Indiano morre depois de ser sugado por máquina de ressonância magnética

2

Um paciente foi sugado por uma máquina de ressonância magnética num hospital de Bombaim, na Índia. Na sequência da morte, foram detidas duas pessoas por negligência médica grosseira.

Um indiano de 32 anos morreu este sábado depois de ter sido sugado por uma máquina de ressonância magnética, aparentemente porque transportava uma botija de oxigénio de metal. Rajesh Maru foi sugado pela força magnética da máquina, tendo ficado com a mão presa. A botija sofreu danos, tendo tido uma fuga de oxigénio.

Segundo o Independent, a equipa hospitalar reagiu rapidamente e tentou tirar Maru, que foi rapidamente assistido. No entanto, o indiano acabou por falecer em dez minutos, tendo a autópsia indicado que morreu devido a um colapso dos pulmões.

Familiares de Rajesh Maru acusam o hospital de negligência e, avança o JN, afirmam que foi um dos assistentes operacionais do hospital que pediu ao indiano para transportar a botija de oxigénio. A família alega que um outro profissional de saúde terá confirmado que a máquina estava desligada e que não havia perigo.

“Quando lhe dissemos que as botijas não são permitidas no interior destas salas, ele disse que não havia problema e que a máquina estava desligada”, contou Harish Solanki, familiar da vítima.

Um médico forense afirmou que o jovem morreu devido a quantidade excessiva de oxigénio. A família vai receber uma indemnização de 6630 euros. Um médico e um assistente operacional foram detidos pelas autoridades, acusados de negligência grosseira.

ZAP //

2 Comments

  1. Um espectrómetro de RM NUNCA tem o magnete “desligado” mesmo se a máquina estiver desligada!!! O magneto (totalmente independente da corrente eléctrica) só não tem campo magnético quando entra (ou sofreu) o que se chama um “quench”, quer dizer, a perca total dos liquidos criogénicos (neste caso, para humanos, normalmente só hélio líquido). Em hospitais dignos desse nome, até fazem assinar ao paciente uma declaração em que está mencionado que não tem próteses ou outros componentes metálicos no seu corpo (apesar desses componentes serem normalmente “não magnéticos”) ora que uma garrafa de oxigénio é de ferro, evidentemente, MAGNÉTICO. É um erro absolutamente grosseiro. Aliás deve ter sido impossível remover do equipamento a tal garrafa sem provocar o tal “quench” do magneto! Que as pessoas não tenham medo deste exame absolutamente inócuo (contrariamente ao exames que implicam raios-x, como os TAC’s por exemplo, sobretudo ao nível da cabeça) pois é um exame que se faz milhares de vezes por ano em qualquer país civilizado e que dá resultados (imagens) imprescindíveis para certos diagnósticos. Incrível!!!! Inimaginável o que aconteceu nesse “hospital” na Índia!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.