Índia proíbe crianças de carregar mochilas escolares pesadas (e trabalhos de casa também)

Na Índia, o peso das mochilas tem agora um limite consoante a idade dos alunos. Além disso, os professores das crianças mais pequenas não lhes poderão marcar trabalhos de casa.

A Índia está preocupada com o aumento do número de casos de crianças com problemas na coluna vertebral, e para remediar a situação, resolveu disciplinar o que considera abusos, impondo novas regras às escolas.

De acordo com os media locais, o Governo indiano determinou algumas restrições no que toca ao peso das mochilas escolares com base na idade das crianças, depois de alguns estudos terem mostrado que o peso pode afetar prejudicialmente a coluna vertebral que, nestas idades, está ainda em desenvolvimento.

Além disso, no caso das crianças mais novas, Nova Delí instruiu os professores a não marcarem trabalhos de casa, de modo a evitar que os manuais escolares tenham de ser transportados pelas mesmas.

A título de exemplo, no estado de Maharashtra, o peso das mochilas já não pode exceder 10% do peso corporal da criança, havendo escolas a optar pelo uso de quadros digitais e projetores para contornar a necessidades de carregar livros escolares para as aulas.

Na Índia, várias crianças que residem em grandes áreas rurais são obrigadas a caminhar longas distâncias todos os dias para irem para a escola, carregando as suas mochilas escolares. Muitas têm, inclusivamente, de atravessar rios com os livros na cabeça.

Portugal também está atento à questão. No ano passado, mais de 17 mil pessoas assinaram uma petição contra o peso excessivo das mochilas escolares. O objetivo era fazer com que esta questão chegasse ao Parlamento.

Esta petição surgiu mais de uma década depois de um estudo da DECO ter concluído que mais de metade dos alunos dos 5.º e 6.º anos transportam peso a mais nas suas mochilas.

“Passaram 13 anos desde este estudo. 13 anos em que nada mudou. 13 anos em que a realidade continua igual ou pior. 13 anos em que o peso excessivo continuou, com implicações na saúde das crianças”, lê-se na página da petição.

ZAP // RT

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …

"Em segundo plano". OM alerta para falta de resposta para doentes prioritários não covid-19

A Ordem dos Médicos (OM) alertou esta quinta-feira para a falta de resposta aos doentes prioritários não covid-19, que diz estarem a ser relegados para segundo plano, em áreas que “não podem esperar” como a …

Lagarde contraria Draghi. Perdão de dívida às empresas é “impensável”

A presidente do Banco Central Europeu considera "impensável" conceder um perdão de dívida generalizado das dívidas contraídas pelas empresas, ao contrário do que sugeriu o antigo presidente do BCE, Mario Draghi. “Parece-me totalmente impensável. Não é …

No Norte, espera-se duas semanas para fazer testes à covid-19

Na Área Metropolitana do Porto, muitos esperam duas semanas para realizar o teste à covid-19, denunciam vários autarcas. Em causa está a falta de material e equipamentos. Mais de metade dos casos confirmados de covid-19 em …

António Costa adia decisão sobre reabertura das escolas para o fim do mês

O Governo anuncia, esta quinta-feira, a decisão em relação às atividades letivas no terceiro período, depois de ter ouvido durante dois dias especialistas, representantes da comunidade escolar, partidos, sindicatos e os órgãos consultivos do Ministério …

Sánchez insta a oposição a seguir o exemplo de Portugal (e exige solidariedade europeia sem fissuras)

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, pediu esta quinta-feira à oposição de direita para seguir o exemplo de Portugal, onde o presidente do PSD, Rui Rio, fez um “discurso emotivo” a desejar “boa sorte” e a oferecer …

Clube alemão vendeu 100 mil bilhetes para um jogo contra um "adversário invisível"

O Lokomotive Leipzig, da quarta divisão alemã, vendeu mais de 100 mil bilhetes virtuais a um euro cada para um jogo contra um "adversário invisível", a realizar no próximo dia 8 de Maio. A venda de …

Rui Pinto aceita revelar passwords dos discos encriptados que lhe foram apreendidos

Uma das condições para Rui Pinto ser colocado em prisão domiciliária terá passado pela sua colaboração com as autoridades. O hacker português vai revelar as passwords dos discos rígidos encriptados que lhe foram apreendidos. Rui Pinto, …