Índia proíbe crianças de carregar mochilas escolares pesadas (e trabalhos de casa também)

Na Índia, o peso das mochilas tem agora um limite consoante a idade dos alunos. Além disso, os professores das crianças mais pequenas não lhes poderão marcar trabalhos de casa.

A Índia está preocupada com o aumento do número de casos de crianças com problemas na coluna vertebral, e para remediar a situação, resolveu disciplinar o que considera abusos, impondo novas regras às escolas.

De acordo com os media locais, o Governo indiano determinou algumas restrições no que toca ao peso das mochilas escolares com base na idade das crianças, depois de alguns estudos terem mostrado que o peso pode afetar prejudicialmente a coluna vertebral que, nestas idades, está ainda em desenvolvimento.

Além disso, no caso das crianças mais novas, Nova Delí instruiu os professores a não marcarem trabalhos de casa, de modo a evitar que os manuais escolares tenham de ser transportados pelas mesmas.

A título de exemplo, no estado de Maharashtra, o peso das mochilas já não pode exceder 10% do peso corporal da criança, havendo escolas a optar pelo uso de quadros digitais e projetores para contornar a necessidades de carregar livros escolares para as aulas.

Na Índia, várias crianças que residem em grandes áreas rurais são obrigadas a caminhar longas distâncias todos os dias para irem para a escola, carregando as suas mochilas escolares. Muitas têm, inclusivamente, de atravessar rios com os livros na cabeça.

Portugal também está atento à questão. No ano passado, mais de 17 mil pessoas assinaram uma petição contra o peso excessivo das mochilas escolares. O objetivo era fazer com que esta questão chegasse ao Parlamento.

Esta petição surgiu mais de uma década depois de um estudo da DECO ter concluído que mais de metade dos alunos dos 5.º e 6.º anos transportam peso a mais nas suas mochilas.

“Passaram 13 anos desde este estudo. 13 anos em que nada mudou. 13 anos em que a realidade continua igual ou pior. 13 anos em que o peso excessivo continuou, com implicações na saúde das crianças”, lê-se na página da petição.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …

Serviço de streaming Disney+ chega a Portugal no verão

O serviço de streaming da Disney chega à Europa a 24 de março. Reino Unido, Irlanda, França, Alemanha, Itália, Espanha, Áustria e Suíça serão os primeiros países a receber o Disney+. Em Portugal, a plataforma …

Tal como os cães, lobos bebés também brincam ao "busca" (e surpreendem os cientistas)

Brincar ao "busca" com o seu cão não é tão fácil como parece. É uma habilidade tão avançada que muitos cientistas acreditam que só terá aparecido após milhares de anos de domesticação. No entanto, isto pode …

Corpo de Paulo Gonçalves chega a Portugal na quinta-feira

O corpo do piloto português chega a Portugal, esta quinta-feira, ao final da manhã, disse à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado das Comunidades. O corpo de Paulo Gonçalves, que morreu na sequência de queda na sétima …

Braga 2-1 Sporting | Minhotos domam "leão" e garantem final

O Sporting de Braga está na final da Allianz Cup. A formação minhota, anfitriã da “final four”, bateu o Sporting – ainda detentor do título – na primeira das meias-finais, por 2-1, num jogo bem …