin, destaca que a construção da “capela de Fátima em Larantuca” insere-se no acordo com Ourém, por isso espera convidar o presidente da Câmara Municipal de Ourém, Paulo Fonseca, para o lançamento da primeira pedra.

No âmbito do acordo com Ourém, uma delegação de Flores Oriental deslocou-se a Portugal em 2012, altura em que dois investidores que acompanharam a comitiva mostraram interesse em aprender a “desenvolver ‘souvenirs’ feitos à mão relacionados com a religião” e ainda em aprender a fazer azeite, acrescenta.

“Nós temos uma relação emocional com Portugal. A herança aqui é de Portugal. Já fizemos uma cooperação para as cidades geminadas (…) Espero que possamos ajudar-nos mutuamente para desenvolver os nossos países, especialmente entre Ourém/Fátima e Larantuca”, realça Joseph Lagadoni Herin.

O acordo de geminação prevê, para além de cooperação no turismo religioso e na economia, a promoção de intercâmbios na área da educação, com oferta de bolsas de estudo, e de pesquisas conjuntas sobre a cultura e a história que une as duas regiões.

Na capital da regência de Flores Oriental existem 254.958 católicos, o que corresponde a cerca de 85% da população, segundo o bispo, que partilha o nome com o Papa e que gostaria de ver o responsável máximo da Igreja Católica na sua diocese.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vai ser possível ver auroras boreais a partir de um balão de ar quente

A agência Off The Map Travel vai lançar em dezembro de 2020 o primeiro balão de ar quente. O objetivo é levá-lo a ver auroras boreais do céu. As auroras boreais são já um verdadeiro espetáculo …

Nova tecnologia militar aquece as mãos em temperaturas negativas sem luvas

Cientistas do exército norte-americano criaram uma tecnologia capaz de aquecer as mãos dos soldados em baixas temperaturas sem serem necessárias luvas. Se completar uma tarefa do dia-a-dia com luvas pode revelar-se complicado, imagine-se tentar recarregar uma …

Os animais começaram a fazer sons para poderem conversar no escuro

O reino animal está cheio de diferentes vocalizações. A produção sonora apareceu há entre 100 milhões e 200 milhões de anos e a sua origem está fortemente ligada à vida no escuro. Os vertebrados são animais …

O novo líder do CDS reclama uma nova direita (e quer um partido "sexy")

Francisco Rodrigues dos Santos sagrou-se este domingo o 10º presidente do CDS, reclamando no seu discurso de vitória a herança de todos os seus antecessores, desde o fundador, Freitas do Amaral, a Assunção Cristas. O tom …

Paços 0 - 2 Benfica | “Águia” não vacila e passa pressão

O Benfica foi a Paços de Ferreira vencer por 2-0, colocando pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que na próxima terça-feira recebe o Gil Vicente. A formação “encarnada” foi superior na maioria dos principais momentos …

Governo reabre processo para corrigir mapa das freguesias

O Governo reabriu o processo para a correção ao mapa de freguesias, num compromisso com as associações de municípios e de freguesias, anunciou o secretário de Estado da Descentralização e Administração Local, Jorge Botelho. “Iremos retomar …

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …