Indonésia devolve aos EUA cinco contentores com resíduos não declarados

Ross Setford / EPA

A Indonésia devolveu cinco contentores de lixo aos Estados Unidos (EUA) por terem sido encontrados resíduos não declarados no seu interior, informaram esta segunda-feira fontes oficiais.

O porta-voz do ministério do Meio Ambiente indonésio, Djati Witjaksono Hadi, adiantou que o carregamento, que chegou em março ao porto de Tanjung Perak, na cidade de Surabaya, e deveria conter papel, tinha também pacotes de alimentos, roupa, sapatos, fraldas e madeira, entre outros resíduos, avançou o Jornal de Notícias.

Djati Witjaksono Hadi disse que as autoridades alfandegárias devolveram o lixo na sexta-feira, sublinhando que este veio de uma empresa canadiana, embora o porto de origem da mercadoria seja Seattle, nos Estados Unidos.

“A Indonésia está comprometida em manter o território nacional livre de encargos desnecessários que afetem nossa capacidade de preservar o meio ambiente, como a chegada de lixo indesejado ou resíduos de outros países”, acrescentou o ministério numa nota informativa.

Desde que a China proibiu a importação de resíduos plásticos não recicláveis em 2018, os contentores vão em grande parte para países do sudeste asiático como a Malásia, Filipinas e Indonésia.

Em 29 de abril, a Malásia devolveu cinco contentores de plástico poluente a Espanha.

O arquipélago indonésio tem mais de 17 mil ilhas, uma população de mais de 265 milhões de habitantes e é um dos países com maior poluição de plásticos nos oceanos.

TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Bem, querer ensinar os EUA, é menospresar suas capacidades que o vem classifica-lo como país do primeiro mundo! Si bem que não custa deixar uma opinião né…Estando sob meu comando eu o enviaria de volta com aviso bem grande ” Caros cidadões tendo os conteneres resídios não declarados, envi-os de volta para limpa-los OU…enfiar, digo enviar documentos comprovando a não periculosidade da matéria. É isso aí!..

RESPONDER

Esta empresa está a produzir "carne" feita de ar

Enquanto várias startups estão a vender "carne" feita de plantas, a Air Protein, uma empresa sediada na Califórnia, nos Estados Unidos, está a criar carne feita de ar. A ideia não é nova, uma vez que …

Autoridade da Concorrência faz buscas em cinco empresas de vigilância privada

A Autoridade da Concorrência (AdC) anunciou, esta segunda-feira, que realizou diligências de busca e apreensão em cinco empresas do setor da vigilância privada, no distrito de Lisboa, "por suspeitas de práticas anticoncorrenciais lesivas do normal …

"Breaking Bad" da vida real. Dois professores de Química acusados de produzir metanfetamina

Dois professores universitários de Química do estado do Arkansas, nos Estados Unidos, foram detidos no domingo por suspeitas de produzirem metanfetaminas. O caso tem atraído atenção mediática por se parecer inspirar no enredo da série …

TAP regista prejuízos de 111 milhões de euros até setembro

A TAP registou, nos primeiros nove meses deste ano, prejuízos acumulados de 111 milhões de euros que atribui a "variações cambiais sem impacto na tesouraria". "A TAP S.A. apurou um prejuízo acumulado, nos primeiros nove meses …

Coreia do Norte não está interessada em mais cimeiras com os EUA

A Coreia do Norte advertiu, esta segunda-feira, que "não está interessada" em mais cimeiras com os Estados Unidos, se Washington persistir na recusa em fazer concessões. A Coreia do Norte deu a Washington até ao final …

Refugiado detido que escreveu um livro pelo Whatsapp conquista a liberdade

O jornalista e escritor curdo-iraniano Behrouz Boochani, que estava detido há seis anos num centro de imigrantes na Austrália, conquistou a liberdade. Boochani escreveu, através de mensagens da rede social Whatsapp, o livro “No Friend But …

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …