Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

Ross Setford / EPA

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos (EUA) por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram esta segunda-feira fontes oficiais.

O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono Hadi, adiantou que o carregamento, que chegou em março ao porto de Tanjung Perak, na cidade de Surabaya, e deveria conter papel, tinha também pacotes de alimentos, roupa, sapatos, fraldas e madeira, entre outros resíduos, avançou o Jornal de Notícias.

Djati Witjaksono Hadi disse que as autoridades alfandegárias devolveram o lixo na sexta-feira, sublinhando que este veio de uma empresa canadiana, embora o porto de origem da mercadoria seja Seattle, nos Estados Unidos.

“A Indonésia está comprometida em manter o território nacional livre de encargos desnecessários que afetem nossa capacidade de preservar o meio ambiente, como a chegada de lixo indesejado ou resíduos de outros países”, acrescentou o ministério numa nota informativa.

Desde que a China proibiu a importação de resíduos plásticos não recicláveis em 2018, os contentores vão em grande parte para países do sudeste asiático como a Malásia, Filipinas e Indonésia.

Em 29 de abril, a Malásia devolveu cinco contentores de plástico poluente a Espanha.

O arquipélago indonésio tem mais de 17 mil ilhas, uma população de mais de 265 milhões de habitantes e é um dos países com maior poluição de plásticos nos oceanos.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bem, querer ensinar os EUA, é menospresar suas capacidades que o vem classifica-lo como país do primeiro mundo! Si bem que não custa deixar uma opinião né…Estando sob meu comando eu o enviaria de volta com aviso bem grande ” Caros cidadões tendo os conteneres resídios não declarados, envi-os de volta para limpa-los OU…enfiar, digo enviar documentos comprovando a não periculosidade da matéria. É isso aí!..

RESPONDER

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …