Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a declarar o estado de Caxemira como uma zona livre de armas não lhes agradaram.
Injustice: Gods Among Us tem lugar num mundo mergulhado no caos e a missão do Super-Homem é salvá-lo. Antes de o filme ter sido lançado, foi divulgada uma cópia no início deste mês.
Partes do filme que mostram o Super-Homem e a Mulher-Maravilha a pôr fim a uma série de conflitos em várias regiões do mundo tornaram-se virais nas redes sociais, mas não agradaram a toda a gente.
Segundo a Vice, os dois super-heróis fictícios lutam contra as forças militares indianas e, quando destroem todo o seu equipamento, há uma voz que diz: “Na disputada Caxemira, o Super-Homem e a Mulher-Maravilha destruíram cada peça de equipamento militar, declarando-a uma zona livre de armas”.
In the @DCComics new film “Injustice”, Superman declares Kashmir a disputed region. Superman and Wonder Woman are seen destroying the weapons to demilitarise the region. Who’s funding such propaganda films? Is it a CIA+ISI JV post Taliban? Govt of India should fix this. pic.twitter.com/lgAXtUGQEm
— Sudhir Chaudhary (@sudhirchaudhary) October 21, 2021
Varun Puri, membro do Conselho Indiano para as Relações Culturais, apelou à DC Comics que apague a cena. “Os ocidentais estão agora a utilizar filmes de animação para difundir a propaganda anti-Índia. Estas acrobacias baratas não vão funcionar. Caxemira é a nossa parte integrante e não vamos tolerar estas tentativas ofensivas de nos malignizar”.
Westerners are now using animated movies to propagate the Anti India propaganda. These cheap stunts won’t work.
Kashmir is our integral part & we won’t tolerate these offending attempts to malign us. @DCComics Delete disputed scenes! #AntiIndiaSuperman @sudhirchaudhary
— Varun Puri (@varunpuri1984) October 20, 2021
A Vice escreve que a hashtag #AntiIndiaSuperman esteve nas tendências do Twitter durante algumas horas, com aproximadamente 47.000 publicações, depois de um canal local ter noticiado o assunto.
Esta não é a primeira vez que os fãs indianos ficam indignados com um filme de Hollywood. Em 2018, o Conselho Central de Certificação de Filmes da Índia cortou referências a Caxemira no filme Mission Impossible: Fallout.